Como trabalhar na Colheita de Uva e Azeitona

A época da colheita está chegando! A vendemmia (colheita de uvas) acontece entre setembro e outubro, enquanto que a de azeitonas, entre outubro e novembro. Eu já tive a oportunidade de participar destas duas experiências inesquecíveis e sei que tem muita gente aí que também gostaria de provar! Acho que tenho uma solução! 🙂
 
colheita azeitonas

Sabe o que é um baratto? Por muitos séculos a permuta era uma atividade comum entre famílias: eu cultivo batata, você produz queijo, nós trocamos os alimentos. Em uma economia que passa dificuldades, este antigo costume pode trazer uma solução, e assim nasce a “Settimana del Baratto” (“Semana da Permuta”), um modo de viajar em troca de serviços e bens.
 
Funciona assim

Você quer conhecer um lugar, o B&B precisa de um bem ou serviço, ele te oferece a estadia e você faz o serviço ou lhe dá o bem do qual eles precisam. Entre os serviços mais requisitados estão tradutores, trabalhos de manutenção, fotografia, vídeo, cursos e….. colheita de azeitonas e uvas!!!

Pausa da colheita de azeitonas de 2013 entre amigas!!! Veja como foi [aqui].

Esta iniciativa nasceu em 2009 e hoje, além dos mais de 2.200 B&B que participam desta semana especial do ano (em Novembro, datas para 2016 a se confirmar), alguns deles decidiram aceitar a permuta durante todo o ano!

Como participar

A primeira coisa é se inscrever no site Settimana del Baratto (pode ser com o seu perfil Facebook) e propor uma permuta que se encaixe em uma das categorias disponíveis. Este artigo foi escrito pensando nas várias pessoas que já me perguntaram como participar da colheita, mas vocês também podem oferecer a tradução do site em português, aulas de português, aula de dança. foto, filmagem, enfim, as propostas de troca são infinitas dentro, claro, do limite do bom senso. 😉

“Propostas de Permuta dos viajantes” e “Lista de Desejos dos B&B”
Depois disso o seu perfil e proposta estarão disponíveis na chamada lista de “Proposte dei Viaggiatori” e os B&B podem te contatar por ali. No entanto eu te aconselho a ser mais ativo e se propor diretamente às estruturas através da “Lista dei Desideri dei B&B” (lista dos desejos). Procure ali quem está disposto a trocar hospedagem pelo serviço/bem que você pode oferecer e entre em contato com uma mensagem. Numa olhada rápida achei vários para a colheita!
Dicas
– Hoje são mais de 10 mil viajantes inscritos, então, seja original e sensato na sua proposta. Se não souber italiano, não proponha a tradução do site para o português, se não for fotógrafo profissional, não se proponha como tal! 😉
– Seja sério e educado na sua proposta. Se não tiver intenções sérias de ir à diante com a experiência, não faça as pessoas perderem seu tempo;
– Escrever em italiano pode ser simpático, mas se não se sentir seguro, mande bala no inglês! Afinal, tem versão do site em inglês!
– Antes de inserir a sua proposta, dê uma olhada nos outros anúncios.
– Escolha uma foto de perfil adequada
Quem conseguir participar de um baratto, me conta aqui nos comentários a sua experiência!!! 😀
Boa sorte!

 

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Que legalll! Ultimamente ando pesquisando muito sobre essas experiências de troca de serviços para viajar e pretendo vivenciar essa experiência com a colheita de uva e azeitona na Toscana, por enquanto é um sonho… Na hora certa irá se concretizar ! Esse artigo foi muito útil pra mim 😉 Obrigada por compartilhar!

  2. Andrecomentou

    Ola gostaria de trabalhar na colheta de azeitonas ,sou brasileiro e gosto de trabalar no campo

  3. lioidiolopescomentou

    quero ser um colaborador de apanha de uvas em portugal

  4. maria da graça de moraescomentou

    Que maravilha.EU sei costurar.Ha chance para uma costureira trocar a estadia por costuras que a familia precise e mais ajuda com os trabalhos da vila? Moro mo Rio de Janeiro.