As Cabras Cashmere de Nora

Quando falamos de Chianti, logo pensamos em vinho e gastronomia, mas desta vez mostro para vocês uma outra riqueza deste território da Toscana… O Chianti Cashmere é o primeiro e maior criador de cabras privado da Europa para produção de Cashmere! Uma criação que respeita o animal e o seu ambiente, guiada com amor pela incrível Nora!

Photo Credit: Veronica Sorace @mysmallbigworld_

Nora é a proprietária desta pequena fazenda nos arredores de Radda in Chianti. Americana de New York, desembarcou em Roma nos anos 70 para estudar História da Arte e, como muitas histórias de estrangeiras na Itália, o que a fez ficar foi o amor… o amor pelos animais! 😀 Na itália ela pode entrar em contato e trabalhar com aquilo que realmente gostava. Cursou Veterinária na Universidade de Pisa enquanto trabalhava com cavalos em uma hípica do Chianti, até finalmente ter o seu próprio terreno e iniciar a criação de cabras para a produção de Cashmere.

Esta pashmina que estou usando foi feita com o cashmere da cabra “Cappuccino”, que tem o pêlo naturalmente desta cor!

O cashmere é a parte mais fina, macia e sedosa que cresce no subpêlo das cabras durante os meses frios de inverno para mantê-las aquecidas. Com o chegar da primavera, é um bem para o animal remover esta pelugem com um processo manual e delicado de pentear.

A Nora possui cerca de 250 cabras que são protegidas por 12 cães pastores treinados da raça italiana Maremmano. Esta é a única maneira de proteger seus animais do seu predador, os lobos, sem utilizar cercas elétricas ou outros métodos que machuquem a fauna selvagem. Por este motivo, seus produtos recebem o certificado Wildlife Friendly.

A transformação da pelugem da cabra em fio e depois pashmina é feita inteiramente de modo artesanal e natural, sem o utilizo de produtos quimicos ou corantes artificiais, e por fim, a tecelagem é feita à mão. Esta preocupação pelo ambiente e sustentabilidade resulta em um produto de excelente qualidade!

Na loja própria da Nora podemos comprar as suas pashminas feitas com 100% cashmere, ótimas para se proteger no frio do inverno, ou echarpes misto 70% cashmere 30% seda que são perfeitas para o clima de meia estação! E quem tem habilidades manuais, pode comprar somente o fio de cashmere para realizar sua própria peça!

Photo Credit: Veronica Sorace @mysmallbigworld_

Visitar o Chianti Cashmere e conhecer a Nora e suas cabras é uma das possíveis etapas do Passeio Sabores do Chianti! Uma experiência sem dúvida inesquecível: chegar próximo aos animais, acareciá-los e alimentá-los, em meio à natureza pura e deslumbrante  que nos circunda, conversar com a Nora e conhecer melhor o processo de produção do Cashmere e seu estilo de vida. Para mais informações, entre em contato e peça orçamento especificando que gostaria de conhecer a Nora! Eu já touxe aqui a Consuelo Blocker e o grupo dos Tuscany Bloggers!

Tuscany Bloggers: Hashtag Italy, My Small Big World, Toscanissimi, Cople in Florence, Viva Toscana, Gloria Montini Experience, Grazie a Te e a nossa super Nora com o “Babbo Natale” e suas cabras!

Mas se você ainda não tem viagem programada para a Itália e gostaria de adquirir uma Pashmina da Nora, a boa notícia é que é possível comprar na loja on-line do Chianti Cashmere: https://shop.chianticashmere.com/

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário