Carnaval de Viareggio

Não é só Brasil que tem Carnaval! Na Itália, de Norte a Sul, o Carnaval é festejado de diversos modos e há muito mais tempo antes da chegada de Cabral ao nosso Brasil! Se no mundo, não há quem nunca ouviu falar do Carnaval de Veneza, entre os italianos não há quem nunca ouviu falar do Carnaval de Viareggio! Um evento que acontece por 5 dias de Fevereiro no litoral da Toscana e atrai mais de 800 mil pessoas!

"A Semente da Beleza" - Fabrizio Galli
“A Semente da Beleza” – Fabrizio Galli

Era 1873 quando um grupo de burgueses resolveu organizar um desfile de máscaras para protestar contra o excesso de taxas do governo. Desde então, foram 144 anos de desfiles que tem como tema principal a sátira de tipo político e social. Para se ter uma ideia da sua importância, foi o primeiro evento a ser transmitido ao vivo pela RAI em 1954 e até hoje é a única Festa de Carnaval que o canal de TV italiano continua a transmitir ao vivo em rede nacional todo “martedì grasso” (terça-feira de Carnaval).

"A Fabrica de Chocolate" - Edoardo Ceragioli
“A Fabrica de Chocolate” – Edoardo Ceragioli

Participam do desfile cerca de 15 carros alegóricos de grandes dimensões, com esculturas animadas feitas de papel machê e até 250 integrantes fantasiados, além dos blocos mascarados e grandes bonecos isolados. Os carros são realizados na chamada Cittadella (um galpão do carnaval), por cerca de 25 empresas artesãs que empregam mais de mil pessoas.

"O Planeta X" - Franco Malfatti
“O Planeta X” – Franco Malfatti

O Carnaval de Viareggio acontece durante as tardes de 5 dias do mês de fevereiro, na avenida beira-mar de Viareggio, uma cidade litorânea da Província de Lucca, Região Toscana. Para entrar no desfile é necessário pagar um ingresso que varia de 15 à 18 euros. Caso queira ficar na arquibancada (lugares limitados), paga-se extra de 15 euros/pessoa, mas a grande maioria prefere ficar livre para caminhar pela beira-mar. Durante os cinco dias de desfile, os carros alegóricos a se apresentarem são os mesmos e, ao final, um deles será escolhido pelo juri especializado como vencedor!

"E o naufragar me é doce neste mar - os Sincronet" - Marzia Etna
“E o naufragar me é doce neste mar – os Sincronet” – Marzia Etna

Eu fui assistir pela primeira vez ao carnaval de Viareggio no domingo, 26 de Fevereiro de 2017. Não sabia muito o que esperar e pensava não me impressionar muito com os carros, já que temos como parâmetro o nosso Carnaval do Rio e de São Paulo, mas confesso que foi uma surpresa! A mecânica das esculturas é muito bem feita, com movimentos realísticos e, pelo fato de se ver o desfile bem de perto e de baixo, o efeito aumenta!

"China Town Street" - Roberto Vannucci
“China Town Street” – Roberto Vannucci

A maioria das pessoas estavam fantasiadas de personagens de desenho animado ou com máscaras de Carnaval compradas de última hora (o meu caso…rs). A frequência é bem democrática, como na maioria dos lugares/eventos da Itália: jovens, casais, famílias com crianças, idosos e até cachorros! Ao longo da avenida beira-mar tinham diversas barracas de comida e bebida, além dos bares fixos de frente para a praia.

"Burocrazy, a selva das leis" - Compania do Carnaval de Lebigre e Roger
“Burocrazy, a selva das leis” – Compania do Carnaval de Lebigre e Roger

Um ponto negativo na organização foi a falta de banheiros químicos. Conclusão, longas filas para usar os banheiros dos bares e restaurantes. Longas “filas” também para comprar ingressos de última hora. Digo “filas”, pois não existiam filas de verdade, mas um acumulado de pessoas ao redor de 6 guichês e ninguém para organizar a bagunça. Melhor comprar o ingresso antecipado na internet pelo portal oficial da Vivaticket.

"Frontiere" - Alessandro Avanzini
“Frontiere” – Alessandro Avanzini

Uma das minhas maiores curiosidades sobre o Carnaval de Viareggio era saber que tipo de música tocava durante o desfile. Não existe música de carnaval, como no Brasil ou músicas compostas especialmente para o desfile. Na verdade toca-se de tudo: eletrônico, músicas italianas e até samba! Cada carro tem a sua “playlist” que se repete durante o desfile pela beira-mar.

"Urso Maior" - Carlo Lombardi
“Urso Maior” – Carlo Lombardi

Carnaval de Viareggio 10

Resumindo

Onde: Viali a Mare, em Viareggio (Província de Lucca)

Quando: As cinco datas se dividem entre os 4 fins-de-semana ao redor do Carnaval. Verificar no site (http://viareggio.ilcarnevale.com)  as datas do ano corrente.

Ingresso: 15-18 euros inteiro; 10-13 euros para menores de 14 anos; grátis crianças até 1,20m. Extra de 15 euros para lugar na arquibancada. É possível comprar na hora, mas aconselho a prevenda pelo vivaticket.it

Como Chegar de Florença: trem Regional ou Intercity com frequência de 30 minutos, a viagem dura cerca de 1h30, da estação de trem chega-se na beira-mar a pé em 10 minutos; Carro pela A11 (pedágio), em cerca de 1h30.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.