Principais cidades Toscanas

A Toscana é uma das metas mais procuradas da Itália, uma região que oferece um turismo a 360 graus: arte, arquitetura e cultura nas cidades de Florença, Siena e Pisa, gastronomia e vinho nas regiões do Chianti, Montalcino, Montepulciano e Bolgheri, além de muita beleza natural! O Viva Toscana desde 2010 escreve sobre esta maravilhosa região. Para saber mais sobre cada assunto, clique nos links abaixo.

val-dorcia-19

 

A Itália é dividida em 20 Regiões (correspondem aos nossos Estados) e cada Região tem a sua capital. A Região da Toscana está no centro da Itália e tem como capital Florença.

 

Mapa das Regiões da Itália

Uma segunda divisão territorial são as Províncias que abrangem diversas cidades. A Toscana é dividida em 10 Províncias: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara. Não confundir a província Florença com a cidade Florença!

Mapa das províncias da Região Toscana

Agora que entendemos a organização geográfica italiana, vamos às principais cidades da Toscana:

Capital da Região Toscana, Florença é chamada de “o berço do Renascimento”, onde viveram as mais brilhantes mentes deste movimento: Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Michelangelo, Dante Alighieri, Raffaello, Brunelleschi, entre outros. Como não poderia ser diferente, a cidade respira arte e cultura. Os campeões de visita são a Galeria Uffizi (o museu mais importante e visitado da Itália), Galeria Accademia (onde está o original do David de Michelangelo), o Duomo Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo e Basílica de Santa Croce, mas Florença tem uma atração artística infinita!
Ponte Vecchio, Florença
Ponte Vecchio, Florença
Quem nunca ouviu falar da Torre de Pisa, um dos símbolos da Itália? O que talvez você não saiba é que a famosa Torre fica em uma praça chamada Piazza dei Miracoli que abrange um complexo de três construções religiosas: a Catedral de Santa Maria Assunta, o Batistério, a Torre, que nada mais é do que o campanário. Além destes edifícios, tem o Campossanto, o cemitério monumental, e o Museu.
Piazza dei Miracoli, Pisa
Piazza dei Miracoli, Pisa

Siena

Cidade sobre uma colina que ainda preserva os muros medievais ao redor do centro histórico. Uma delícia passear pela ruas do comércio de Siena! O grande evento da cidade é o Palio de Siena, uma corrida de cavalos na praça principal que acontece duas vezes ao ano. As principais atrações são a Piazza del Campo (onde ocorre o Palio), Palazzo Pubblico e Museo Civico, Duomo de Siena.
duomo-siena
Duomo di Siena
Conhecida por ser a “cidade das 100 igrejas”, preserva a maior cinta murária renascentista do mundo com seus 4,2 Km de extensão! Principais atrações: Catedral de San Martino, Igreja de San Michele, Torre Ginigi e seu jardim suspenso, Palazzo Ducale, Torre delle Ore e Piazza dell’Anfiteatro

 

duomo-lucca
Duomo di Lucca
 
Conhecida como “A cidade das torres” ou ainda “a Manhatan Italiana” devido às suas 14 torres que resistiram aos séculos. De longe se vê no topo da colina a cidade murada e as torres que saltam dela. Cidade produtora do vinho branco Vernaccia e do zafferano (açafrão). Linda cidade que lhe oferece paisagens maravilhosas, boa gastronomia e artesanato típico!
san-gimignano
Piazza della Cisterna, San Gimignano

Arezzo

A cidade é famosa pelas inúmeras lojas de antiquariado. No primeiro fim de semana do mês a praça principal é ocupada pela Fiera Antiquaria que existe desde 1968. Aqui nasceram nomes famosos como Michelangelo, Francesco Petrarca, Piero della Francesca, Giorgio Vasari e o mais contemporâneo deles, Roberto Benigni. Aliás, na sua cidade foram gravadas algumas cenas da sua obra-prima “La Vita è Bella”.
Principais atrações: Anfiteatro Romano, Catedral dei Santi Pietro e Donato, Chiesa di San Francesco, Piazza Grande, Museu de Arte Medieval e Moderna.
piazza-grande
Piazza Grande, Arezzo

Volterra

A cidade já foi apresentada aqui no VivaToscana como “a cidade do alabastro“, um artesanato típico da região. Volterra é uma cidade medieval, cercada por muros do século XIII. Principais atrações: Palazzo e Piazza dei Priori, Catedral de Santa Maria, Fortezza Medicea.
Volterra
Volterra

Cortona

A cidade ficou conhecida após ser a locação do filme “Sob o Sol da Toscana”. Uma cidadezinha medieval encantadora, com suas construções em pedra e vielas estreitas. Principais atrações: Palazzo Comunale, Duomo di Santa Maria Assunta, Fortezza di Girifalco, Museo Diocesano, Eremo delle Celle e Tombas Etruscas.

palazzo-comunale-cortona
Palazzo Comunale de Cortona

 

Montepulciano e Montalcino

Duas cidades conhecidas pelos vinhos que produzem: Brunello e Rosso di Montalcino e o Nobile e Rosso di Montepulciano. As cidades oferecem inúmeras enotecas onde degustar e comprar garrafas de um dos melhores vinhos produzidos na Toscana.
la-rocca-di-montalcino
La Rocca di Montalcino
Montepulciano
Montepulciano
Conheça outras cidades da Toscana, leia também os artigos:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

113 comentários

  1. Maria Julieta da Costa Pintocomentou

    Vcs fazem viagens por estas cidades em grupos no mês de Maio?Eu e meu marido gostaríamos de participar

    1. Oi, MAria Julieta! Os passeios que organizo pela Toscana e Florença são todos privativos. Aqui no blog, na sessão ‘serviços turísticos” você encontra uma descrição detalhada. Para ter informação sobre disponibilidade e orçamento, é só preencher algum dos formulários que você encontra entre o descritivo dos serviços! Fico no aguardo do seu contato! Um abraço, Babi

  2. Pedro Monteiro Filhocomentou

    parabens muito bom
    resumido mas oferece uma boa nocao da regiao

  3. José Fernandes Morecomentou

    Boa noite. Bela apresentação da Toscana. Quando andei a região conheci Cutigliano e gostei muito, inclusive um teleférico que achei sensacional. Nunca vi esta localidade mencionada em um roteiro de passeio. Obrigado

    1. Oi, José! Realmente Cutigliano não é uma cidadezinha que costuma entrar no roteiro tradicional! Sabe que eu sempre passo perto, mas nunca parei?! Temos casa próximo a Abetone e Cutigliano fica no meio do caminho… A propósito, ali perto tem Fiumalbo que é sensacional!!! Fica esta dica para você da próxima vez que vier! 😉 Obrigada pelo comentário!