Sobre

Olá! Seja bem-vindo(a) ao Viva Toscana!

Meu nome é Bárbara, mas você pode me chamar de Babi, autora do Blog Viva Toscana, on-line desde 2010! Eu sou de São Paulo e cheguei em Florença em 2009 para trabalhar como arquiteta, mas a vida me levou a me tornar “guia de viajante” especializada na Toscana. Te convido à assistir este breve vídeo que conta como cheguei à Florença e meus primeiros 10 anos de vivência na Itália.

Seja um viajante, não um turista!

O Turista viaja de um modo superficial: passa pelos lugares, tira foto, vai onde todo mundo vai sem saber o porquê da importância de tal lugar, come no primeiro restaurante com menu com fotos que encontra no seu caminho quando a fome aperta.

O Viajante, conhece, sabe e entende a importância e o valor de cada local que visita, de cada prato e vinho que degusta. Sabe aproveitar o seu tempo de viagem de um modo tranquilo e retorna com mais conhecimento de antes.

Viajar com informação e conhecimento é a chave para tornar a sua experiência nas cidades da Toscana completa e enriquecedora. Por isso defendo que:

  • Menos é mais – visite menos cidades e ganhe na qualidade de experiência
  • Consuma o local, não o comercial – procure pela lojas de comerciantes locais, artista, pequenos artesãos, restaurantes e vinhos.
  • Pratique o “dolce far niente” – um momento de tranquilidade para contemplação é necessário.
  • Procure por rotas alternativas – além de visitar os lugares e atrações mais famosas e procuradas, busque a verdadeira Itália em itinerários menos turísticos

Se você pensa como eu, então, VEM COMIGO! 😀 Além das centenas de artigos do blog, você também pode me acompanhar diariamente pelo Instagram. O link está aqui na coluna da direita. E não deixe de conhecer o EVVIVA, um guia digital de Florença inovador!

“Quero Viver Assim”

O nome do blog foi inspirado em uma música popular italiana da década de 40 que ficou famosa pela interpretação de Ferruccio Tagliavini, ator e tenor italiano século XX. Deixo a música “Voglio Vivere Così” falar por mim:

“Quero viver assim

Com o sol sob minha face

e feliz e canto

abençoado

Quero viver e desfrutar

o ar das montanhas

porque este encanto

não custa nada.”