Principais cidades Toscanas

A Toscana é uma das metas mais procuradas da Itália, uma região que oferece um turismo a 360 graus: arte, arquitetura e cultura nas cidades de Florença, Siena e Pisa, gastronomia e vinho nas regiões do Chianti, Montalcino, Montepulciano e Bolgheri, além de muita beleza natural! O Viva Toscana desde 2010 escreve sobre esta maravilhosa região. Para saber mais sobre cada assunto, clique nos links abaixo.

val-dorcia-19

 

A Itália é dividida em 20 Regiões (correspondem aos nossos Estados) e cada Região tem a sua capital. A Região da Toscana está no centro da Itália e tem como capital Florença.

 

Mapa das Regiões da Itália

Uma segunda divisão territorial são as Províncias que abrangem diversas cidades. A Toscana é dividida em 10 Províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara. Não confundir a província Florença com a cidade Florença!

Mapa das províncias da Região Toscana

Agora que entendemos a organização geográfica italiana, vamos às principais cidades da Toscana:

Capital da Região Toscana, Florença é chamada de “o berço do Renascimento”, onde viveram as mais brilhantes mentes deste movimento: Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri, Raffaello, Brunelleschi, entre outros. Como não poderia ser diferente, a cidade respira arte e cultura. Os campeões de visita são a Galeria Uffizi (o museu mais importante e visitado da Itália), Galeria Accademia (onde está o original do David de Michelangelo), o Duomo Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo e Basílica de Santa Croce, mas Florença tem uma atração artística infinita!
Ponte Vecchio, Florença
Ponte Vecchio, Florença
Quem nunca ouviu falar da Torre de Pisa, um dos símbolos da Itália? O que talvez você não saiba é que a famosa Torre fica em uma praça chamada Piazza dei Miracoli que abrange um complexo de três construções religiosas: a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério, a Torre, que nada mais é do que o campanário. Além destes edifícios, tem o Campossanto, o cemitério monumental, e o Museu.
Piazza dei Miracoli, Pisa
Piazza dei Miracoli, Pisa

Siena

Cidade sobre uma colina que ainda preserva os muros medievais ao redor do centro histórico. Uma delícia passear pela ruas do comércio de Siena! O grande evento da cidade é o Palio de Siena, uma corrida de cavalos na praça principal que acontece duas vezes ao ano. As principais atrações são a Piazza del Campo (onde ocorre o Palio), Palazzo Pubblico e Museo Civico, Duomo de Siena.
duomo-siena
Duomo di Siena
Conhecida por ser a “cidade das 100 igrejas”, preserva a maior cinta murária renascentista do mundo com seus 4,2 Km de extensão! Principais atrações: Catedral de San Martino, Igreja de San Michele, Torre Ginigi e seu jardim suspenso, Palazzo Ducale, Torre delle Ore e Piazza dell’Anfiteatro

 

duomo-lucca
Duomo di Lucca
 
Conhecida como “A cidade das torres” ou ainda “a Manhatan Italiana” devido às suas 14 torres que resistiram aos séculos. De longe se vê no topo da colina a cidade murada e as torres que saltam dela. Cidade produtora do vinho branco Vernaccia e do zafferano (açafrão). Linda cidade que lhe oferece paisagens maravilhosas, boa gastronomia e artesanato típico!
san-gimignano
Piazza della Cisterna, San Gimignano

Arezzo

A cidade é famosa pelas inúmeras lojas de antiquariado. No primeiro fim de semana do mês a praça principal é ocupada pela Fiera Antiquaria que existe desde 1968. Aqui nasceram nomes famosos como Michelangelo, Francesco Petrarca, Piero della Francesca, Giorgio Vasari e o mais contemporâneo deles, Roberto Benigni. Aliás, na sua cidade foram gravadas algumas cenas da sua obra-prima “La Vita è Bella”.
Principais atrações: Anfiteatro Romano, Catedral dei Santi Pietro e Donato, Chiesa di San Francesco, Piazza Grande, Museu de Arte Medieval e Moderna.
piazza-grande
Piazza Grande, Arezzo

Volterra

A cidade já foi apresentada aqui no VivaToscana como “a cidade do alabastro“, um artesanato típico da região. Volterra é uma cidade medieval, cercada por muros do século XIII. Principais atrações: Palazzo e Piazza dei Priori, Catedral de Santa Maria, Fortezza Medicea.
Volterra
Volterra

Cortona

A cidade ficou conhecida após ser a locação do filme “Sob o Sol da Toscana”. Uma cidadezinha medieval encantadora, com suas construções em pedra e vielas estreitas. Principais atrações: Palazzo Comunale, Duomo di Santa Maria Assunta, Fortezza di Girifalco, Museo Diocesano, Eremo delle Celle e Tombas Etruscas.

palazzo-comunale-cortona
Palazzo Comunale de Cortona

 

Montepulciano e Montalcino

Duas cidades conhecidas pelos vinhos que produzem: Brunello e Rosso di Montalcino e o Nobile e Rosso di Montepulciano. As cidades oferecem inúmeras enotecas onde degustar e comprar garrafas de um dos melhores vinhos produzidos na Toscana.
la-rocca-di-montalcino
La Rocca di Montalcino
Montepulciano
Montepulciano
Conheça outras cidades da Toscana, leia também os artigos:

Deixe seu comentário

91 comentários

  1. Oi Babi,
    Adorei suas dicas! Mas quanto mais eu pesquiso, mais eu fico com dúvidas! Kkkkkkkk
    Estou programando uma viagem para a Italia em agosto, por 1 semana.
    Sairíamos da Austria para Veneza e passaríamos o dia, depois seguiríamos para Bologna (dormir). Na manhã seguinte, seguiríamos para Cinque Terre (1 noite). Na manhã seguinte, iríamos para a região de Firenze.
    Qual cidade "calma" você indica para fazermos de base? Chianti?!
    Qual seria o melhor roteiro para conhecer as cidades citadas aqui, em 4 dias?
    Quais vinícolas são indispensáveis?
    Me desculpe por tantas perguntas!
    Obrigada.

