Encontro com Giani e…

Quando cheguei em Florença, lá em 2009, não planejava passar tantos anos vivendo na Itália ou mesmo escrever o Viva Toscana… também não poderia imaginar um dia fazer parte de um grupo tão fera da media social de Florença!  Bloggers italianos e estrangeiros que vivem, amam e escrevem sobre Florença em tantas línguas diferentes! O “Encontro com Giani” é uma oportunidade muito bacana de enrriquecer os nossos conhecimentos sobre a cidade que nós escolhemos para viver e poder passar à vocês informações de qualidade. Conto para vocês…

Foto Credit: Marcela Schneider

Quem é Eugenio Giani

Eugenio Giani é uma personalidade pública muito conhecida e respeitada em Florença. Historiador e político italiano, já publicou mais de 7 livros sobre Florença! Atualmente ele é o Presidente do Conselho Regional da Toscana e o Diretor do Museu Casa de Dante em Florença.

Os encontros com Eugenio Giani são organizados por Ksenia, blogger (Toscanissimi) e guia de turismo russa que vive em Florença há mais de 8 anos.

Giani e… Dante

O nosso primeiro encontro foi sobre Dante Alighieri, autor da obra-prima literária “A Divina Comédia”. Giani nos guiou pelo bairro de Florença onde no século 13 nasceu o grande poeta. À poucos passos do Museu Casa di Dante ficam outros edifícios importantes de época medieval ligados à vida de Dante, como a Torre Donati, Torre della Castagna, Palazzo Portinari, Chiesa di Santa Margherita e Cappella dei Buonomini. Foi uma viagem no tempo!

Encontro de bloggers com Eugenio Giani e Dante Alighieri

Ao final do passeio, fizemos um aperitivo de confraternização oferecido pelo Restaurante Buca San Giovanni na Praça Duomo. Este é um local histórico de Florença, aberto em 1882 no antigo edifício usado como sacrestia do Batistério de São João Batista.

Giani e… Michelangelo

Não poderia ter sido escolhido local melhor para falar sobre o grande mestre do Renascimento se não o Pizzale Michelangelo e sua magnífica vista para Florença! Esta praça panorâmica foi projetada no fim do século 19 por Giuseppe Poggi, no período que Florença foi capital da Itália (1865-71). Ao centro dela ficam as réplicas em bronze de 5 estátuas de Michelangelo: o Davi, Crepúsculo e Aurora, Dia e Noite.

Encontro de bloggers toscanos com Eugenio Giani e Michelangelo – foto: Ksenia

O edifício neoclassico em frente à praça também foi um projeto de Poggi e tinha inicialmente o objetivo de se tornar um museu dedicado à Michelangelo, com esculturas originais e cópias de outras que não se encontram em Florença. Hoje é um restaurante muito elegante, o La Loggia, que nos recepcionou com um delicioso jantar!

Restaurante La Loggia, Piazzale Michelangelo, Florença

Giani e… Lorenzo

O último encontro de 2018 foi dedicado ao personagem mais famoso e talvez mais importante da Família Medici: Lorenzo, o Magnífico! Lorenzo foi o maior incentivador e patrocinador das Artes no período do Renascimento. Ao redor dele giravam os principais nomes do período como Boticelli, Michelangelo, Giuliano da Sangallo, Filippino Lippi, Andrea del Verrochio entre outros.

Encontro con Eugenio Giano e Lorenzo o Magnifico no Palazzo Medici Riccardi

Nosso encontro com Giani foi justamente na casa de Lorenzo, Palazzo Medici-Riccardi, onde 4 gerações da família Medici viveram durante 1400. O ambiente mais importante do Palácio é a Cappella dei Magi com lindíssimos afrescos realizados por Benozzo Gozzoli em 1459. A decoração conta a viagem dos 3 reis magos até Belém, rica em detalhes e cores, com diversas homenagens à personalidade importantes da época, incluindo, claro, o retrato dos Médicis.

Nosso Aperitivo final foi na Ditta Artigianale, uma cafeteria muito conhecida em Florença pela qualidade e variedade de cafés servidos, dos mais tradicionais, como o verdeiro espresso italiano, aos mais inusitados, como o Café Brew (infuso de café gelado) além de drinks com café. O menu também oferece docinhos e salgados, almoço rápido e no fim de tarde, como não poderia faltar, o aperitivo! Os Cocktails são realmente deliciosos, com variada escolha entre os tradicionais e exclusivos da casa. Destaque para  seleção de Gin, com mais de 1.800 opções de combinação Gin tonic!

Ditta Artigianale – Via dello Sprone e Via dei Neri em Florença

Escutar os contos de Eugenio Giani sobre Florença é fascinante! Ele consegue descrever e interligar eventos e infomações de diversas épocas em um linha de raciocínio que somente quem relmente estudou à fundo e tem verdadeiro conhecimento pode fazer! É um verdadeiro privilégio poder participar à estes encontros!

Bloggers Participantes

Bloggers da Rússia – Ksenia @toscanissimi e Yulia @toscanafocus -, de Israel – @joysworld_ – da Itália – Massimo Aversa @massimoaversa.real , Veronica Brandi @veronicabrandi, Sara @sarasflorence, Gloria Mottini @gloriamottiniexperience, Sandra Panerai @sandrapanerai, Erika e Marco @coupleinflorence, Veronica Sorace @mysmallbigworld – e do Brasil – Eu @vivatoscana, Consuelo Blocker @consueloblocker, Marcela Schneider @hashtagitaly, Denia @grazieate.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.