Stibbert, o museu mais eclético de Florença

Este museu é um dos tantos tesouros incríveis de Florença que são desconhecidos pelo grande público. Se você procura por um itinerário alternativo na cidade – longe das filas e da confusão de turistas -, tenho certeza que irá se encantar por este museu, assim como eu!

Sala della Cavalcata – Museo stibbert

O Stibbert é um museu que reúne a coleção privada de Frederick Stibbert, rico inglês que viveu em Florença no século 19. Ele é conhecido principalmente pelas armas e armaduras históricas, mas oferece muito mais atrações para todos os gostos! Um museu perfeito para a família!

Quem foi Frederick Stibbert

Filho do quinto homem mais rico de Florença da sua época, Stibert nasceu em Florença em 1838. Seu pai era o coronel inglês Thomas Stibbert e sua mãe Giulia era uma toscana de origens humildes. O pai de Frederick foi um dos tantos ingleses que decidiu se mudar para Florença durante o século 19 devido ao clima agradável, a liberdade de vínculos sociais e a boa receptividade dos fiorentinos.

Escritório Pessoal de Frederick Stibbert

Frederick herdou do pai a fortuna de família que o avô Giles havia construído quando foi enviado pela coroa britânica às Índias no século anterior. Viveu de renda, investimentos e pode portanto dedicar a sua vida àquilo que amava: viagens, estudo das artes e da história dos trajes civis e militares.

Quarto da mãe Giulia com afrescos originais de Luigi Ademolo

Ele foi um grande viajante. Conheceu diversos países da Europa. Os países mais distantes que visitou foram Estados Unidos e Russia. Frequentava a mais alta sociedade inglesa e, como muitos na época, havia a paixão pelo colecionismo.

A Florença na época de Frederick

Federick Stibbert presenciou grandes mudanças na cidade onde nasceu, Florença, e não só! Imagine que ele assistiu a unificação da Itália! Aliás, muito mais que isso, ele participou ativamente desta história. Em 1866 se uniu a Garibaldi na guerra de Trento, uma das batalhas cruciais na expulsão dos austríacos.

Em Florença, Stibbert viu a Família Lorena sair do poder do Grão-Ducado da Toscana que passou a ser unificada no Reino da Itália a partir de 1861 pela Família Savoia. Ele também assistiu Florença se tornar a capital da Itália em 1865 com todas as mudanças urbanísticas que a cidade sofreu neste período. Dentre elas, a mais chocante deve ter sido a demolição das muralhas medievais de 1300.

“il mio museo” – O Museu de Stibbert

Todos os objetos comprados por Frederick Stibbert durante as suas viagens eram reunidos na sua grande Villa na colina de Montughi, em Florença, onde vivia com sua mãe. O grande projeto de Frederick era de criar um museu educativo voltado principalmente a estimular os jovens pelo interesse da história dos trajes.

Trajes que Napoleão utilizou durante a sua coroação como Rei da Itália em 1805

Seu principal interesse era por armas e armaduras (principalmente japonesas), mas com o tempo a sua paixão se espalhou para outros objetos, como quadros, porcelana, tecidos, objetos de decoração, livros e ourivesaria.

Salas Japonesas – Museo Stibbert

Sua coleção de objetos foi organizada em salas da sua casa que foram decoradas em modo congruente ao conteúdo exposto. Obras, vestuário, objetos, móveis e afins se comunicam com o ambiente.

Assim sendo, nasce o grande salão medieval, a sala islâmica, a sala barroca, neoclassica, estilo império, a sala veneziana… É uma verdadeira viagem na história da decoração por diferentes mundos!

Sala Islâmica – Museo Stibbert

Na sua morte, em 1906, sem herdeiros diretos, Stibbert deixou a sua coleção de 50 mil objetos e a Villa Montughi (“Il mio museo”) de herança para a cidade de Florença.

O Museu Hoje

Embora o Museu Stibbert seja conhecido pelas suas armaduras medievais, a verdade é que este museu oferece muito mais atrações! Como diz o título deste artigo, é o museu mais “eclético” de Florença, não somente porque reúne diversos estilos, mas também no sentido que pode atender a visitantes com diferentes interesses.

Salão de Festas – Museo Stibbert

Eu acho um museu muito bacana para ser visitado em família! O modo cenográfico como Stibbert pensou o seu museu faz com que o visitante se sinta de fato em uma viagem no tempo! Qual criança não sonha com o mundo medieval dos cavaleiros?! 😀

Salão da Cavalgada – Museo Stibbert

Uma das característica deste museu que mais fascina é o fato de Stibbert ter recriado ambientes de diversos estilos e épocas. É um exemplo de museografia de 1800 única na cidade berço do Renascimento!

Sala Luis XV – Museo Stibbert

De fato, o Museu Stibbert é um museu muito diferente daquilo que estamos acostumados a ver, onde a obra-prima é a protagonista. Aqui absolutamente tudo é história, tudo é importante, cada quadro, objeto, móvel, vestuário…. e tudo é reunido de modo congruente com seu o tempo.

A Coleção Stibbert

São mais de 50 mil objetos distribuídos em 64 salas, dois andares, 5 mil metros quadrados. Compõe a coleção principalmente armas e armaduras antigas e arte aplicada, como porcelana, ourivesaria, livros, tecidos, leques…

Salas Japonesas – Museo Stibbert

Quase 16 mil artigos militares de várias épocas provenientes principalmente do centro da Europa, Meio Oriente e Japão.

  • Armaduras italianas, alemãs e francesa de 1500/1600/1700 para uso em guerra ou jogos;
  • armaduras do meio-oriente (Istambul) de 1500
  • armaduras indianas de 1500 e 1600
  • armaduras japonesas de 1568 a 1868: 95 armaduras completas, 200 elmos, 285 espadas, 880 tsuba
Sala da Malaquite – Museo Stibbert

O Museu também reúne uma importante coleção de retratos, inclusive dos Médicis, que eram um ótimo testemunho dos gostos da moda de cada época. Destaque para:

  • Madonna col Bambino, Sandro Botticelli
  • Retrato de Francesco I dos Médicis, Agnolo Bronzino, 1570
  • Ferdinando e Anna Maria Luisa com a babá, Justus Suttermans, 1670
  • Divertimento de Carnaval na casa de camponeses, Pieter Breughel o Jovem, 1616
  • Os Usurários, Marinus van Roymerswaele, 1550
  • Madalena, Alessandro Allori, 1590

Informações úteis

Horário de Abertura: segunda, terça e quarta, das 10:00 às 14:00 / quinta fechado / sexta, sábado e domingo, das 10:00 às 18:00

Dias de fechamento: 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 14-16 de agosto, 25 de Dezembro

Ingresso: 6 euros / 4 euros para até 12 anos (o Museu Stibbert está incluso no Firenze Card)

Tempo aconselhado de visita: 2 horas

Como chegar: Saindo da Estação Central de Trens de SMN, com a linha T1 da tramvia direção “Careggi”, parada “Muratori” e depois 1 Km a pé em subida. Ou saindo da Piazza San Marco com o ônibus 25 direção “Pratolino”, parada “La Pietra” e depois 1 Km a pé em descida.

Site oficial: www.museostibbert.it

Para visitar o Museu Stibbert na minha companhia como guia, entre em contato por email!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.