Como chegar do Aeroporto ao Centro de Florença?

A Toscana possui dois aeroportos internacionais, o Amerigo Vespucci em Florença e o Galileo Galilei em Pisa que são ligados ao centro de Florença através de trem, ônibus, shuttle, taxi e futuramente tram. Veja como chegar dos aeroportos até Florença.

Cityscape of Florence

Aeroporto Florença – Centro de Florença e vice-versa

Taxi: possuem tarifa fixa para corridas do aeroporto à estação central de trens de Florença (SMN) e alguns hotéis do centro histórico. O valor é de 22 euros, a ser somado 1 euro/mala e eventualmente taxa noturna ou dia de feriado.
Shuttle: O serviço do Vola in Bus liga o Aeroporto Amerigo Vespucci à estação central de trem (SMN) e Rodoviária (Busita). Disponível diariamente à partir das 5:00 até às 20:00, com frequência de 30 minutos. À partir das 20:00 a frequência é a cada 1 hora, com última corrida à meia noite. Detalhe dos horários [aqui]. O shuttle leva meia hora para fazer o percurso. O bilhete custa 5 euros somente uma direção e 8 euros para ida e volta. Pode ser comprado à bordo sem acréscimo de preço.
aeroporto-florenca-aerobus-1
Parada do Aerobus no Aeroporto de Florença
smn-para-aeroporto-de-florenca-bus
Carro: Se você alugou um carro no aeroporto de Florença, é bom saber que as locadoras não ficam dentro do aeroporto, mas em um estacionamento próximo. É preciso pegar um ônibus circular gratuito que tem frequência de 20 minutos. A parada fica exatamente na saída do desembarque.
Onde pegar o ônibus circular para o estacionamento dos rent a car, e o percurso que o ônibus faz.
Onde pegar o ônibus circular para o estacionamento dos rent a car, e o percurso que o ônibus faz.
Tram: Está atualmente em construção a linha 2 do Tram de Florença que vai ligar a estação central de trens (SMN) ao aeroporto,  A previsão otimista de inauguração é para meados de 2017, enquanto que os pessimista dizem 2020! Vamos aguardar…
Mapa nova linha 2 da tramvia Firenze em construção
Mapa nova linha 2 da tramvia Firenze em construção


Aeroporto de Pisa – Centro de Florença e vice-versa

O Aeroporto de Pisa registra um maior número de passageiros do que o de Florença, pois possui uma pista maior, que a permite a aterragem de aviões maiores, e também porque trabalha com as principais companhias low-cost como a Ryanair além das grandes Alitalia, AirFrance…

Trem: O trem PisaMover liga diariamente, das 6:00 à meia noite, o aeroporto de Pisa à estação central de trens de Pisa com frequência de 5-8 minutos. Da estação central de Pisa é necessário trocar de trem para pegar um trem Regional direção Florença SMN. O valor do bilhete custa por volta de 10 euros e a viagem dura no total cerca de 1h30.

 

aeroporto-pisa_trem

Ônibus: Eu acho esta opção mais prática, pois a parada do ônibus que vai em direção à Florença se encontra em frente ao aeroporto e não é necessário a troca de veículo. São duas companhias que realizam o percurso: a privada Terravision e a pública Autostradale. A viagem que liga o aeroporto diretamente à estação Central de Trens de SMN em Florença (e vice-versa) dura cerca de 1 hora e custa por volta de 5 euros o trecho.

aeroporto-pisa_bus

Carro: As principais companhias de aluguel de carro dispõem de mais de 1.500 veículos em um estacionamento que se encontra a 500 metros da saída do desembarque. Você pode ir à pé em 5 minutos, ou com o ônibus gratuito cuja parada se encontra na saída do desembarque.

Distâncias
Aeroporto Florença – Centro de Florença: 10 Km
Aeroporto Pisa – Centro de Pisa: 2,5 Km

Aeroporto Pisa – Centro de Florença: 85 Km

Links Úteis
Aeroporto de Florença
Aeroporto de Pisa
Trenitalia
Terravision e Autostradale.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. ILMA MADUREIRAcomentou

    Informaçoes muito importantes. Eu mesma nao sabia sobre os onibus que saem do aeroporto de Pisa para Florença.
    Grata

    1. Sim, Ilma! É prático para pegar a Ryanair que é uma companhia aerea lowcost muito usada na Europa! Já usei várias vezes!

  2. Maria Angélica Marsulo Vialtocomentou

    Informações muito importante! !eu e meu marido pretendemos ir p/Florença e outras cidades em setembro ou outubro de 2017!Muito grata Babi Campanaro!