Ceia de Natal Italiana

Os italianos são famosos no mundo inteiro pelas refeições fartas e longas que reúnem toda a família em uma festa! Imagina, então, o que acontece no dia mais importante do ano! De Norte a Sul da Itália, os pratos do menu de Natal variam seguindo as tradições culinárias e valorizando os produtos locais. São pratos invernais, que aquecem corpo e alma!

Antipasto

Toda refeição italiana começa por aquelas entradinhas deliciosas e perigosas! Salames, queijos e presuntos são servidos com base na tradição local de cada Região italiana. Também são servidos os “crostini“, ou seja, pão torrado com o paté tradicional da Região, como o Fegatino Toscano.

Primo Piatto

Depois do “Antipasto” começam os pratos principais. Primeiro come-se massa ou risotto e depois a carne. Separadamente. A escolha do tipo de massa é feita de acordo com a tradição Regional. Ela pode ser recheada, ao forno ou em caldo. Este último é sem dúvida o mais escolhido! Na Emilia Romagna se faz o “Tortellini in Brodo“, na Toscana o “Capelletti in Brodo, no Trentino Alto Agide, o “Canederli in brodo“.

Tortellini in brodo

Entre as massas recheadas, cito a minha preferida, o “Tortello di Zucca” (abóbora), muito feito no norte da Itália, nas regiões Emilia-Romagna, Lombardia e Veneto, e os “Culurgiones” (batata e menta) da Sardegna.

Secondo Piatto

Dentre todas as carnes a mais tradicional delas para o período é o “Cappone” (frango capão), feito assado ou fervido na água que foi usada para fazer o caldo do “Primo Piatto”.

Cappone al forno

Também é muito comum o bacalhau feito de diversas formas: frito, fervido ou assado no forno. Outra carne comum, mesmo sendo mais tradicional do período da Páscoa é o “Agnelo” (cordeiro).

Doces

Considerando que no Natal estamos em pleno inverno e as receitas são seculares, os ingredientes mais comuns são frutas secas, como amêndoas, castanhas, avelãs e frutas cristalizadas. Como sempre, cada região italiana tem o seu doce tradicional, como o Panforte e Ricciarelli da Toscana, a Pastiera e Struffoli da Campania e os mais famosos Panettone e Pandoro que são difusos em toda a Itália (e mundo)!

Struffoli e Pastiera Napoletana


Na sua família, existe alguma receita italiana dos seus ancestrais que vocês repetem todos os anos? Me conta! ?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.