O que não deixar de ver na Mostra Internazionale dell’Artigianato em Florença

Esta semana visitei a maior, mais importante e antiga feira de artesanato Florença, a Mostra Internazionale dell’Artigianato que acontece até este domingo na Fortezza da Basso. São mais de 55 mil m² de área expositiva, com com mais de 800 expositores provenientes de mais de 50 países!

Instalação “Biciclette” de Eugenio Taccini

A mostra-mercado existe desde 1931 e no início participavam somente artesões italianos. Depois da pausa entre as guerras mundiais, a feira abriu suas portas para o artesanato internacional. A feira hoje é muito grande, organizada entre os vários pavilhões (“padiglione”) da Fortezza. Além de artesanato de todos os tipos, também encontramos móveis para casa, gastronomia, artigos vintage, cosméticos… Neste artigo mostro para você o que mais me chamou atenção de cada pavilhão!
1. Quartiere Monumentali
Exposição de móveis e objetos de design do escritório Gaut de Sesto Fiorentino, cidade próxima à Florença. As criações são com material reutilizados, como pallets e cadeiras antigas. Resultado excêntrico destas luminárias com brinquedos antigos!
2. Padiglione Cavaniglia
Este é desde sempre o meu pavilhão preferido, onde o artesanato encontra o design. Aqui ficam na minha opinião as criações mais inovativas e criativas. Compraria ao menos uma peça de cada expositor! Amo tudo!
Bagaglio 3mendo – Design 100% ecológico. São bolsas, carteiras e sapatos feitos com a reutilização de cartazes de filmes e cintos de carros e aviões antigos! Super criativo!
Faine Hute – dupla de designers alemães que fazem vários modelos de chapéus utilizando saco de juta de café do Brasil! O acabamento é duro e o interior é revestido com tecido de algodão.
P.s. Besitos – Me apaixonei por essas bolsas-livros! As bolsa da Jessica Bermudez são feitas com capas de livros impressas em tecido de algodão com um método ecológico. Dentro são forradas com tecidos franceses da Provance. Entre os títulos estão clássicos da literatura infantil, como Pinocchio e Magico de Oz, e best-sellers atuais, como 50 Esfumaturas de Cinza. Eu queria ter uma biblioteca dessas bolsas! 🙂
3. Padiglione Spadolini
Neste pavilhão concentra-se a maior parte dos expositores divididos em 3 andares: no térreo o artesanato italiano, no subsolo o artesanato internacional enquanto que o primeiro andar é dedicado à gastronomia. Me esforcei para não me perder neste andar…hehe
Le Ceramiche di Miss Dora – Sou apaixonada por esta marca de cerâmicas! O meu restaurante preferido de Firenze usa esta linha maravilhosa! As peças são em “gres porcelanato”, um tipo de argila branca que quando cozidas à temperatura de 1230 °C ganham resistência e brilho. São 15 tipos de decoração feitas completamente à mão com a antiga técnica de carimbo e pincel, utilizando as tradicionais cores azul e ocre. Na minha casa já tem algumas tantas peças da Miss Dora! 🙂
Tibet – Neste ano 500 m² da mostra internacional será destinada em especial ao Tibet, o distante país da Ásia central que fica a uma altitude de 4.900 metros! Além dos artigos típicos, comida e apresentações de dança e música. 
Artesanatos da Ásia
Artesanatos da África
Os famosos sabonetes franceses…mas na verdade me apaixonei pelos cartazes…
Andar de gastronomia – não fiz muitas fotos desta parte da feira, pois acredito que o principal do evento é o artesanato, e se entrássemos no assunto comida o post ia ficar gigante! As opções eram inúmeras, não só da gastronomia italiana de norte à sul, como também internacional e uma parte especial dedicada à cozinha vegana. Caminhar pelas bancas é um dizer contínuo de “si, grazie”, pois todo mundo quer te oferecer alguma coisa para provar!

4. Padiglione Nazione
Produtos de beleza: cosméticos, cremes, maquiagem…

5. Ronda – Rondino – Polveriera
Móveis e artigos para casa

6. Palazzina Lorenese – Sprone
Mostra e laboratório das tradicionais cerâmicas de Montelupo.
Preview do Gelato Festival

8. Piazza dei Sapori
Comida típica napolitana, toscana, espanhola, árabe e tirolês.

9. Padiglione Arsenale
Aqui estavam expostas bancas com artigos vintage. Para quem curte garimpar entre roupas e acessórios de outras épocas!
Informações Úteis
79 Mostra Internazionale dell’Artiginato
De 24 de Abril à 3 de Maio 2015
das 10:00 às 22:30 (último dia fecha às 20:30)
Fortezza da Basso, Florença
Ingresso: de 4€ à 6€
Site: www.mostraartigianato.it

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.