Procacci – Meu Lugar Queridinho em Florença!

Neste artigo conto para vocês sobre um dos meus lugares preferidos de Firenze! Esta é uma dica 2 em 1! Um local para ir no fim de tarde degustar um (ou mais) copos de vinho acompanhado de sanduichinhos trufados e onde comprar produtos gastronômicos de primeira linha! A Procacci é uma enoteca e mercearia de luxo especializada em tartufo (Trufa), localizado em um dos endereços mais exclusivos de Firenze, a Via Tornabuoni, onde se encontram as grifes internacionais.
procacci-03

A Procacci nasce em 1885 como um “alimentare di lusso”, comprada há alguns anos pela tradicional Família Antinori, produtores de vinho desde o século XIV, um dos maiores da Itália. Na enoteca é possível encontrar todas as etiquetas da Cantina Antinori, e degustar uma taça a preços realmente convenientes, de 5 à 10 euros. Para acompanhar, panini tartufati com recheios diversos que são simplesmente deliciosos! Você vai querer provar um de cada tipo! O meu preferido é o brie com geléia de peperoni ou foisgras com trufa. Outro dia provei a versão doce, com creme de chocolate trufado… hummm… para comer rezando!
Vinhos tintos e brancos da Cantina Antinori, preços por taça. Meus preferidos são o La Bracesca (Nobile di Montepulciano), e Cervaro della Sala.
Vinhos tintos e brancos da Cantina Antinori, preços por taça.
Meus preferidos são o La Bracesca (Nobile di Montepulciano), e Cervaro della Sala.
procacci-04
Os paninos trufados custam de 1,50 à 2,20 euros.
Os paninos trufados custam de 1,50 à 2,20 euros.

Além de vinhos e panini maravilhosos, a Procacci também é uma mercearia de luxo com produtos trufados. A trufa é um fungo que cresce espontaneamente próximo às raízes das árvores entre outono e inverno. Para encontrá-lo é necessário a ajuda de cães treinados que localizam as trufas pelo faro. Existem três variedades de tartufo: bianco, nero e bianchetto, em ordem de qualidade. O mais raro é o bianco, um dos alimentos mais caros do mundo ao lado do zaferano (açafrão) que pode chegar a custar 4,00 euros a grama. Na Procacci é possível comprar a trufa fresca, desidratada ou processada em diversos produtos, como no mel, azeite, risotto, massa, sal e muitas outras formas.

procacci-05

procacci-06

Se quiser levar para o Brasil a trufa fresca, peça para a moça colocar a vácuo (sotto vuoto). Conserve-a sempre na geladeira até o último momento de colocar na mala. Não deixe de comprar também o azeite trufado! Com estes dois ingredientes você pode realizar uma deliciosa massa, com uma receita super fácil que não exigem nem um pouco de habilidade com o fogão! Já ensinei aqui no Viva Toscana, veja a receita [aqui].

Um agradecimento especial à Malhas Kaster do Rio Grande do Sul que me presenteou com este lindo e confortável vestido de lã da nova coleção outono/inverno! Grazie mille! ;)
Um agradecimento especial à Malhas Kaster do Rio Grande do Sul que me presenteou com este lindo e confortável vestido de lã da nova coleção outono/inverno! Grazie mille! 😉

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Que bela sugestão!!
    Gostaria de saber o que podmeos fazer em Firenze em pleno domingo?

  2. Anônimocomentou

    Maravilha! Melhor condimento do mundo, azeite trufado! Na pizza então…!
    Obrigada pela dica, Babi.
    Claudia Moura

  3. Olá, Sueli! No domingo o comércio, restaurantes e os museus funcionam normalmente! Segunda feira algumas lojas fecham de manhã e muitos museus estão fechados. Abraços e obrigada pela visita!