Elba, um paraíso de ilha na Toscana

Quando pensamos em Toscana, dificilmente a imagem que temos em mente é feita com tons de azul… Provavelmente você pensa em tons terrosos da sua arquitetura ou no verde da natureza… Mas ao visitar a Ilha de Elba, você vai se surpreender com esta cor que também faz parte da paisagem da Toscana! Um mar, limpo, calmo, cristalino e quente!

A ilha de Elba é a maior e mais populosa ilha do arquipélago Toscano. Possui cerca de 220 Km² e 30 mil habitantes. Quem visita Isola d’Elba encontra não somente praias paradisíacas, mas gastronomia e vinho de qualidade e história.

Aliás, um pouco de história…

A Ilha de Elba hoje é lembrada principalmente pela sua história mais recente. Por todos os lados você verá alguma referência à Napoleão Bonaparte. O que o imperador francês tem a ver com a ilha toscana? Bem, aqui foi a primeira residência de Napoleão após o seu exílio em 1814.

Portoferraio, Isola d’Elba

Talvez você o imagine como um prisioneiro, mas sua permanência foi muito diferente disto. Os 10 meses que ele morou em Elba foram vividos como governador da ilha.

Até hoje a bandeira de Elba é aquela doada por Napoleão, com as 3 abelhas sobre uma faixa vermelha. Você pode visitar as duas residências de Napoleão que são museus nacionais: Villa di San Martino e Villa dei Mulini, as duas em Portoferraio.

Porto Azzurro, Isola d’Elba

A propósito de Portoferraio, esta cidade de Elba foi fundada em 1548 pelo Grão-Duque Cosimo I dos Médicis! Na época ela foi chamada de Cosmopoli!

Mas a história de Elba é beeem mais antiga do que contei até agora! A ilha já era conhecida por gregos, romanos e ainda antes pelos etruscos que já desfrutavam da riqueza de minério de ferro da ilha. Ela foi citada por Virgilio na “Eneide”, por Aristóteles, foi residência de romanos…

Marina di Campo, Isola d’Elba

Praias de Isola d’Elba

Antes de falar sobre as praias que visitei, faço uma breve explicação sobre como são organizadas as praias na Itália. Geralmente as praias são divididas em áreas livres (gratuitas) e áreas à pagamento. As áreas à pagamento te fornecem um guarda-sol, 2 espreguiçadeiras e serviço como ducha, banheiro e outros. O valor varia muito, partindo de 5 euros, podendo ultrapassar os 50 euros!

As praias de Ilha de Elba podem ser de só areia, só pedra, só rochas, ou misto areia e pedra, misto rochas e areia. Aconselho você a pegar o mapa da ilha em algum ponto de informação turística, pois ele é muito bem detalhado sobre este e outras aspectos de Elba!

Praia di Sansone – É uma pequena praia de pedras e pouca areia com mar da água mais cristalina que vi em Elba! Para chegar até ela é necessário fazer uma caminhada de cerca 10 minutos em descida. O estacionamento custa 10 euros a diária. Metade da praia é livre e a outra metade oferece guarda-sol e 2 espreguiçadeiras por 35 euros. O Bar fica no alto, em posição panorâmica. Oferece ducha e banheiro por 0,50 centavos.

Praia La Sorgente – Vizinha a Sansone, usa-se o mesmo estacionamento e se faz a mesma trilha que é alguns minutos mais curta que a de Sansone. É menor que a Sansone, toda de pedra. Guarda-sol e espreguiçadeiras por 20 euros.

Praia Frugoso – É uma praia de Cavo, de areia e pedras. O aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras custa 18 euros, incluso uso de banheiro e ducha que são muito limpos! Estacionamento próximo a 5 euros a diária.

Praia di Nisporto – Nisporto foi o local onde nos hospedamos durante as férias. É um local praticamente residencial, com 2 restaurantes beira mar e um mini-market bem essencial. A praia é toda de pedras, o mar é tranquilo e limpo. O Restaurante-Bar oferece guarda-sol e espreguiçadeiras a somente 5 euros e tem serviço de garçom na praia. O outro que aluga guarda-sol e cadeiras custava 15 euros, e alugava pedalinho, kayak…. Estacionamento próximo, gratuito.

Praia Cala Seregola – a praia tem uma areia preta brilhante de perita! Uma parte de rochas e algumas pedras. Nas proximidades fica uma ex mineira de ferro que oferece um cenário apocalíptico de filme de Hollywood! O bar oferece aluguel de guarda-sol + 2 espreguiçadeiras por 21 euros. Estacionamento próximo gratuito.

Como Chegar

A Ilha de Elba está localizada na Provincia de Livorno, a cerca de 10 Km da costa toscana. A travessia é feita em balsa (“traghetto”) com saída das cidades costeiras de Piombino ou Livorno. Entre as duas, a cidade mais próxima de Elba é Piombino.

