O Banco Mais Antigo do Mundo é Toscano!

O Monte dei Paschi di Siena é o banco mais antigo do mundo em funcionamento até hoje! Ele foi fundado em 1472 pelos magistrados da República de Siena como um fundo de caridade. Seu nome inicial era Monte Pio, chamado Monte dei Paschi somente à partir de 1624 pois a renda das terras (pastos = paschi) eram usadas como garantia dos empréstimos agrários.

 

monte-dei-paschi-di-siena-02

O ourives é a figura mais remota do que hoje conhecemos por banqueiro. O ouro era a única moeda de câmbio e eles ofereciam segurança para guardar a fortuna dos nobres. Durante a Idade Média surgiu o que hoje conhecemos como cheque. Uma solução segura para transportar dinheiro durante as viagens comerciais pela Europa. O primeiro banco como conhecemos hoje só surgiu no Renascimento, em Gênova: o Banco de San Giorgio, fundado em 1406.
O Cambista e sua mulher, Quentin Massys (1514), Louvre
Mas será Florença a cidade dos banqueiros! Durante o século XV era a sede de mais de 80 bancos que emprestavam dinheiro à reis, papas e imperadores. Isto à fazia uma cidade tão rica que o seu tesouro superava o da Inglaterra! Os banqueiros mais famosos de Florença foram os Medici que de tão poderosos, conseguiam “governar” Florença sem ter um cargo oficial. Cosimo de’ Medici (o velho), chegou a ser o homem mais rico da Europa! Somente no século XVI os Medici ganharam o título de duques de Florença.
Palazzo e Piazza Salimbeni, Siena
Quando visitar Siena, não deixe de ver o maravilhoso Palazzo Salimbeni, na Piazza Salimbeni, primeira e até hoje sede do Monte dei Paschi di Siena! Ele foi construído pela família Salimbeni durante o século XIV em estilo gótico. Em 1419 foi confiscado pela Republica de Siena e se tornou sede do banco desde o ano da sua fundação, 1472.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Ely Bento Leitecomentou

    Excelente publicação, com clareza, detalhes muitobem colocados, a tal ponto do leitor , se entregar à está maravilha de leitura, se esquecendo do tempo.