Val d’Orcia – A Toscana nos seus Sonhos!

Se você está a procura daquelas paisagens de colinas douradas com casas em pedra e filas de ciprestes, este é o lugar certo para dedicar ao menos um dia de passeio! A Val d’Orcia é um vale atravessado pelo rio Orcia, localizado ao sul de Siena, patrimônio ambiental, cultural e artístico da Unesco desde 2004. Sua beleza foi o cenário de diversos filmes como O Gladiador e O Paciente Inglês. Passeando pelas suas estradas tortuosas você irá reconhecer diversos “Cartões Postais” da Toscana!

Esta é a área de produção de importantes vinhos tintos, como o Brunello di Montalcino e o Nobile di Montepulciano. Além disto, também há produção de azeite e do famoso queijo Pecorino di Pienza. Mas não só de enogastronomia é feita a Val d’Orcia… Também é uma terra de forte caráter religioso. Aqui ficam duas Abadias que valem uma visita, a Abadia de Sant’Antimo e a Abadia de Monte Oliveto Maggiore.

Abadia de Sant’Antimo

Durante o seu dia de passeio por esta encantadora região da Toscana, escolha dois ou três vilarejos para incluir no seu itinerário:

Montalcino

Esta é a “capital” de um dos vinhos tintos mais importantes da Itália, o já citado Brunello di Montalcino! Caso não consiga visitar uma das vinícolas produtoras (a reserva é sempre obrigatória), não faltam opções de enotecas na cidade onde provar o Rosso e o Brunello di Montalcino, além do vinho de sobremesa Moscadello di Montalcino. A maior delas fica dentro da Fortaleza Medieval, um dos edifícios mais característicos de Montalcino, onde é possível (à pagamento) caminhar pela sua muralha. Saiba mais sobre Montalcino aqui!

Piazza del Popolo, Montalcino

Montepulciano

Montepulciano fica no alto de uma colina a cerca de 600 metros, na divisão leste da Val d’Orcia com a Valdichiana. Possui uma longa história que inicia com os etruscos no século 4 a.C. e atingiu seu ápice em época renascentista. Ainda conserva belos exemplos de arquitetura da época e o mais emblemático deles é, sem dúvidas, o Templo de San Biagio, projetado pelo Arquiteto Antonio da Sangalo. Hoje é famosa pela produção do vinho Nobile di Montepulciano.

Piazza Grande em Montepulciano

Pienza

Embora ainda mantenha muito da sua formação medieval, Pienza é conhecida pela reforma urbanística feita em meados do século 15 se tornando a primeira cidade ideal renascentista. Fazem parte deste projeto a praça central e os edifícios ao seu redor, todos obras de Bernardo Rossellino. Na cidade, além do comércio de artesanato, também é possível degustar e comprar os deliciosos queijos pecorino, feitos com leite de ovelha nas mais variadas versões e pontos de maturação.

San Quirico d’Orcia

Este é um pequeno vilarejo medieval de cerca 2 mil habitantes, ainda protegido pela muralha do século 13. Não deixe de visitar o Horti Leonini, um jardim público renascentista do século 16 que preserva seu desenho original.

San Quirico d’Orcia

Monticchiello

Um típico burgo medieval a cerca de 500 metros de altitude que conta com pouco mais de 200 habitantes! O programa aqui é se encantar com cada cantinho florido, curtir a paisagem panorâmica, fazer fotos e visitar as poucas lojas que abrem somente em alta temporada (abril-outubro).

Monticchiello

Como Chegar

Este é um passeio onde ter um meio de locomoção próprio é obrigatório. Por aqui não passam linhas de trem e o serviço de ônibus é bem limitado. O ideal é ter como ponto de partida um hotel localizado na própria região da Val d’Orcia ou mesmo em Siena. Também é possível sair de Florença, mas a viagem até chegar nesta área será um pouco mais longa, cerca de 1h30.

Paisagem do filme “O Gladiador”

Workshop de Fotografia

Já havia visitado a Val d’Orcia algumas vezes, quando realizei um dos meus sonhos! Fazer um passeio fotográfico ao lado de um fotógrafo profissional! Fui levada aos melhores pontos para fotografar a belíssima Val d’Orcia, descobrir as paisagens dos cartões postais e dos sets de filmagem do cinema! A empatia com o fotógrafo Andrea Rontini foi tanta que se tornou um parceiro do Viva Toscana. O Andrea organiza passeios fotográficos não somente pela Val d’Orcia, mas também pelo Val d’Arbia e Chianti. Se você é um apaixonado por fotografia e pelas belas paisagens da Toscana, este é o passeio ideal para você! Saiba mais sobre o Workshop de Fotografia na Toscana aqui!

Workshop de Fotografia na Val d’Orcia

Deixe seu comentário

11 comentários

  1. MARIA Auxiliadora Alagiacomentou

    Em maio estaremos eu e minha família visitando a Itália. Toscana muito me encanta e temos a intenção de visitar vários lugares.
    Nos aguardem!!!!!
    Ciao!!!!!!

  2. Ana Luziacomentou

    Oi Babi, estou buscando excursão para o Val dOrcia desde Florença com onibus de turismo. Vc indica alguém, com preço justo? Obrigada

  3. Lúciacomentou

    Olá Bárbara,
    Também gostaria de uma indicação de agência ou ônibus de turismo que faça passeio para essa região (de 1 dia saindo de Florença) em setembro/18. você poderia me ajudar? Desde já agradeço a atenção!

    1. Olá, Lúcia! Me escreva através da página de contatos que te passa as informações!

  4. Miranda Netocomentou

    Boa noite. excelente este blog! Informações fantásticas.
    Gostaria de saber se indica fazer região toscana em 3 dias de carro saindo de roma???

    1. Olá, Miranda! Sim, você pode sair com Carro de Roma e subir em direção à Florença com uma parada intermediária em Siena, por exemplo. Tenha Florença como base para fazer os demais passeios bate-e-volta. 🙂

  5. Lúcia Maria Turnes Bammanncomentou

    Gostei muito da postagem!! Vocês têm serviço de guia, que fale português, com carro?

    1. Olá, Lúcia! Sim, eu sou guia privada oficial e conto com uma equipe profissional de motoristas para passeios pela Toscana. Para informações, visite a sessão “Serviços Turístico” do blog, que se encontra no menu principal. Em cada página descritiva do serviço tem um formulário de contato a ser preenchido com as infos necessárias para receber disponibilidade e orçamento. Fico no aguardo do seu contato! Abraços, Babi.

  6. Lucianacomentou

    Oi Babi! Adorei seu post!
    Vamos para a Itália em maio, e eu gostaria de me hospedar 2 ou 3 noites na Val D´Orcia para conhecer melhor a região no melhor estilo “slow travel”. No entanto, estou com dificuldade de decidir onde ficar! Pensamos em um agriturismo, mas não tem quer ser obrigatoriamente. Você teria indicação de algum hotel?
    Muito obrigada! Beijos

    1. Oi, Luciana! Na Val d’Orcia eu ficaria hospedada em um Agriturismo, mesmo! Acho que pelo tipo de turismo que oferece a região, esta é o tipo de acomodação que mais combina com o slow travel! 🙂