É Clima de Primavera na Toscana

Se você escolheu viajar à Toscana durante a Primavera, este artigo será muito útil para planejar suas férias, organizar a bagagem e programas imperdíveis enquanto estiver aqui! A Primavera na Itália inicia dia 21 de Março e termina no dia 21 de Junho.

girassol-na-toscana
Primavera – entre os meses de Junho e julho é possível ver os campos de girassol!!

Temperatura e Chuvas

Ultimamente é sempre mais complicado prever como será uma estação do ano. Me baseio em dados estatísticos, mas lembro que a metereologia italiana, assim como a brasileira, não é uma ciência exata! ;D Por isso, o melhor a se fazer é uma semana antes da viagem consultar o site www.ilmeteo.it para saber a previsão do tempo na sua cidade de destino.

Primavera em Bagno a Vignone (Siena)

Assim como no Outono, durante os 3 meses de Primavera as temperaturas mudam muito, das mais frescas às mais quentes. A média é de uma temperatura agradável,  entre 8°C e 19°C em Abril, entre 11°C e 23°C em Maio, entre 15°C e 27°C em Junho. A probabilidade de chuva é a mais difícil de prever, mas os dados indicam 78mm em Abril, 73mm em Maio e 55 em Junho. A média anual da Toscana é de 76mm, sendo que o mês de maior seca é Julho (40mm) e de maior chuva é Novembro (111mm).

Durante a Primavera e verão as Roseiras esbajam beleza!

Para dados específicos de cada Província da Toscana, convido vocês a visitarem o site que usei como fonte: Il Meteo

O que colocar na mala

Viajar durante a meia estação é sempre um período complicado para decidir o que colocar na mala, pois pode ser que o calor chegue mais rápido ou mais devagar. Se viajar no primeiro mês da primavera, Abril, considere que vai estar mais “friozinho” que “calorzinho”, então ainda é necessário casacos (não muito pesados), calças, blusas de manga curta e longa, sapatos fechados. Se a sua viagem for no último mês da Primavera, Junho, pode contar que em dias de sol vai dar para ficar de manga curta, bermuda e sapatos abertos! O casaquinho vai servir sem dúvida para de noite, e nesta época pode bastar um jeans, couro ou piuminos leves.

As Glicínias florecem por poucas semanas entre os meses de Março e Abril!

Um acessório que não deixaria de fora da mala é o lenço ou echarpe que é fundamental para proteger o pescoço quando termina o dia e a temperatura cai consideravelmente. Se proteger do vento é o melhor modo de não ganhar uma dor de garganta durante a viagem!

Booking.com

Vantagens e Desvantagens

As principais vantagens de viajar durante a Primavera é o clima com temperaturas amenas (6-23 °C), a menor probabilidade de chuvas , mas principalmente a beleza natural! Este é o momento que todos iniciam a decorar o balcão de suas janelas com flores e as cidades refazem seus jardins!

É a época ideal para conhecer as Villas e jardins de Florença, como a Villa la Petraia (foto), os Jardins de Boboli, Jardim Bardini, ou ir “à caça” dos campos de girassol da Toscana! Geralmente encontram-se nos arredores de Pienza, na estrada em direção à Pisa, San Gimignano e Montalcino, à partir de Junho.

Villa la Petraia

As principais desvantagens de viajar durante a Primavera são os custos de hospedagem, passagens e aluguel de carros mais elevados, pois estamos em alta estação (começa efetivamente após a Páscoa). A cidade está mais cheia o que significa enfrentar algumas filas ou museus mais cheios. Por fim, destaco o problema que algumas pessoas alérgicas podem ter, por causa do excesso de pólem no ar. Recomendo trazer remédios de casa!

Eventos de Primavera

Esta é uma época repleta de eventos ligados à artesanato, jardinagem, além das festas tradicionais históricas! Destaco os principais deles. Para saber mais, entre nos links indicados:

Abril: Festival del Gelato, Lo Scoppio del Carro (Páscoa), Stagion Bona (dia 25, Panzano in Chianti)

Maio: Mostra Internacional do Artesanato , Artigianato e Palazzo, Pienza in Fiore

Junho: Palio del Cerro (Volterra), La Luminara di San Ranieri (dia 16, Pisa), Fiere delle Messi (San Gimignano), Giostra del Saracino (Arezzo), Calcio Storico (Florença), San Giovanni (dia 24, Florença),

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Ida Maria Roncaratticomentou

    Adoro acordar no domingo e encontrar o “Viva Toscana” me desejando um bom domingo e me trazendo mil informações sobre a Toscana que eu amo.