As Portinhas de Vinho de Florença

Elas estavam ali, esquecidas na memória popular e criando curiosidade no visitante de Florença mais atento… O que são estas estranhas “potinhas”, “janelinhas”, enfim, como se chamam estas estranhas aberturas tão pequenas? E a que servem? Hoje, mais do que nunca, as “Buchette del Vino” voltaram de moda! 

Até meados do século passado, estas pequenas aberturas eram usadas para a venda de vinho. Acontecia aquilo que hoje chamamos de “venda direta”, do produtor ao consumidor, sem intermediários. Depois da enchente de 1966 e a modernização do mercado vinicultor, elas foram caindo no desuso. Muitas perderam suas portinhas originais em madeira e foram muradas ou mesmo quase “desapareceram” na fachada dos palácios.

Mas eis que em 2020 chega a emergência Covid, o isolamento social, e alguém tem a brilhante ideia de colocá-las novamente em uso!!! Talvez não mais para a venda exclusiva de vinho, mas para um cappuccino take-away, um Spritz e, por que não, também um delicioso gelato!!! 

Podemos rebatizar de “Buchetta del Gelato”!

As “bucchete del vino” não surgiram exatamente com o intuito e isolamento pessoal, mas quando em 1630-33 houve uma grande epidemia de peste em Florença, elas se mostraram ainda mais úteis. O comprador batia na portinha (toc-toc), do outro lado o vendedor abria e perguntava “bianco o vermiglio?” (branco ou tinto). O comprador colocava as moedas sobre uma bandeja de ferro que eram lavadas com vinagre antes de serem tocadas pelo vendedor. Ele então apoiava o “fiasco” de vinho na abertura feita especialmente no tamanho desta garrafa típica toscana. 

“Fiasco” é o tipo de garafa tradicional toscana protegida pela palha.

Imagine que só no centro histórico de Florença foram identificados quase 150 “bucchete del vino”! Ela estão geralmente localizadas ao lado do portão principal das casas. A Associação Cultural Buchette del Vino, aberta em 2016, começou a catalogar e pesquisar sobre esta que parece ser uma invenção fiorentina! Embora seja possível encontrar as “buchettas” de vinho em outras poucas cidades italianas, a maior concentração está na Toscana e especialmente em Florença.

Veja o mapa das “Buchette del Vino” feita pela Associalção Cultural, ou divirta-se em procurá-las pelas ruas de Florença! Elas estão por todo o lado! Pode ser uma brincadeira legal com seu filho: “caça às portinhas de vinho”! E quem sabe, finalizar na portinha que é servido o sorvete!

Veja o vídeo completo sobre as “Buchette del Vino”

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.