Normalmente a cúpula de uma igreja coincide com o cruzamento dos 4 baços em planta, mas no Duomo de Siena isto não acontece. No início de 1300 decidiram ampliar em extensão o coro (altar) da igreja e os dois transeptos laterais em largura, o que gerou a descentralização da cúpula que já estava pronta.
A fachada do Duomo foi realizada por duas mãos diferentes, e isto se nota claramente se olharmos ela com atenção. A parte inferior foi realizada no fim do século 13 por Giovanni Pisano, importante escultor e arquiteto de época românica, enquanto a parte superior foi realizada por Camaino di Crescentino no início do século 14, em pleno estilo gótico. Repare por exemplo que os dois elementos verticais laterais à rosácea não coincidem com a divisão dos três portais de entrada, ou ainda que a parte superior é muito mais decorada que a parte inferior.
Em 1339, quando a catedral estava praticamente pronta, foi decidido ampliar o Duomo de Siena. Firenze estava construindo àquela que se tornaria a maior catedral do mundo e Siena, cidade em plena prosperidade, não queria ficar atrás da sua principal rival. Decidiram então construir perpendicularmente ao corpo já erguido a nova nave central, de forma que a antiga catedral se tornasse o transepto na nova planta. Em 1348 a peste negra devastou quase metade da população de Siena, provocando uma forte crise econômica que fez a construção da Nova Catedral ser interrompida pela metade. O que vemos hoje na lateral da igreja é parte da ex-futura nova Catedral.
Toda a catedral de Siena é revertida externamente e internamente de mármore branco de Carrara e verde de Prato (que de longe parece preto…), uma referência às cores de Siena.
As 6 estátuas douradas sobre a cúpula representam os 6 santos protetores de Siena: Ansano, Savino, Crescenzio, Vittore, Caterina da Siena e Bernardino.
Uma das obras que mais chama atenção no interior do Duomo de Siena é o púlpito realizado em mármore entre 1265-1268 por Nicola Pisano. Ele é sustentado por 9 pilares e nos painéis superiores estão representados cenas da vida e paixão de Cristo, do nascimento até a crucificação.
Enea Silvio Piccolomini foi o segundo papa senese com o nome de Pio II entre 1458 e 1464. Conhecido por ser um papa humanista, um homem muito culto para a época. Este suntuoso espaço foi construído entre 1400 e 1500 pelo sobrinho de Pio II, em homenagem ao tio que já havia falecido, com o objetivo de abrigar a sua coleção de livros. As paredes são afrescadas com histórias da vida de Enea pelo artista Pinturicchio e o seu jovem ajudante Rafael Sanzio.
9. Duomo e o Palio
São Jerônimo de Bernini – São Pedro de Michelangelo – São João Batista de Donatello fonte: Wikipedia |
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Ótima reportagem….belíssimo o Duomo di Siena