Como chegar do Aeroporto ao Centro de Florença?

A Toscana possui dois aeroportos internacionais, o Amerigo Vespucci em Florença e o Galileo Galilei em Pisa que são ligados ao centro de Florença através de trem, ônibus, shuttle, taxi e futuramente tram. Veja como chegar dos aeroportos até Florença.

Cityscape of Florence

Aeroporto Florença – Centro de Florença e vice-versa

Taxi: possuem tarifa fixa para corridas do aeroporto à estação central de trens de Florença (SMN) e alguns hotéis do centro histórico. O valor é de 22 euros, a ser somado 1 euro/mala e eventualmente taxa noturna ou dia de feriado.

Tram: Em Fevereiro de 2019 foi inaugurada a nova Linha 2 da Tramvia (metrô de superfície) que liga o Aeroporto A. Vespucci à Estação Central de Trens (SMN). O serviço é coberto diariamente das 5:00 às 0:00 (sexta e sábado até às 01:45), com frequência de cerca 5 minutos e viagem de cerca 20 minutos. O bilhete é o mesmo para a rede de ônibus, com validade de 90 minutos, custa 1,50 euros e deve ser comprado antecipadamente nos Tabacchi. Lembre-se de validar ao entrar no tram!

Mapa nova linha 2 da tramvia Firenze em construção
Mapa nova linha 2 da tramvia Firenze em construção

 

Shuttle: O serviço do Vola in Bus liga o Aeroporto Amerigo Vespucci à estação central de trens (SMN) e Rodoviária (Busita). Disponível diariamente à partir das 5:00 até às 20:00, com frequência de 30 minutos. À partir das 20:00 a frequência é a cada 1 hora, com última corrida à meia noite. Detalhe dos horários [aqui]. O shuttle leva meia hora para fazer o percurso. O bilhete custa 6 euros somente uma direção e 10 euros para ida e volta. Pode ser comprado à bordo sem acréscimo de preço.

aeroporto-florenca-aerobus-1
Parada do Aerobus no Aeroporto de Florença
smn-para-aeroporto-de-florenca-bus

Transfer: Este é um serviço que deve ser contratado antecipadamente à sua chegada em Florença. É a escolha mais pratica e comoda para quem não quiser enfrentar fila de taxi ou multidão do transporte público com as malas e ser levado diretamente na porta do seu hotel/apartamento em Florença ou outra cidade da Toscana. O Viva Toscana conta com uma equipe de motoristas profissionais habilitados para este serviço. Para orçamento e disponibilidade, entre em contato especificando data, hora, hotel e número de pessoas.

Serviço de transfer entre as cidades da Toscana de/para Aeroportos de Florença, Roma, Milão e outros.

Carro: Se você alugou um carro no aeroporto de Florença, é bom saber que as locadoras não ficam dentro do aeroporto, mas em um estacionamento próximo. É preciso pegar um ônibus circular gratuito que tem frequência de 20 minutos. A parada fica exatamente na saída do desembarque.

Onde pegar o ônibus circular para o estacionamento dos rent a car, e o percurso que o ônibus faz.
Onde pegar o ônibus circular para o estacionamento dos rent a car, e o percurso que o ônibus faz.


Aeroporto de Pisa – Centro de Florença e vice-versa

O Aeroporto de Pisa registra um maior número de passageiros do que o de Florença, pois possui uma pista maior, que a permite a aterragem de aviões maiores, e também porque trabalha com as principais companhias low-cost como a Ryanair além das grandes Alitalia, AirFrance…

Trem: O trem PisaMover liga diariamente, das 6:00 à meia noite, o aeroporto de Pisa à estação central de trens de Pisa com frequência de 5-8 minutos. Da estação central de Pisa é necessário trocar de trem para pegar um trem Regional direção Florença SMN. O valor do bilhete custa por volta de 10 euros e a viagem dura no total cerca de 1h30.

 

aeroporto-pisa_trem

Ônibus: Eu acho esta opção mais prática, pois a parada do ônibus que vai em direção à Florença se encontra em frente ao aeroporto e não é necessário a troca de veículo. São duas companhias que realizam o percurso: a pública Autostradale  e a Carona Tour. A viagem que liga o aeroporto à estação Central de Trens de SMN em Florença (Piazzale Montelungo – Plataforma 16) e vice-versa dura cerca de 1 hora e custa 14 euros o trecho / 24 euros ida e volta.

aeroporto-pisa_bus

Carro: As principais companhias de aluguel de carro dispõem de mais de 1.500 veículos em um estacionamento que se encontra a 500 metros da saída do desembarque. Você pode ir à pé em 5 minutos, ou com o ônibus gratuito cuja parada se encontra na saída do desembarque.
Distâncias
Aeroporto Florença – Centro de Florença: 10 Km
Aeroporto Pisa – Centro de Pisa: 2,5 Km
Aeroporto Pisa – Centro de Florença: 85 KmLinks Úteis
Aeroporto de Florença
Aeroporto de Pisa
Trenitalia
Terravision e Autostradale.
Tramvia Firenze

Post Atualizado: 19 de Fevereiro 2019

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comentários

  1. Maria Angélica Marsulo Vialtocomentou

    Informações muito importante! !eu e meu marido pretendemos ir p/Florença e outras cidades em setembro ou outubro de 2017!Muito grata Babi Campanaro!

  2. ILMA MADUREIRAcomentou

    Informaçoes muito importantes. Eu mesma nao sabia sobre os onibus que saem do aeroporto de Pisa para Florença.
    Grata

    1. Sim, Ilma! É prático para pegar a Ryanair que é uma companhia aerea lowcost muito usada na Europa! Já usei várias vezes!