Fattoria San Martino – Para uma Viagem Slow e Bio em Montepulciano

Esta semana estive em Montepulciano para conhecer a Fattoria San Martino, um Bed&Breakfast biológico imerso na belíssima paisagem do vale Valdichiana, a somente 5 minutos do centro histórico da cidade produtora do famoso vinho Nobile di Montepulciano
 
fattoria-san-martino_montepulciano_10

Passei uma noite na Fattoria à convite dos proprietários Karin e Antonio, que há cerca de 25 anos resolveram abandonar a vida frenética de Milão para viver uma vida mais equilibrada, com respeito ao próprio corpo e em sintonia com a natureza. Foram um dos primeiros à abrirem um agriturismo na região do Chianti, uma nova tipologia de hospedagem que surgiu nos anos 80 na Itália. Em 2000 se mudaram para Montepulciano e abriram a Fattoria San Martino.
Conheçam Karin e Antonio!
Sob a sombra do pergolado de madeira coberto por uma videira, encontramos um alívio ao calor de mais de 30 graus. Karin e Antonio nos receberam com água fresca da fonte e morangos e nos contaram um pouco da sua história e filosofia de vida baseada da biodinâmica e sustentabilidade que se refletem diretamente no funcionamento da Fattoria San Martino.
A casa centenária foi reformada em 2000 seguindo os princípios da arquitetura sustentável. Utilizam energia elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos. A estrutura dispõe de apenas 4 quartos grandes e confortáveis, decorados pelas próprias mãos dos proprietários. Qualidade antes de quantidade.
É possível ver claramente que cada detalhe foi pensado e realizado com atenção e carinho, com um toque pessoal de cada integrante da família. Desenhos de quando seus filhos eram pequenos decoram as paredes dos quartos. As diversas almofadas sobre a cama e sofá foram confeccionadas por Karin, que é estilista.

 

 

Loja com artigos feitos pela Karin… Quero tudo!!!
A noite nos aguardava com um jantar vegetariano, onde pudemos provar o que realmente significa a agricultura biodinâmica da Fattoria San Martino. Todos os dias um novo menu fixo de 6 pratos vegetarianos é preparado pelo chef Davide. Os ingredientes são 100% biológicos ou biodinâmicos, frescos e à Km zero. À pedido eles preparam pratos veganos.
Gosto muito da maneira com a qual decoraram o restaurante: nenhuma cadeira é igual a outra, objetos foram reciclados ganhando nova vida.
“Good Food, Good Mood” 😉
Nossa mesa

O nosso jantar durou cerca de 2 horas. Entre a elaboração de um prato e outro, o chef Davide sai para colher algum ingrediente na horta. Todos os pratos são elaborados no momento e trazidos à mesa pelo próprio chef que explica brevemente o que está sendo servido. Provei muitas coisas pela primeira vez, como broto de bambu, flores, e ervas selvagens. Praticamente um despertar de sabores genuínos e delicados!

Broto de Bambu, Taccole com ovo de codorna. Salada de Ervas selvagens, sopa de acelga e borragem.
Penne de Grão Duro com ricota, pecorino e parmigiano. Vinho Nobile di Montepulciano Biologico Il Conventino.
Primeira vez que provo o Vin Santo de Montepulciano. Muito diferente de qualquer outro que já tomei! Combinou com os moranguinhos com chocolate! 🙂

Mesmo que você não esteja hospedado no San Martino, é possível jantar ou almoçar no Restaurante Al n°3 Cucina di Verdura. É necessária a reserva: +39 393 556 5565

Restaurante Al n°3 Cucina di Verdura
Mas a nossa experiência gastronômica bio não terminou por aqui. No dia seguinte nos aguardava uma belíssima mesa de café da manhã no terraço, com vista para a paisagem. Geleias, mel, yogurt, tortas, tudo de produção própria, assim como o pão, feito diariamente com farinha e fermento madre.

 

Infelizmente é hora de pegar a estrada para casa, mas voltaremos à Fattoria San Martino com certeza! Um lugar perfeito para se desligar do mundo, entrar em sintonia com a natureza e transcorrer uma verdadeira férias slow travel, porque devagar é muito melhor!
Ficou com vontade de hospedar na Fattoria San Martino? Karin e Antonio presenteiam os leitores do Viva Toscana com 10% de desconto! Entrem em contato para verificar preço e disponibilidade, dizendo que os conheceram aqui. 😉
info@fattoriasanmartino.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.