10 Ideias Originiais de Presentes Made in Tuscany

Florença possui tradição e excelência do trabalho manual em diversas áreas. Experiências e técnicas que se passaram por gerações ao longo dos séculos até os dias de hoje e que muitos artesãos, para nossa sorte, preservam com orgulho! Mas Florença não vive somente do passado, e prova disto é a nova geração de designers que trazem um toque de modernidade e inovação à tradição fiorentina. Neste artigo segue uma seleção de lojas de artigos com a originalidade e qualidade do made-in-Italy.

 

Perfumaria

A arte da perfumaria se desenvolveu na Itália principalmente em duas cidades: Veneza, importante porto marítimo de contato comercial com o oriente, e Florença, na corte dos Médicis. Foi Caterina de’ Medici a levar o conhecimento de perfumes para a corte francesa quando em 1533 se casou com Henrique II.

 

Officina di Santa Maria Novella – Colonia Acqua di Santa Maria Novella (70 euros)

Em Florença encontramos diversas perfumarias que vendem marcas internacionais, mas meu destaque vai para duas lojas locais que produzem suas fragrâncias artesanalmente em Florença. A Officina di Santa Maria Novella (Via della Scala 16) tem tradição centenária, aberta ao público em 1612 pelos freis dominicanos da igreja vizinha de mesmo nome. Se procura um perfume mais exclusivo, procure pela boutique de Sileno Cheloni (Via San Nicolò 72r) uma loja que esbanja elegância e qualidade!

Perfume “Sangue Blu” de Sileno Cheloni (190 euros)

Papelaria

Papel marmorizado, xilografia, litografia, encadernação, todas técnicas antiguíssimas ainda feitas rigorosamente a mão em Florença. Não tem como não se encantar com os artigos da loja Il Papiro (Via de’ Guiciardini 47 / Piazza Duomo 24r / Via Cavour 49r / Lungarno Acciaiuoli 42), aberta em 1976 por dois amigos fiorentinos apaixonados pelo trabalho manual. Cadernos, diários, agendas, acessórios de escrivaninha e outros artigos em carta feitos artesanalmente com técnicas antigas.

Il Papiro – caderno com capa Florença (21-27 euros)

Um approach mais contemporâneo tem a loja And Company (Via Maggio 51r), com uma linha de papelaria, gráfica e lettering mais modernos, criação de Betti Soldi. Completa a loja artigos selecionados pelo sócio de móveis e objetos antigos repaginados.

And Company – conjunto de xícara Florença – 20 euros

Couro

O trabalho com o couro é uma tradição em Florença que vêm deste a Idade Média! O bairro onde esta atividade mais se desenvolveu é Santa Croce, onde até hoje encontramos diversas lojas que vendem casacos, bolsas e outros acessórios em couro. Uma loja onde a qualidade do material e da mão-de-obra é garantido, fica dentro da Igreja de Santa Croce, nos antigos dormitórios dos freis franciscanos. A Scuola dei Cuoio foi fundada após a Segunda Guerra Mundial para ensinar um ofícios aos órfãos da guerra. Ainda hoje é uma escola conceituada e de referência internacional com loja aberta ao público.

Scuola del Cuoio em Santa Croce, Florença

Outras duas lojas onde é possível comprar artigos em couro feitos com pele italiana e qualidade handmade-in-Italy: Benheart (Via della Vigna Nuova 97r) e Quoio (Via dei Serragli 69r). Por serem artigos feitos artesanalmente, em alguns casos é possível personalizar com suas iniciais/nome ou mesmo encomendar peças sob medida.

Quoio Firenze – bracelete de couro de touro – 40 euros

Design

Uma loja onde tudo é feito de papel lavável e impermeável (!!!)… esta é a Uashmama (Borgo San Jacopo 30r), um design e material exclusivo desenvolvido pela família Marconi e produzido na Toscana. Artigos para casa, jardim, acessórios e bolsas. Amo tudo nesta loja!

Uashmama – Lunch Bag – 58 euros

Mario Luca Giusti é um designer fiorentino que desenvolveu uma linha de objetos para a casa feitos com um acrílico especial. Ao olhar a sua vitrine colorida a impressão é que trata-se de cristal! A sua leveza permite levar facilmente na mala uma das suas criações!

Mario Luca Giusti – Plutone Oro (56 euros)

Vinho e Gastronomia

Se o presenteado é um apaixonado por vinho ou aspirante chef nas horas vagas, com certeza irá amar os produtos tradicionais da Toscana. Em Florença, não faltam opções de escolha: Procacci (Via Tornabuoni 64r), é um alimentar de luxo especializado em produtos trufados; Banca Perini (Mercado Central, térreo) possui uma grande variedade de queijos salames, presuntos cortados na hora e embalados à vácuo para viagem; Enoteca Millesimi (Borgo Tegolaio 33r), possui uma vasta escolha de safras de vinhos e é um parceiro do Viva Toscana! Seguidores tem desconto nestes três kits que montei junto deles! Assim vocês tem as minhas dicas!:

Chocolate e Doces

E por falar em gastronomia… já provou a marca Vestri (Borgo degli Albizi, 11r)? São chocolates produzidos em Arezzo pela mesma família desde 1960! Tradição e busca pela qualidade do ingrediente principal, o cacau, que vem das Ilhas do Caribe e elaborados em Arezzo. Outro grande diferencial da marca é a beleza das embalagens, em uma proposta moderna e divertida!

Chocolates Vestri – barra de chocolate com Gelsomino – 5,90 euros

Brinquedos em Madeira

O Pinocchio está por toda parte da Itália, mas sua “terra natal” é na Florença da segunda metade de 1800. Carlo Collodi è o autor das “Aventuras de Pinocchio”, o livro infantil mais traduzido no mundo! Por isto, não tem lugar mais indicado para comprar uma marionete ou um boneco de madeira do que aqui! A família Bartolucci (Via della Condotta 12 / Borgo de’ Greci 11r) tem tradição no trabalho em madeira desde 1936. Utiliza somente madeira italiana certificada para a realização dos brinquedos feitos a mão na Itália.

…muito mais!

Neste artigo apresentei à vocês algumas lojas que mais gosto em Florença! Se você o hand made, não deixe de explorar todas as ruas do Oltrarno, o bairro dos artesãos, artistas e restauradores de Florença. 😉

Booking.com

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 comentários

  1. Foi um achado durante estes dias!!!
    Como descendente de italianos, fico muito feliz de conhecer mais da Itália através de vc!

  2. Sandra Marcoscomentou

    Você, como sempre, arrasando nas dicas e sugestões de Firenze/Toscana. Grazieee.

  3. Maria Inês Interlandicomentou

    Adorei as sugestões. Na verdade estar aí, já é um presente.

    1. Oi, Maria Inês! Verdade, estar aqui é um presente! Um beijo para você e boas festas!!!

  4. Antonio Barbancomentou

    Muito bom informações sempre úteis p os turistas. Bom dia

    1. Oi, Toninho!!! Torcendo para ver vocês de novo por aqui!!! Um bjo grande para todos da família e boas festas!!!