Parque de Esculturas do Chianti

Há séculos homem e Natureza vivem em perfeita simbiose no Chianti, área da Toscana internacionalmente conhecida pela produção de um dos melhores vinhos tintos italianos. Mas hoje iremos descobrir um Chianti diferente… onde a natureza chama e a arte responde!

“The Keel”, Kemal Tufan (Tuquia)

O Parque de Esculturas do Chianti é uma grande área verde com 13 hectares de bosque que abriga uma mostra permanente de instalações de arte contemporânea. São 26 obras distribuídas em cerca de 1 quilômetro de percurso.

As obras foram realizadas por diversos artistas contemporâneos que provém de 19 países dos 5 continentes. São obras “site specific”, ou seja, contextualizadas na sua colocação. Os artistas as criaram após visitar e conhecer o bosque e elaboraram suas obras especialmente para serem colocadas em determinada posição, considerando a luz, os aromas, os sons e cores ao seu redor, de forma integrada com a natureza.

“The Bridge”, Johannes Pfeiffer (Alemanha)

O Parque de Esculturas do Chianti foi inaugurado em 2004 pelo casal de apaixonados por arte Piero e Rosalba Giadrossi. Na década de 90 esta área era ocupada por um criador de javali e após 4 anos de reforma pode ser aberto ao público.

Pievasciata – Burgo de Arte Contemporânea

Pievasciata é o nome da cidadezinha medieval mais próxima ao parque, há cerca de 10 Km do centro de Siena. Desde 2012 ela é uma espécie de extensão do Parque de Esculturas, com outras 11 instalações de arte contemporânea integradas na paisagem.

São principalmente artistas italianos que trabalharam com a colaboração de artesãos e manufaturas locais.

Informações Úteis

O Parque de Esculturas do Chianti está localizado no Comune de Castelnuovo Berardenda, a cerca de 10 km de distância do centro histórico de Siena (20 minutos). Estacionamento gratuito.

Horário de abertura: todos os dias à partir das 10:00, o horário de fechamento varia de acordo com as estações do ano.

Ingresso: 10 euros adulto / 5 euros menores de 16 anos.

App ChiantiPark: aconselho baixar no celular ou tablet o aplicativo oficial do parque para tornar a visita mais informativa. Versão Android e iOS

É possível o acesso com cadeira de rodas ou carrinho de bebê. Inclinação máxima de 20%.

Loja MoMA: no parque fica a única loja da Toscana com objetos de design MoMa.

Mais informações no site oficial: https://www.chiantisculpturepark.it/

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. Regina Gigliocomentou

    Cara amica buongiorno, amei o teu site com explicações bem completas e fotos a nos tirar o fôlego que nos incitam verdadeiramente a visitar este lindo pais, estou na França jà fui duas vezes a Italia visitei Roma Veneza Verona Rovigo
    e Tracenta, mas me falta ainda muito a ver e a proxima serà Toscana, ai te convido a um buonissimo café si Dio voglia!
    Tanti auguri de felicità!

    1. Ciao, Regina!!! Che bello! Grazie! Espero que você possa retornar a Bella Italia em breve! Un abbraccio!

      1. Reginacomentou

        Espero sim e que seja em breve! Porte-se com tua familia e continue nos regalando com seus posts jà sou fã de carteirinha Abços