6 Coisas que você não sabia sobre a Cúpula de Brunelleschi

Exatamente há 600 anos atrás, no dia 07 de Agosto de 1420, Filippo Brunelleschi iniciava a sua maior obra prima… a Cúpula da Catedral de Florença! Ela imediatamente virou o símbolo da cidade berço do Renascimento, que com “a sua sombra poderia cobrir todo o povo toscano”! Ao menos, assim a definiu o arquiteto Leon Batista Alberti ao vê-la pronta!

Filippo Brunelleschi é considerado o primeiro artista renascentista. Embora o conheçamos principalmente como o arquiteto da cúpula, do Ospedale degli Innocenti e das igrejas de San Lorenzo e Santo Spirito, na verdade ele começou a sua carreira como ourives! Isso mesmo!!! E te digo mais, uma de suas obras é considerada o marco do início do Renascimento!

Trata-se do painel em bronze que retrata o Sacrifício de Isaque. Ele foi feito para o Concurso de 1401 para a porta Norte do Batistério de Florença. Na época ele ganhou empatado a competição com Lorenzo Ghiberti, outro importante artista da época, que porém era mais velho, experiente e conhecido.

Booking.com

No fim, foi o Ghiberti a levar a melhor na encomenda da Porta em Bronze do Batistério e Brunelleschi, desapontado e enfurecido, resolveu dar um tempo de Florença e ir à Roma estudar a arte e a arquitetura antiga. Mal sabia ele que estes anos na Cidade Eterna foram decisivos para a realização da sua grande obra prima!!!

Para celebrar os 600 anos de aniversário da Cúpula de Brunelleschi, separei seis curiosidades, uma para cada século de vida, desta grandiosa obra arquitetônica!

  1. De Novo Você?!

Quando em 1418 foi aberto o concurso para a realização da cúpula da Catedral de Florença, novamente Brunelleschi se encontrou empatado com o Ghiberti!!! Mas desta vez ele queria de qualquer jeito ganhar o mérito exclusivo da obra, então, estudou uma estratégia… Se fingiu doente por 6 meses para ficar afastado do canteiro de obras e provar com isso que ele, e somente ele, sabia como de fato construir aquela que se tornaria a maior cúpula do mundo! Bravo, Brunelleschi!

2. Maior cúpula do mundo!

Até hoje, 600 anos depois, a Cúpula de Florença continua sendo a maior do mundo! São no total 116 metros de altura, 54 metros de diâmetro e peso de 29 mil toneladas!!! Em seguida, temos a cúpula do Vaticano, com 50 metros de diàmetro. Ela foi feita por Michelangelo no século 16 tendo como modelo a cúpula de Brunelleschi. Em terceiro, a “mãe” de todas as cúpulas, o Pantheon de Roma, que possui 43,3 metros de diâmetro. Foi graças ao estudo desta obra de grande engenharia e arquitetura romana do século 2 que Brunelleschi trouxe a solução para a sua cúpula!

3. Sequencia de Fibonacci

Você já deve ter ouvido falar do “seção aurea”, números que estão presentes em medidas da natureza e considerados belos e harmonicos. E se eu te disser que na Cúpula de Brunelleschi estão presentes diversos destes números áureos e que além do mais fazem parte da sequência de Fibonacci?!? 13 metros é a altura do tambor de apoio da cúpula, 21 metros é a altura da lanterna, 34 metros a altura média da cúpula, e 55 metros a altura que inicia a cúpula! Demais, não é mesmo?!

4. E se chover?

Inicialmente, Brunelleschi havia pensado em deixar o óculo da cúpula aberto, como no Pantheon. Mas em 1436, ao finalizá-la, chegou à conclusão que por questões estruturais era necessário criar um elemento de fechamento, como uma tampa! Ele projetou a lanterna, mas ela começou a ser construida somente 10 anos depois, no ano de morte de Brunelleschi! Quem ficou responsável por finalizar o projeto foi Andrea del Verrocchio!

5. Até tu, Leonardo da Vinci?!

Quando Leonardo da Vinci chegou em Florença no ano de 1469, se deparou com a mejestosa cúpula do Brunelleschi praticamente finalizada! Ele e Brunelleschi nunca se viram, afinal, quando o Da Vinci Nasceu, Brunelleschi já havia morrido, mas não o seu legado… De fato, as máquinas de Brunelleschi criadas para a construção da cúpula ainda estavam espalhadas na Piazzo Duomo. Elas o impressionaram tanto que ele fez desenhos de estudo dos engenhosos sistemas de roldanas para elevar pesos. Além do mais, quando Verrocchio estava realizando a grande esfera dourada com a cruz que coroa a cúpula, Leonardo trabalhava dentro do seu atelier como aprendiz! Por isso, muito provavelmente ele colaborou na execussão desta obra!

6. Ooops!

No entanto, infelizmente, a esfera que vemos hoje lá em cima no alto não é mais a original… No dia 17 de Janeiro de 1600 Florença viveu uma grande tempestade e um raio atingiu a esfera de Verrochio provocando a sua queda! Você pode ver o ponto exato de onde ela caiu em uma placa redonda no chão, atrás do Duomo.

Veja o vídeo completo sobre a Cúpula de Brunelleschi!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários

  1. Maria Letícia de Melocomentou

    Adoravel informações sobre Firenze
    Adorei porque eu sou louca por Firenze
    Acho q tenho (sempre que vou a Firenze ) um leve síndrome de Florença ou Stendahl.

  2. Luiz A.L. Baggiottocomentou

    Apesar de muito ter lido após visitar Florença e o Duomo, nada foi tão impactante e útil como assistir o vídeo da Babi. Realmente ela conhece e vive Florença e seus monumentos históricos. E, na qualidade de arquiteta por formação, sabe transmitir com propriedade aspectos técnicos de cada obra que comenta. Acontece que não falo somente dessa que o vídeo aborda já que me tornei assíduo apreciador do seu blog Viva Toscana. Está claro que normalmente um guia turístico tem conhecimento do básico relacionado com a sua profissão. Acontece que a Babi transcende esse básico porque ama a sua profissão e transmite isso em seus comentários e abordagens.

    1. Oi, Luiz! Puxa, fiquei muito feliz depois de ler o seu comentário! Que bom que consigo transparecer o meu amor por Florença e por aquilo que faço! Muito obrigada pelo carinho! Um abraço!

  3. Miguel Teoccolicomentou

    Conheci o Vivatoscana através de um primo ontem, e achei maravilhoso o conteúdo. A Babi também tem um jeito especial de contar a história! Parabéns a todos envolvidos. Conteúdo e bom gosto de alta qualidade!!!!

    1. Olá, Miguel! Bem-vindo ao Viva Toscana!!! 🙂 Fico muito feliz mesmo que você tenha curtido o contepudo do blog. Ele está on-line desde 2010! Acompanhe também no youtube, Instagram e Facebook! 😉 Un Abbraccio!