O Futebol que só os Fiorentinos sabem jogar

Desde que cheguei em Florença, já assisti à muitos jogos do Calcio Storico Fiorentino, um jogo de origem grega, praticada por romanos, e muito de moda no Renascimento entre as famílias ricas fiorentinas. Até mesmo integrantes importantes da família Medici partecipavam do torneio! Já falei outras vezes aqui no Viva Toscana sobre o Calcio Storico, para saber as regras do jogo, clique aqui. Hoje vou contar a origem deste jogo que até hoje fiorentinos, turistas (e eu) adoramos assistir!

Calcio Storico 01

Originalmente o jogo recebia o nome de Sferomachia e era praticado pelos gregos. Foram os romanos a trazerem para a Itália como forma de treinamento para os seus guerreiros, e era chamado de Harpastum (do latim, “arrancar com força”). O jogo teve sucesso por todo império e continuou a ser praticado pelos veteranos de guerra em terras longe de Roma.

Cosimo I de’ Medici, Bronzino

Durante a Idade Média em Firenze o jogo era praticado pelos jovens de famílias nobres fiorentinas. Jogava-se pelas ruas da cidade. No Renascimento começaram a organizar torneios durante o Carnaval nas praças entre times organizados e com participação de importantes figuras como os integrantes da Família Medici. Na época era chamado de Calcio in Livrea ou Calcio in Costume, devido ao tipo particular de veste usada pelos jogadores.

Calcio Storico 2016_RossiXAzzurri 05

Durante o século XVIII e a chegada da Família Lorena em substituição aos Medici, o interesse pelo jogo aos poucos se perdeu. A última partida que se tem notícia é de 1739. A tradição foi retomada somente em 1930 para relembrar a partida jogada em 17 de Fevereiro de 1530, ano do Cerco de Florença. Dizem que aquela partida foi jogada na Piazza Santa Croce entre os fiorentinos e as tropas do Imperador Carlos V que tentava conquistar a cidade. Não se sabe quem venceu a partida, mas o prêmio foi um vitelo que serviria de alimento para os guerreiros afamados. Outra partida histórica foi a de 1490, sobre o rio Arno congelado.

Calcio Storico 2016_RossiXAzzurri 12
Desde 1930, com exceção da pausa entre as guerras, o agora chamado Calcio Storico é disputado no mês de Junho, sendo a final no dia das comemorações do santo patrono de Firenze, 24 de Junho, dia de San Giovanni Battista.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Vivian Mariene de Paula Castrocomentou

    Adorei a matéria sobre o Calcio Storico ,achei interessantíssima. Me deu uma vontade de assistir a uma partida dessa !!!!