Viajar no Outono para a Toscana

Se você escolheu viajar para a Toscana durante os meses de Outono, este artigo será muito útil para planejar suas férias, organizar a bagagem e programas imperdíveis enquanto estiver aqui! O Outono na Itália inicia no dia 22 de Setembro e termina no dia 21 de Dezembro.

outono-ponte-vecchio-florenca
Outono – Ponte Vecchio, Florença

Temperatura e Chuvas

Ultimamente é sempre mais complicado prever como será uma estação do ano. Me baseio em dados estatísticos, mas lembro que a metereologia italiana, assim como a brasileira, não é uma ciência exata! ;D Por isso, o melhor a se fazer é uma semana antes da viagem consultar o site www.ilmeteo.it para saber a previsão do tempo na sua cidade de destino.

A média das temperatura durante o Outono vai de ameda a baixa:  entre 10°C e 21°C em Outubro, entre 6°C e 15°C em Novembro, entre 2°C e 10°C em Dezembro, mas tenha em mente que durante Dezembro os termômetros podem marcar temperaturas abaixo do 0°C. Esta estação do ano é a mais difícil de prever chuvas, pois nestes mais de 10 anos que vivo na Itália já presenciei meses úmidos e meses secos, mas as estatísticas mostram que, objetivamente, são os 3 meses de maior chuva do ano: 88 mm em Outubro, 111mm em Novembro e 91mm em Dezembro. A média anual da Toscana é de 76mm, sendo que o mês de maior seca é Julho (40mm) e de maior chuva é Novembro (111mm).

Para dados específicos de cada Província da Toscana, convido vocês a visitarem o site que usei como fonte: Il Meteo

O que colocar na mala

Viajar durante a meia estação é sempre um período complicado para decidir o que colocar na mala, pois pode ser que o calor se estenda por mais tempo ou o frio chegue antes. Se viajar no primeiro mês do Outono, entre Setembro e Outubro, considere que vai estar mais “frio” que “calor”, então já serão necessários casacos não exageradamente pesados, como couro ou piuminos leves, malhas leves, calças, blusas de manga curta e longa, sapatos fechados. Se a sua viagem for no último mês do Outono, Dezembro, pode ter certeza que estará frio como se já fosse inverno! Então traga casacos pesados, calças, blusa de manga comprida tipo segunda pele, malhas de lã, cachecol, luvas, gorro.

Vantagens e Desvantagens

As principais vantagens de viajar durante o Outono são as temperaturas amenas de Outubro, a pouca quantidade de turistas de Novembro e a beleza das decorações e eventos de Natal de Dezembro!  Na segunda quinzena de setembro e primeira de outubro é o momento da colheita de uvas e em Novembro acontece a colheita de azeitonas! Otímo momento para comprar Azeite! Entre Outubro e Novembro você poderá ver a beleza da paisagem que troca de cor com a queda das folhas de árvores e vinhedos! 

As principais desvantagens de viajar durante o Outono são a alta probabilidade de chuva de Novembro, o frio intenso de Dezembro (mas este ponto é bem subjetivo! rs!) , e os dias que ficam mais curtos com o fim do horário de verão, à partir do último domingo de outubro.

inverno-toscana
Piazza della Repubblica, Florença

Eventos de Outono

Esta é uma época repleta de eventos ligados à vinho, gastronomia e Natal, claro! Destaco os principais deles. Para saber mais, entre nos links indicados:

Outubro: Festa da Castanha (Bagno a Vignoni, Bacchereto, Marradi, Cascio, Palaia, Campiglia d’Orcia, Caprese Michelangelo, Monticiello Amiata, Arcidosso), Palio dei Cacci (2º e último domingo), Halloween di Borgo a Mozzano (último fim-de-semana), Lucca Comics&Games (último fim de semana), Festa do Azeite Extravirgem de Regello (último fim-de-semana).

Novembro: Festa do Azeite Extravirgem de Regello (primeiro fim-de-semana), Mostra Mercado de Trufas de San Giovanni d’Asso (1º e 2º fim de semana), Mostra Mercado Nacional de Trufas Brancas de San Miniato (2º, 3º, 4º fim-de-semana).

Dezembro: Vilaggio di Natale em Montepulciano (nov-jan), Mercado de Natal de Santa Croce (nov-dez), Mercato del Campo de Siena (1º fim-de-semana), Arezzo Città del Natale (nov-jan), Fierucola dell’Imacolata (dias 8 e 9), Ano Novo em Florença (dia 31).

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Andrea Barrosocomentou

    Excelente as informações do artigo, tirou muitas dúvidas minhas. Parabéns!