10 Obras Imperdíveis do Giardino di Boboli

O Giardino di Boboli é o jardim do Palazzo Pitti, onde por quase 2 séculos morou a família Médici, grãos-duques da Toscana. Este é um belíssimo exemplo de Giardino alla italiana, projetado entre os séculos 16 e 17. São mais de 45 mil metros quadrados de jardins, fontes, lagos, grutas, esculturas e edifícios. Visitar esta estensa área exige sapatos confortáveis e disposição para caminhada também em desníveis. Veja o que não deixar de ver na sua visita ao jardim:

Giardino di Boboli

1. ANFITEATRO

É a parte mais antiga do jardim, projetada pelo Tribolo, o arquiteto inicial da obra. Ele ocupa a parte da colina que foi escavada para a retirada de pedras a serem utilizadas na construção do palácio. Tem um formato a ferro de cavalo com arquibancada, pois aqui eram realizadas representações teatrais.

Anfiteatro Giarino di Boboli

2. FONTE DO OCEANO

O lago artificial é decorado com escuturas de Giambologna. Ao centro, Netuno com aos pés a representação de 3 rios: Nilo, Gange e Eufrate. Nas laterais Andrômeda e Perseus. O lago artificial é atravessado por passarelas com vasos de limão.

Lago do Oceano

3. KAFFEEHAUS

Um pequeno edifício em estilo rococó construído em 1776 por Zanobi del Rosso durante o grão-ducado dos Lorena. Era o local onde a corte tomava café e chocolate quente, duas bebidas novidade para o tempo!

Kaffeehaus, Giardino di Boboli, florença

4. PEGASO

Esta escultura de 1865 feita por Aristodemo Costoli foi eleita como o símbolo da bandeira da Região Toscana.

Pesagus da Toscana

5. GROTTA DI MADAMA

Realizada por Bernardo Buontalenti em 1565, ano do casamento entre o Príncipe herdeiro Francesco de’ Medici e a filha do Imperador Austro-Húngaro Giovanna d’Austria. Também conhecida pelo nome de Gruta das Cabras, devido a quantidade de esculturas que representam este animal.

Grotta di Madama ou Gruta dos Capricornios

6. NETUNO

Neste grande lago artificial é recolhida toda a água de fonte para ser distribuída ao jardim. Ele foi construído entre 1777 e 1778 no lugar de um viveiro de pássaros. A escultura central que retrata o rei dos mares, Netuno, é de 1571 de Stoldo Lorenzi.

Lago do Netuno

7. BACCHINO

A fonte do “pequeno baco” retrata na verdade Nano Morgante, o anão mais famoso e popular da Corte de Cosimo I dos Médicis. Ele foi retratado também em pinturas e outras esculturas.

8. MITORAJ

É a escultura mais moderna de Boboli. Uma enorma cabeça de bronze feita pelo artista polonês Igor Mitoraj em 1998. A escultura fazia parte da exposição de 2002 do artista nos jardins.

9. GROTTA DEL BUONTALENTI

A maior gruta artificial do jardim foi feita entre 1583 e 1593 pelo Bernardo Buontalenti. São dois ambientes que recriam uma gruta. Paredes e tetos são decorados com afrescos de tema naturalistico feitos por Bernardino Poccetti Dentro ficam as 4 cópias dos Prisioneiros de Michelangelo (lembrando a sua original colocação), a fonte de Venus de Giambologna, a escultura de Paride e Helena de Vicenzo de Rossi.

Gruta do Buontalenti, Boboli

10 – OBELISCO EGIPCIO

O monumento mais antigo da Toscana (1.500 a.C.) chegou no jardim no séc. 18 vindo de Roma. Ele foi redescoberto em escavações de 1500 e comprado pela Família Medici que o posicionou na sua propriedade em Roma. O obelisco provém de Heliópolis no Egito e foi levado para Roma no século I d.C.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.