Viajar para a Toscana no Inverno

Se você escolheu viajar à Toscana durante o Inverno, este artigo será muito útil para planejar suas férias, organizar a bagagem e programas imperdíveis enquanto estiver aqui! O Inverno na Itália inicia dia 22 de Dezembro e termina no dia 21 de Março.

Temperatura e Chuvas

Ultimamente é sempre mais complicado prever como será uma estação do ano. Me baseio em dados estatísticos, mas lembro que a metereologia italiana, assim como a brasileira, não é uma ciência exata! ;D Por isso, o melhor a se fazer é uma semana antes da viagem consultar o site www.ilmeteo.it para saber a previsão do tempo na sua cidade de destino.

O inverno na Toscana registra temperaturas baixas, claro, mas se comparada à outras cidades Europeias, não se trata de um frio tão rigoroso. As médias das temperatura durante o Inverno são: entre 1°C e 10°C em Janeiro, entre 3°C e 12°C em Fevereiro, entre 5°C e 15°C em Março. Não é comum nevar em Florença ou Toscana, mas pode acontecer, e tenha em mente que durante Janeiro os termômetros podem marcar temperaturas abaixo do 0°C.

Montepulciano em 2018

Ao contrario do que se possa imaginar, não é a estação do ano mais chuvosa. As estatísticas mostram: 73mm em Janeiro, 69mm em Fevereiro e 80mm em Março. A média anual da Toscana é de 76mm, sendo que o mês de maior seca é Julho (40mm) e de maior chuva é Novembro (111mm).

Para dados específicos de cada Província da Toscana, convido vocês a visitarem o site que usei como fonte: Il Meteo

O que colocar na mala

Basicamente todo tipo de roupa e acessório para o frio, como calças, camisetas e blusas de manga cumprida, malhas de lã ou cashmere, luvas, cachecol e gorro ou chapéu. Eu aconselho levar blusas do estilo “segunda pele” que são justas no corpo e feitas de material térmico. No Brasil você encontra na Decathlon, se não, chegando na Itália, procure pelas lojas Intimissimi ou Tezenis que são uma ótima opção!

Não aconselho viajar com casacos de lã, pois são pesados e não resistem bem à umidade do período. A melhor opção são os “piumino”, casacos semi-impermeáveis (ou impermeáveis) com enchimento de plumas sintéticas ou naturais. São funcionais na proteção do frio, chuva e vento e além de tudo leves para carregar o dia inteiro e na mala da viagem!

Vantagens e Desvantagens

As principais vantagens de viajar durante o Inverno são encontrar as cidades menos cheias e, por consequência, as atrações estão mais vazias e o valor das estadias em hotéis e aluguel de carros serem mais baixos (não considerar o período entre Natal e Ano Novo); até início de janeiro as cidades estão decoradas com as luzes de Natal, em um clima mágico, cheio de mercadinhos!

Pienza em 2018

As principais desvantagens de viajar durante o Inverno são o tempo de luz natural reduzida, poiso o pôr-do-sol acontece cedo, entre 16:30 e 17:00; algumas lojas e restaurantes das cidades pequenas fecham nestes meses frios pela falta de turismo; a bagagem é mais pesada e volumosa pelas roupas invernais.

Eventos de Inverno

Esta é uma época repleta de eventos ligados ao Natal e Ano Novo. Em Florença, por exemplo, são organizados diversos shows de música em diferentes praças! Destaco também os seguintes eventos abaixo. Para saber mais, entre nos links indicados:

Janeiro: Cavalcata dei Magi (dia 6, Florença), Pitti Immagine (Florença),

Fevereiro: Carnaval de Viareggio

Março: Ano Novo Fiorentino (dia 25, Florença),

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.