Stagion Bona – Festa Medieval no Chianti

Os italianos sabem como preservar e valorizar a sua história e tradição. São orgulhosos delas! Ao longo do ano acontecem diversas festas com a reconstrução de eventos históricos ou religiosos com desfiles em trajes renascentistas, bandas e jogos de bandeiras! Adoro acompanhar estes eventos e já assisti diversas vezes à todas as festas de Florença! Em Panzano in Chianti, foi a minha primeira vez na Festa della Stagion Bona e, definitivamente, ela entrou para meu calendário de eventos imperdíveis da Toscana!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_02

A Stagion Bona acontece no dia da Liberazione, em 25 de Abril, feriado nacional que comemora o fim do governo fascista de Mussolini e da ocupação nazista alemã na Itália. A programação intensa e variada começa de tarde com desfile histórico, teatro, baile medieval e combate de espadas, e se estende até altas horas com Dj e show de fogos de artifício!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_00

Às 16 horas o desfile histórico parte de Panzano baixa em direção à Panzano alta. Participam cerca de 100 figurantes vestidos à moda medieval que representam nobres, cavaleiros, camponeses, padres e músicos. Por último, segue uma charrete puxada por bois, onde o carrasco arrasta o prisioneiro acorrentado que passará por julgamento em praça pública.

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_03

Cortejo histórico subindo em direção à Panzano alta.
Cortejo histórico subindo em direção à Panzano alta.

Esta é a parte principal do evento, a representação teatral que relembra a briga entre as famílias feudais dos Gherardini, senhores do Castelo de Montagliare e aliados de Siena, contra os Firidolfi, senhores do Castelo de Panzano e aliados de Florença. Carlo de’ Gherardini foi acusado por Luca de’ Firidolfi de assassinar o seu irmão Antonio. Depois de mais de 4 anos de fuga, finalmente, em 1346, Carlo foi capturado e trazido para julgamento em Panzano, onde foi declarado culpado e condenado a morte por enforcamento.

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_14

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_15

A cena do julgamento é representada por um grupo de atores de Panzano com muita dramaticidade! Não falta a fala da acusa, da defesa, pedido de piedade e gritos da população pedindo que a justiça seja feita. A encenação do enforcamento é muito bem feita!!! Todos os moradores de Panzano, crianças e idosos, participam da organização da festa. Se vê nos detalhes que tudo foi feito com carinho e atenção! Estão de parabéns!!!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_18

Depois do teatro, abre-se espaço na praça de Panzano alta para a apresentação dos sbandieratori com os jogos de bandeiras. Segue o baile medieval das damas e um combate de espadas de cavaleiros!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_17

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_22

A programação retoma às 23 horas com a queima de fogos de artifício na Conca d’Oro, o vale cultivado de vinhas de uvas Sangiovese e oliveiras, e segue a festa com dj na praça de Panzano alta. Para assistir ao show de fogos, aconselho reservar uma mesa no restaurante Il Vescovino que possui um terraço com vista panorâmica para o vale.

Como Chegar

Distância de Florença: 38Km – Distância de Siena: 40 Km

  • Em carro: pela strada Chiantigiana (SR222) ou pela Superstrada Fi-Si, saída Tavernelle. (50 minutos)
  • Em ônibus de Florença: linha 365 da Busita – 4,50 euros (1 hora)

Onde Comer

  • Almoço: Antica Macelleria Cecchini – 50 euros/pessoa – Neste dia o Dario Cecchini oferece somente o menu completo da Officina della Bistecca, com uma sequência de 5 tipos de carne, entre elas a famosa bistecca alla fiorentina, acompanhada de legumes e muito vinho. Reserva obrigatória e com antecedência.
  • Jantar: Il Vescovino – 25-45 euros/pessoa – Restaurante tradicional italiano localizado em Panzano alta e terraço com vista panorâmica para a Conca d’Oro. Reserva aconselhável.

Deixe seu comentário