Música Clássica e Degustação de Vinho em Vinícola

Esta semana fui pela segunda vez na abertura do Melodia del Vino que aconteceu na Cantina Antinori de Bargino, no Chianti Classico! O festival que chega à sua quarta edição em 2014 reúne música clássica e degustação de vinho nas principais cantinas da Toscana. Acho que não existe combinação mais perfeita que esta!!!

A Marchesi Antinori é uma das maiores, mais antigas e mais importantes produtoras de vinho do mundo. No território Italiano a Antinori têm 13 cantinas da Toscana, uma na Umbria – onde produz um dos meus vinhos brancos preferidos, o Cervaro della Sala -, uma cantina no sul da Itália e duas no norte.
A Cantina de Bargino (nome da cidadezinha próxima) fica no território de produção de um dos vinhos mais famosos da Toscana, o Chianti Classico. Alí são produzidos as etiquetas PèppoliMarchesi Antinori Chianti Classico Reserva e Villa Antinori Chianti Classico Reserva.
Nós degustamos o vinho Scabrezza 2012 Toscana IGT (pinot blanc e pinot grigio).
O vinho tinto de degustação era o Pèppoli Chianti Classico DOCG (Sangiovese, Merlot e Syrah), mas este vinho da foto é oooooutra coisa muita melhor, rs, é um Tignanello (Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc).
Thais Ferrari, Babi Campanaro. Duda Martini
Me acompanharam as minhas amigas Thais Ferrari, vestindo um modelito desenhado e realizado pelas suas mãozinhas mágicas, e Duda Martini, produtora de moda que veio nos visitar nas suas férias!
O evento inicia com uma visita guiada à cantina, uma das obras arquitetônicas mais maravilhosas que já vi!!! Os Antinori pediram ao arquiteto Marco Casamonte que ele projetasse “um pedaço de paisagem”. O resultado é este edifício semi enterrado na colina que preserva o desenho da paisagem e além de tudo contribui para a economia energética, pois a temperatura no subsolo é a ideal para manter o vinho, logo, o sistema de ar-condicionado implantado nunca precisou ser acionado!
Nesta sala estão mais de mil barris de carvalho francês com capacidade para 225 litros. A parede é revestida com lastras de terracotta encaixadas umas às outras que ajudam a manter a temperatura constante.
No edifício foram utilizados basicamente 4 materiais: a terracotta, cerâmica que vem da vizinha cidade de Impruneta, o aço “cortente” que possui uma coloração ferrugem que remete à paisagem da região, o vidro que traz luz natural e integração dos ambientes e por fim o carvalho que é um reciclado dos barris de vinho que não são mais utilizáveis.
Nesta sala com 50 tonéis de aço inox ocorre a última fase de elaboração do vinho, quando os três tipos de uvas que até então estavam fermentando separadamente são misturados e repousam por mais alguns meses. Daqui sairão mais de um milhão de garrafas no próximo ano!
A visita se conclui com a área expositiva com quadros e outros objetos de arte ligados à família Antinori.
As divisórias entre os ambientes são feitas de vidro e estes módulos em terracotta de Impruneta que também servem de prateleiras para expor os produtos. Genial!
O Salvatore Ferragamo desenhou uma linha de lenços de seda especiais para a Cantina Antinori de Bargino. Em venda na loja por 320 euros.
Mas agora chega de arquitetura e arte e vamos ao buffet gastronômico de produtos típicos que acompanhava a degustação!!! Aliás, tudo de primeira qualidade!!!
Salame Toscano
Queijo pecorino (com leite de ovelha) acompanhada de geleias picantes. 
Crostini, bruschetta, fetunta
Amei os arranjos de decoração da mesa! Frutas, legumes, girassol, caixas de vinho e rolhas de cortiça!

O concerto de piano e violino foram do francês Marc Laforet e do russo Sergej Krylov. Eu não sei dizer pra vocês o que era mais emocionante: a arquitetura fenomenal, a paisagem de babar com um entardecer mais lindo do mundo, a música que faz sonhar, ou o vinho que eleva todas essas belezas à 10° potência!!! 😀
O Festival Melodia del Vino dura cerca de um mês, de meados de Junho à meados de Julho, então programe-se para viver um dos momentos mais inesquecíveis durante a sua viagem à Toscana!
Saúde dos brasileiros na Itália!!!
Última informação: tudo isso custou apenas 22 euros por pessoa… Veja a programação no site: www.melodiadelvino.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Deve ser maravilhoso poder vivenciar uma tarde como esta. Saúde.