3 Receitas Fáceis com Trufas

Você sabe o que são trufas? Não estou falando de bombons de chocolate! rs… Aqui na Itália elas são chamadas de tartufo, um fungo que cresce embaixo da terra, próximo às raízes das árvores entre outono e inverno. Para encontrá-las é necessária a ajuda de cães treinados que com o faro localizam este precioso ingrediente gastronômico, um dos mais caros do mundo! É um sabor muito peculiar, gosto e aroma inconfundível, ame-o ou odeie-o (embora esta última opção na minha opinião é impossível!).

Mel Trufado (Miele Tartufato)

O mel trufado é um delicioso acompanhamento para queijos. Combinação perfeita com o queijo pecorino, por exemplo! #adoro Você encontra facilmente para comprar em empórios e supermercados o mel aromatizado ao tartufo, mas nem todos vêm com pedaços de tartufo de verdade, e quando vem, é muito mais caro. Dica: compre o aromatizado e enriqueça-o com lascas de tartufo de verdade! Não tem mistério! É só cortar e dividir entre os potinhos! A trufa que compramos tinha por volta de 15 gramas e usamos ela toda em 4 potinhos de mel.

Ovo frito com Trufa

Pode parecer tão trivial, mas esta é uma das melhores combinações com trufa! Em uma frigideira pequena, frite em azeite de oliva extravirgem 2 ovos inteiros. Tempere com sal à gosto. Sirva no prato com lascas de trufas. Feito! Podemos dizer que esta receita é tão fácil quanto fritar um ovo, literalmente!

Tagliolini con Trufa

Também não tem mistério. Ferva a água com sal e um caldo de legumes para cozinhar o macarrão (de preferência massa fresca). À parte, em uma frigideira grande de bordas altas, fogo baixo, derreta aproximadamente 50g de manteiga com sal (cuidado para não queimar a manteiga), junte a massa e misture bem. Sirva no prato raso com um azeite trufado em abundância e lascas de trufa fresca. São necessárias cerca de 4-5 gramas de trufa para cada prato. E não se esqueça: nada de queijo por cima!!!
Tagliolini al tartufo passo-a-passo
Buon Appetito! 😉

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Amei são bem diferentes essas receitas de trufas

  2. Celia Pegoraro de Carvalhocomentou

    Oi Babi, acompanho vc no Instagram e amo tudo, meu sonho conhecer a Itália!
    Mas o motivo desse contato é que achei na minha cidade de Campinas, tabletes de caldo de tartufo no que vc me sugeri usar! Obrigada ???

    1. Oi, Célia! Nossa, caldo de trufas?!? Interessante! Bom, tem que ver se não fica muito enjoativo, mas você pode, por exemplo, usar para fazer um risotto! Em vez de usar caldo de legumes, usa esse caldo especial! Depois me conta! Bjos!