Vinho e Música se Encontram na Toscana

Durante os meses quentes do ano acontece na Toscana a perfeita combinação dos festivais que juntam vinho à música. São noites perfeitas para escurar música clássica ou jazz sob o brilho das estrelas e degustar o que a Toscana sabe fazer de melhor: o vinho! Veja os principais eventos do ano e programe-se:

vinho-musica-toscana


Amiata Piano Festival

Junho à Agosto
São 12 concertos de música clássica e jazz ao longo de junho, julho e agosto divididos em 3 fases: Baccus, Euterpe e Dionisius. O festival é organizado pelo pianista italiano Maurizio Baglini, e acontece no Forum Fondazione Bertarelli di Poggi del Sasso (Cinigiano, Grosseto) circundado de vinhedos e oliveiras. Como não poderia faltar, no intervalo dos concertos será oferecido vinhos da Vinícola Colli Massari
amiata-piano-festival
fonte: www.amadusonline.net

Onde: Forum Fondazione Bertarelli, Grosseto
Ingresso: 15-20 euros

Melodia del Vino

Julho

Festival de música clássica que tem como palco vinícolas de toda a Toscana. A noite de estréia acontece na Tenuta Antinori al Bargino, próxima à Florença. Antes de cada concerto, é oferecido degustação dos vinhos e aperitivo com produtos típicos. Já participei diversos anos deste evento e escrevi sobre ele [aqui] e [aqui].

melodia-del-vino-03
Cantina Antinori Bargino

O festival iniciou em 2012, mas infelizmente este ano de 2016 não haverá programação. Esperamos que retomem ano que vem!

Site: www.melodiadelvino.it

Bolgheri Melody

Julho-Agosto

O palco da Arena Bolgheri já viu passar artistas de peso como Andrea Bocelli, Roberto Benigni e Fiorella Manoia  Na programação, não somente música, mas também dança e teatro de artistas nacionais e internacionais.

bolgheri-melody
fonte: www.intoscana.it

Ingresso: 10-40 euros

Para ver a programação completa de concertos, visite: https://www.facebook.com/Bolgheri-Melody-Official-Fan-Page-355184433899/events

Jazz & Wine in Montalcino

Meados de Julho
Um festival já consagrado desde 1997 realizado com a colaboração da Prefeitura de Montalcino junto da famosa vinícola Castello di Banfi e Jazz&Image de Roma. A abertura costuma ser no interno do Castello di Banfi, uma construção medieval, enquanto que os demais 5 dias de show se desenvolvem dentro da Fortaleza da cidade de Montalcino.

jazz-wine-montalcino
fonte: www.castellodibanfi.it

Onde: Fortezza di Montalcino
Ingresso: 10-20 euros

Site: www.montalcinojazzandwine.com

Montecarlo Jazz & Wine

Entre Julho e Agosto

O Festival acontece na praça Francesco Carrara de Montecarlo, uma cidade medieval da província de Lucca. São noites de música jazz e degustação de vinhos da região.

montecarlo-lucca-fortezza

Ingresso gratuito

Site: http://www.comune.montecarlo.lu.it/cgi-bin/read_news.cgi?id=1016

Bolgheri EnoJazzAmore

Setembro

São três noites (sexta, sábado e domingo) do primeiro  fim de semana do mês de Setembro. Em cada noite se apresentam quatro bandas em diferentes pontos da cidade. O ingresso para os shows é livre, a pagamento somente as degustações.

Onde: Bolgheri (Livorno)

Ingresso: 12 euros (incluso cálice de vinho e 3 degustações)
Para ver a programação completa de concertos, visite: www.bolgherijazz.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Cara Babi, gostaria que vc. postasse as atividades, eventos, festas de música e vinho, das cidades de Volterra e Montepulciano. Gostaria de saber para o ano de 2017, junho, julho e agosto, quando estarei na Toscana.
    Agradeço pela gentileza,
    Obrigado,
    José Antônio Porto de Oliveira.