  2. Oi, Natália! Eu ficaria em Firenze como base para fazer passeios bate-e-volta. Considere que para conhecer o básico de Firenze, vc precisa de ao menos um dia. Nos demais 3 dias eu faria um dia Siena e San Gimignano, Pisa e Lucca, Cidades do Chianti. Te aconselho ir na Cantina Antinori Bargino. É necessário reservar on-line.
    Bjos e obrigada pela visita! 😉

  3. Olá Babi,

    tenho 08 dias para conhecer a região da Toscana. Será que posso ter como cidade base Florena?? Pra nao ter que ficar carregando malas?? Obrigada… E adorei as suas dicas..

  4. Oi, Leilane! Sim, aliás eu sempre recomendo ter como base Florença e fazer bate-e-volta para conhecer as cidades da Toscana! Só a região da val d'Orcia que fica um pouco mais longe e que eu aconselharia ficar em um hotel mais próximo por 2 dias… Abraços e boa viagem!

  5. Oi Babi! Vou para a Itália em Agosto e vou ficar no mínimo 30 dias. Precisarei ir a Treviso, mas quero conhecer todos os lugares possíveis. Alguma dica de apto para alugar por esse período? E locomoção? Melhor alugar carro ou usar trem? Obrigada!

  6. Oi Babi! Vou para a Itália em Agosto, e ficarei 30 dias. Vou tratar da minha cidadania e terei que ir a Treviso. Alguma dica de apartamento para alugar por um mês? E locomoção? pretendo conhecer u maior numero de cidades possível! Suas dicas serão importantes. Obrgada.

  7. Anônimocomentou

    Hoje, eu fiz um excelente passeio com a Babi por Firenze , que é uma guia excepcional e altamente preparada! Obrigada por tudo, bjs, Heloise Codo

  8. Oi, Heloise! Muito obrigada pelo seu depoimento aqui no blog! Te agradeço o carinho! 🙂 Bjos e espero revê-la em breve!

  9. Oi, Rose! Veja na sessão "vida na Itália" do blog o artigo sobre aluguel de casas. Para fazer o processo de cidadania daqui, vc precisa de um contrato de aluguel registrado. Procure ir para uma cidade pequena para ele andar mais rápido. As cidades que dá para conhecer de trem são: Firenze, Lucca, Pisa, Arezzo, Siena (esta última tem a estação longe do centro). Para conhecer as demais cidades, melhor meio de locomoção é o carro. Abraços e boa sorte com sua cidadania! 🙂

  10. Anônimocomentou

    BABI! boa-tarde achei ótimo seu comentário como encontra-la em firenze?

  11. Oi, Anônimo! Entre em contato clicando em "Contato" no menu da página! 😉

  12. Anônimocomentou

    É tranquilo viajar para itália sozinha? Só falo inglês básico e quero que minha primeira viagem ao exterior visitar a Itália. Estou montando o roteiro de 15 dias, lugares como Roma, Costa Amalfitana e Pompéia ( talvez Sorrento e Napóles tbm) são os lugares que desejo muito conhecer. Existe algum lugar que seria perigoso para mulheres viajantes que estejam sozinhas? Pretendo visitar em Setembro/2016 e o clima neste período é bom? Mônica

  13. Oi, Monica! É tranquilo sim viajar pela Itália sozinha. Em cidades grandes como Roma, Napoli e Milão você tem que estar mais atenta a roubos e por onde anda de noite, mas de modo geral, muito seguro. 🙂 O clima nesse período é muito bom! Nem tão frio, nem tão quente!

  14. Anônimocomentou

    Babi muito obrigada pelas dicas, andei lendo dos comentários. Logo chegarei a esse pais lindo de viver. Abraços sucesso.

  15. Parabéns pelo blog!! E se eu quiser fazer esse tour de carro? Qual a dica que vc. dá? De onde posso iniciar o tour? Estou em Curitiba…pensei em ir direto para Florença e alugo um carro ou vc. tem outra dica boa? Obrigada, abraço.

  16. LICOcomentou

    Oi Babi. Pretendo viajar entre outubro/Novembro para a Itália. Estaremos em 2 casais sessentões, idioma, só o português. Queremos fazer um tour de carro. Roma, Milão, Veneza, Napoli e outras cidades da Toscana. 20 dias é o nosso tempo. Precisamos de orientação, porque só temos a vontade, nenhuma roteiro organizado. Poderia nos ajudar?

  17. Oi, Lico!
    Entre os nossos serviços temos o "Roteiro Personalizado", feito pela Ana que possui mais de 8 anos de experiência no assunto! Veja no Menu > Serviços > Roteiro Personalizado e preencha o formulário de contato para ter mais informações! Abraços!

  18. Oi, Ilze!
    Para se locomover entre as cidades de média distância, como Roma-Florença, melhor usar trem. Dentro de uma região, tipo a Toscana, é melhor se locomover com o carro. Florença é uma boa cidade base para fazer passeios bate-e-volta. Eu escrevi recentemente um artigo sobre isso. Vc encontra esta e outras informações no Menu > Antes de Partir > Transporte. Olha lá! 😉 Bjos!

  19. OLA! Gostaria de ir a Toscana em agosto e queria saber dos eventos que vao ocorrer nesse período. Obrigada!

  20. Oi, Anônimo! Acompanhe o Viva Toscana no Facebook para acompanhar os eventos que estão acontecendo na Toscana durante todo o ano. 😉