Na Ilha de Elba existem diversos portos onde chegar com a balsa: Portoferraio, Marina di Campo, Porto Azzurro, Cavo e Rio Marina. O tempo da travessia varia de 40 minutos a 1 hora. Escolha com base na localização do seu hotel.

Garagem da balsa

Existem três companhias marítimas que fazem a travessia: BlueNavy, Torremar e Moby. A embarcação é muito bem equipada e confortável. Durante a viagem você pode se acomodar nas áreas climatizadas com sofás, cadeiras e poltronas e serviço bar, ou topo do barco, ao aberto. para ver a paisagem.

O valor da travessia varia muito de acordo com a estação do ano, o tamanho do carro e o número de pessoas. Então, é difícil dar uma estimativa, mas dou como exemplo o nosso custo para atravessar com um Audi A2 com 2 adultos e uma criança no mês de Julho: 70 euros o trecho. Fizemos a simulação com um carro maior, um Mitsubishi Outlander e o valor nas mesmas condições subia para 100 euros.

Aliás, se você viaja com crianças, prefira a companhia Moby, pois ela é toda temática para crianças coma atividades e brinquedos especiais para eles!

Locomoção dentro da Ilha

Ter um carro para girar pelas praias de ilha de Elba é indispensável. As praias mais bonitas não ficam nas cidades portuárias. Prefira carros pequenos não só para pagar menos de balsa, mas para facilitar o estacionamento durante a sua permanência.

As estradas de Elba não são bem mantidas, tem poucas sinalização e pouca proteção de segurança. São muito sinuosas, então não se iluda com as breves distâncias em quilômetros. Você pode levar mais de 30 minutos para fazer dez quilômetros.

Onde se Hospedar em Elba

As cidades com mais agitação noturna, com mais lojas, restaurantes e bares são Portoferraio e Porto Azzurro. Outras cidades frente mar bonitas e que possuem um bom serviço são Marina di Campo e Rio Marina. Cavo também é interessante para quem procura ter os serviços, mas não quer agitação.

Booking.com
Rio Marina, Isola d’Elba

Onde Comer em Elba

Como em qualquer localidade de mar do mundo, ainda mais em uma ilha, claro que a especialidade são pratos de peixe e crustáceos. Os valores dos alimentos em Elba, do simples café ou pizza até um prato mais elaborado, são mediamente 30% mais caros que os restaurantes de Florença.

Pizzeria em Rio Marina, 15 euros/pessoa

Caso você alugue uma casa e tenha cozinha disponível, pode fazer comprar nos diversos supermercados da ilha que tem preços muito similares ao continente.

Aperitivo em Portoferraio, 10 euros cada drink

Como nós estávamos com nossa filha de 2 anos em uma casa alugada, preferimos comer mais em casa do que fora. Entre os que provamos, o único que recomendo e afirmo que valeu cada euro foi o Ristorante Le Viste em Portoferraio. Eles fica escondido, descendo 2 rampas bem íngrimes até uma praia pequena. Tem vista para o por-do-sol no mar. O serviço é muito cordial, os pratos são lindos e deliciosos! Reserve com antecedência.

Restaurante em Portoferraio, 50 euros/pessoa

Em Elba existe cerca de 320 hectares de vinhedos para a produção de vinhos brancos, tintos e rosé. As uvas mais comuns são Aleatico, Vermentino, Trebbiano e Ansonica. existem 11 Doc e 1 DOCG:

  • Elba Bianco, Elba Rosso e Elba Rosato DOC
  • Elba Ansonica DOC
  • Elba Ansonica Passito DOC
  • Moscato Passito d’Elba DOC
  • Bianco Passito d’Elba DOC
  • Elba Vermentino DOC
  • Elba Trebbiano DOC
  • Elba Sangiovese DOC
  • Elba Aleatico Passito DOCG

Se você tem alguma dúvida sobre a sua viagem a Elba ou tiver alguma indicação/dica para deixar, escreva aqui nos comentários!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários

  1. Édilacomentou

    Não sabia da existência de mar na Toscana, me apaixonei por Elba

  2. Luiz A.L. Baggiottocomentou

    Matéria extremamente interessante já que aborda um lugar que em nosso meio é pouco conhecido. Ademais dá uma perfeita dimensão do potencial turístico que encerra. Gostei demais.

    1. Olá, Luiz! Fico muito feliz que tenha gostado de conhecer este novo destino da Toscana! Obrigada pelo comentário.

  3. Luz A.L. Baggiottocomentou

    Que aula sobre Elba. Sensacional! Apesar de ter pesquisado sobre ela as fotos inseridas no blog dão uma dimensão que as palavras não conseguem expressar. Adoro a maneira como abordas todas as matérias que descreves: linguagem direta com ilustrações sensacionais e temática adequada para realmente conhecer a localidade. Parabéns, Babi.

    1. Oi, Luz! Puxa, que bom que gostou do artigo!!! As fotos são todas feitas por mim! Fico muito feliz que tenha gostado! Muito obrigada por ter deixado o comentário! Um bjo! Espero que conheça Elba!