Stagion Bona – Festa Medieval no Chianti

Os italianos sabem como preservar e valorizar a sua história e tradição. São orgulhosos delas! Ao longo do ano acontecem diversas festas com a reconstrução de eventos históricos ou religiosos com desfiles em trajes renascentistas, bandas e jogos de bandeiras! Adoro acompanhar estes eventos e já assisti diversas vezes à todas as festas de Florença! Em Panzano in Chianti, foi a minha primeira vez na Festa della Stagion Bona e, definitivamente, ela entrou para meu calendário de eventos imperdíveis da Toscana!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_02

A Stagion Bona acontece no dia da Liberazione, em 25 de Abril, feriado nacional que comemora o fim do governo fascista de Mussolini e da ocupação nazista alemã na Itália. A programação intensa e variada começa de tarde com desfile histórico, teatro, baile medieval e combate de espadas, e se estende até altas horas com Dj e show de fogos de artifício!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_00

Às 16 horas o desfile histórico parte de Panzano baixa em direção à Panzano alta. Participam cerca de 100 figurantes vestidos à moda medieval que representam nobres, cavaleiros, camponeses, padres e músicos. Por último, segue uma charrete puxada por bois, onde o carrasco arrasta o prisioneiro acorrentado que passará por julgamento em praça pública.

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_03

Cortejo histórico subindo em direção à Panzano alta.
Cortejo histórico subindo em direção à Panzano alta.

Esta é a parte principal do evento, a representação teatral que relembra a briga entre as famílias feudais dos Gherardini, senhores do Castelo de Montagliare e aliados de Siena, contra os Firidolfi, senhores do Castelo de Panzano e aliados de Florença. Carlo de’ Gherardini foi acusado por Luca de’ Firidolfi de assassinar o seu irmão Antonio. Depois de mais de 4 anos de fuga, finalmente, em 1346, Carlo foi capturado e trazido para julgamento em Panzano, onde foi declarado culpado e condenado a morte por enforcamento.

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_14

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_15

A cena do julgamento é representada por um grupo de atores de Panzano com muita dramaticidade! Não falta a fala da acusa, da defesa, pedido de piedade e gritos da população pedindo que a justiça seja feita. A encenação do enforcamento é muito bem feita!!! Todos os moradores de Panzano, crianças e idosos, participam da organização da festa. Se vê nos detalhes que tudo foi feito com carinho e atenção! Estão de parabéns!!!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_18

Depois do teatro, abre-se espaço na praça de Panzano alta para a apresentação dos sbandieratori com os jogos de bandeiras. Segue o baile medieval das damas e um combate de espadas de cavaleiros!

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_17

Stagion_Buona_Panzano_Chianti_22

A programação retoma às 23 horas com a queima de fogos de artifício na Conca d’Oro, o vale cultivado de vinhas de uvas Sangiovese e oliveiras, e segue a festa com dj na praça de Panzano alta. Para assistir ao show de fogos, aconselho reservar uma mesa no restaurante Il Vescovino que possui um terraço com vista panorâmica para o vale.

Como Chegar

Distância de Florença: 38Km – Distância de Siena: 40 Km

  • Em carro: pela strada Chiantigiana (SR222) ou pela Superstrada Fi-Si, saída Tavernelle. (50 minutos)
  • Em ônibus de Florença: linha 365 da Busita – 4,50 euros (1 hora)

Onde Comer

  • Almoço: Antica Macelleria Cecchini – 50 euros/pessoa – Neste dia o Dario Cecchini oferece somente o menu completo da Officina della Bistecca, com uma sequência de 5 tipos de carne, entre elas a famosa bistecca alla fiorentina, acompanhada de legumes e muito vinho. Reserva obrigatória e com antecedência.
  • Jantar: Il Vescovino – 25-45 euros/pessoa – Restaurante tradicional italiano localizado em Panzano alta e terraço com vista panorâmica para a Conca d’Oro. Reserva aconselhável.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comentários

  1. Joseli Capussoni Campos de Oliveiracomentou

    Olá Babi!
    Adoro te seguir.
    Irei novamente para a Itália, irei com minha filha e a minha cunhada. Estaremos para Firenze no dia 29/06 até o dia 03/07.
    Eu estava vendo uma excursão para Siena e San Gimignano, provavelmente para o dia 01/07.
    Verifiquei que o Palio será nos dias: 30/06, 01 e 02/07.
    Acho que esses dias devem ser legais, mas a cidade fica muito cheia. Pensei em irmos até lá no dia 03/07, mas com a excursão demora 11 horas, nesse dia vamos no início da noite para Romas, nao seria possível.
    Você faz esse tipo de passeio? Mas que fosse de meio período?
    Por favor, me informe.
    Obrigada
    Bj
    Joseli

    1. Oi, Joseli! Fico feliz em saber que curte o Viva Toscana! 🙂 Sim, também faço passeios para Siena! O período do Paio é lindo!!! Vale mito à pena viver esta experiência! Te envio um email de contato! Bjos