Museu da Vespa – Parada entre Florença e Pisa

O Museu da Vespa está localizado em Pontedera, cidade entre Florença e Pisa, a cerca de meia hora antes de chegar na Piazza dei Miracoli. Para quem viaja em carro, vale a pena fazer esta parada antes ou depois de visitar a Torre de Pisa! O museu foi aberto em 2000 com mais de 3 mil m² de exposição, recebe mais de 40 mil visitantes ao ano, o que a coloca como quinto maior museu de empresa visitado da Itália

museu-vespa-04

No Museu da Vespa é possível ver todos os modelos lançados, desde o protótipo da primeira Vespa (MP5) de 1945 e seu pai “Paperino” de 1943, até o último modelo, passando pelas versões de corrida e artísticas. Veja o que não deixar de ver durante a sua visita:


Protótipo MP5 1943, O pai da Vespa, primeiro protótipo de moto feita pela Piaggio. Foi apelidada de “Paperino” (“Pato Donald”), pois era o correspondente duas rodas do carro popular chamado Toppolino (Mickey). Não fez sucesso.
Vespa 98 – 1946: Primeira Vespa, criada por Corradino d’Ascanio. Ele era um engenheiro aeronáutico da Piaggio e não gostava de andar de moto por vários motivos que ele resolveu na sua versão das 2 rodas: a carroceria autoportante eliminou o tubo central, de forma que era possível sentar na Vespa de modo normal, até mesmo as mulheres de saia; Motor protegido evitava as manchas de óleo nas roupas; marchas poderiam ser trocadas no guidão.
Vespa Dalì 1962 – Esta Vespa fez a volta ao mundo em 79 dias!!! Partiu de Madrid com à bordo dois estudantes que, antes de embarcar na viagem, passaram por Cadaques, onde o pintor surrealista Dalì e sua musa inspiradora Gala viviam. Os dois deixaram a sua assinatura em cada lateral da Vespa!
Vespa Alpha 1967 – Criada pela Piaggio em conjunto com a inglesa Alpha Willis especialmente para o Filme “Dick Smart, Agente 2007”. Na ficção, este veículo era capaz de andar da estrada, voar como um helicóptero e navegar em baixo d’água como um submarino! E o mais legal de tudo, as cenas foram gravadas no Rio de Janeiro!!! Veja [aqui] alguns trechos do filme!
Vespa PX Gigante 1977 – Uma Vespa 3 vezes maior que o tamanho normal, feita em ocasião da apresentação da “Vespa Nuova Linea” em 1977 no Salão de Paris. 
Vespa Ferrrari 2001 – Para comemorar a vitória da Ferrari na Fórmula 1 de 2000, a Piaggio fez 4 Vespas com a cor oficial da Ferrari e com o mesmo couro usado no interior dos seus carros, para dar de presente à Luca Cordero di Montezzemolo e Jean Todt, da Ferrari e aos pilotos Schumacher e Barrichello.
Vespa 150 Tricolore – Realizada em 2011 para comemorar os 150 anos de União da Itália.
Vespa Trafelli 2003 – O artista plástico Mino Trafelli é de Volterra, cidade de origem Etrusca (séc. V a.C.) e rica no material Alabastro. O artista Propôs uma solução de Vespa para ser dirigida pela estátua “Sombra da Noite”, a obra etrusca mais famosa da cidade! Os detalhes (assento, lanternas e setas foram feitos em alabastro.
Vespa 946 Emporio Armani 2015 – Em 2015 a Giorgio Armani completou 40 anos e a Piaggio 130 anos e para comemorar o aniversário das duas empresas italianas foi criado a Vespa 946. O nome veio do ano de lançamento da Vespa 1946 e o design é uma versão contemporânea das linhas deste primeiro modelo.
Outra linha de sucesso da Piaggio e a chamada Ape, um veículo de três rodas econômico, de fácil direção, de tamanho ideal para as ruas estreitas da Itália e versátil no tipo de carregamento, seja mercadoria que pessoas!
Pentaro Autopompa Antincendio 1963 – Versão 5 rodas da Ape tradicional, mostra a versatilidade deste veícolo! Este pequeno carro de bombeiros foi realizado em 1963 e utilizado até 2002 por uma empresa de Lucca! 


Informações Úteis
Aberto de terça à sexta das 10:00 às 18:00, 
                 sábado das 10:00 às 13:00 / 14:00 às 18:00
                 2º e 4º Domingo do mês das 10:00 às 18:00
Fechado: segunda, 1º e 3º domingo do mês.
Ingresso: Grátis!
Endereço: Via Rinaldo Piaggio 7, Pontedera (PI)

Como chegar de carro: estrada Fi-Pi-Li, saída “Pontedera”, na rotatória pegar a 3º saída, na próxima rotatória pegar a 1º saída, seguir indicação “Museo Piaggio”. Estacionamento grátis ao longo da rua.
Como chegar de Trem: A estação de trem de Pontedera fica a 6 minutos à pé do Museu Vespa.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. Oi, Lilian!!! Que legal que gostou dessa sugestão de passeio!!! A Vespa não é tão conhecida no Brasil, mas aqui é super popular!!! E é mto bacana visitar o museu! Obrigada por passar e deixar seu recado! Bjos!

  2. Esse museu é um sonho…
    Gratidão pelo post! Aqui em casa amamos Vespas, meu pai teve uma linda e meu irmão tem uma em processo de restauração…