Val d’Orcia – A Toscana nos seus Sonhos!

Se você está a procura daquelas paisagens de colinas douradas com casas em pedra e filas de ciprestes, este é o lugar certo para dedicar ao menos um dia de passeio! A Val d’Orcia é um vale atravessado pelo rio Orcia, localizado ao sul de Siena, patrimônio ambiental, cultural e artístico da Unesco desde 2004. Sua beleza foi o cenário de diversos filmes como O Gladiador e O Paciente Inglês. Passeando pelas suas estradas tortuosas você irá reconhecer diversos “Cartões Postais” da Toscana!

Esta é a área de produção de importantes vinhos tintos, como o Brunello di Montalcino e o Nobile di Montepulciano. Além disto, também há produção de azeite e do famoso queijo Pecorino di Pienza. Mas não só de enogastronomia é feita a Val d’Orcia… Também é uma terra de forte caráter religioso. Aqui ficam duas Abadias que valem uma visita, a Abadia de Sant’Antimo e a Abadia de Monte Oliveto Maggiore.

Abadia de Sant’Antimo

Durante o seu dia de passeio por esta encantadora região da Toscana, escolha dois ou três vilarejos para incluir no seu itinerário:

Montalcino

Esta é a “capital” de um dos vinhos tintos mais importantes da Itália, o já citado Brunello di Montalcino! Caso não consiga visitar uma das vinícolas produtoras (a reserva é sempre obrigatória), não faltam opções de enotecas na cidade onde provar o Rosso e o Brunello di Montalcino, além do vinho de sobremesa Moscadello di Montalcino. A maior delas fica dentro da Fortaleza Medieval, um dos edifícios mais característicos de Montalcino, onde é possível (à pagamento) caminhar pela sua muralha. Saiba mais sobre Montalcino aqui!

Piazza del Popolo, Montalcino

Montepulciano

Montepulciano fica no alto de uma colina a cerca de 600 metros, na divisão leste da Val d’Orcia com a Valdichiana. Possui uma longa história que inicia com os etruscos no século 4 a.C. e atingiu seu ápice em época renascentista. Ainda conserva belos exemplos de arquitetura da época e o mais emblemático deles é, sem dúvidas, o Templo de San Biagio, projetado pelo Arquiteto Antonio da Sangalo. Hoje é famosa pela produção do vinho Nobile di Montepulciano.

Piazza Grande em Montepulciano

Pienza

Embora ainda mantenha muito da sua formação medieval, Pienza é conhecida pela reforma urbanística feita em meados do século 15 se tornando a primeira cidade ideal renascentista. Fazem parte deste projeto a praça central e os edifícios ao seu redor, todos obras de Bernardo Rossellino. Na cidade, além do comércio de artesanato, também é possível degustar e comprar os deliciosos queijos pecorino, feitos com leite de ovelha nas mais variadas versões e pontos de maturação.

San Quirico d’Orcia

Este é um pequeno vilarejo medieval de cerca 2 mil habitantes, ainda protegido pela muralha do século 13. Não deixe de visitar o Horti Leonini, um jardim público renascentista do século 16 que preserva seu desenho original.

San Quirico d’Orcia

Monticchiello

Um típico burgo medieval a cerca de 500 metros de altitude que conta com pouco mais de 200 habitantes! O programa aqui é se encantar com cada cantinho florido, curtir a paisagem panorâmica, fazer fotos e visitar as poucas lojas que abrem somente em alta temporada (abril-outubro).

Monticchiello
 
Booking.com

Como Chegar

Este é um passeio onde ter um meio de locomoção próprio é obrigatório. Por aqui não passam linhas de trem e o serviço de ônibus é bem limitado. O ideal é ter como ponto de partida um hotel localizado na própria região da Val d’Orcia ou mesmo em Siena. Também é possível sair de Florença, mas a viagem até chegar nesta área será um pouco mais longa, cerca de 1h30.

Paisagem do filme “O Gladiador”

Workshop de Fotografia

Já havia visitado a Val d’Orcia algumas vezes, quando realizei um dos meus sonhos! Fazer um passeio fotográfico ao lado de um fotógrafo profissional! Fui levada aos melhores pontos para fotografar a belíssima Val d’Orcia, descobrir as paisagens dos cartões postais e dos sets de filmagem do cinema! A empatia com o fotógrafo Andrea Rontini foi tanta que se tornou um parceiro do Viva Toscana. O Andrea organiza passeios fotográficos não somente pela Val d’Orcia, mas também pelo Val d’Arbia e Chianti. Se você é um apaixonado por fotografia e pelas belas paisagens da Toscana, este é o passeio ideal para você! Saiba mais sobre o Workshop de Fotografia na Toscana aqui!

Workshop de Fotografia na Val d’Orcia

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 comentários

  1. Isabellacomentou

    Ola, adorei o post!! Queria saber se você tem indicação para um local onde se faça casamento intimo, exemplo só os noivos e o celebrante!! Com uma dessas vistas maravilhosas!! Na Val d’Orcia é permitido? Obrigada

    1. Oi, Isabela! Eu te aconselho procurar por uma Wedding Planner!!! Elas sabem tudo a respeito! 😉

  2. MARIA GABRIELA GALLOcomentou

    estou pensando em em ficar 3 noites na toscana pode ser greve ou montalcino , turismo e visita o que vc me aconselha vc montaria com passeios e tudo oBRIGADA

    1. Oi, Maria! As duas cidades são lindas!!! È muito dificil escolher… Porém, se for ficar hospedada em Florença, Greve é mto pertinho, enquanto que montalcino é mais distante! Então, neste caso, ficaria em Montalcino!