A Verdade sobre Ferragosto na Itália

Você tem sua viagem para a Itália marcada para Agosto e descobre que é um mês “zicado” para visitar o país da bota. E agora?! Calma lá! Não é tão ruim assim como pintaram pra você! Vamos falar os mitos e verdades sobre Agosto e o tal feriado de Ferragosto.
praia-na-italia-em-ferragosto


Agosto na Itália corresponde ao nosso Janeiro no Brasil. É um mês quente, de férias escolares e quando muitos funcionários conseguem tirar férias nos escritórios. Os bairros mais locais ficam desertos e por este motivo muitos comerciantes optam por literalmente fechar as portas por uma ou mais semanas. O ápice das férias é dia 15 de Agosto, o tal feriado Ferragosto que nenhum italiano sabe te dizer exatamente porquê existe.

“Em agosto tudo está fechado”
Mito. “Tudo” é um pouco exagerado… Pra quem vive a cidade no dia-a-dia vê de fato muita diferença, pois muitas lojas e restaurantes dos bairros periféricos fecham para férias. No centro a vida continua normalmente, pouquissimas lojas fecham e os restaurantes nem pensam nisso!

“Agosto é muito quente!”
Verdade. É, quanto a isso, não tem como escapar! O jeito é seguir as minhas indicações de como enfrentar o verão europeu. Mas não fique achando que quem veio em Julho pegou temperaturas amenas, viu?!

“Em Agosto é tudo mais caro”
Depende… Se você for para as chamadas “cidades de arte”, como Florença e Roma, o mês de agosto é considerado baixa estação, logo, os preços dos hotéis, por exemplo, são mais baixos com relação à Julho e Setembro. Se você for para o litoral, dai sim, prepara o bolso! :/

Nem tudo está perdido
Devido às altas temperaturas de agosto, o turismo nas cidades de arte diminui e isso significa menos fila e museus mais tranquilos para serem vistos com calma.

Quando o sol começa a cair e as temperaturas diminuem, pipocam eventos pela cidade (e muitas vezes gratuitos)! Cinema ao céu aberto, espetáculos de música e dança nas praças, aperitivo em terraços com vista para a cidade, bares e restaurantes que se abrem somente para os meses quentes! Para saber a programação de Florença, siga a nossa página Facebook!

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Beatrizcomentou

    Oi, Babi! Boa tarde! pode me ajudar com uma dica? eu estava planejando ir à Toscana e Emilia Romagna em agosto deste ano… 🙁 você sabe me dizer se nas cidadezinhas da Toscana (Arezzo, Siena etc) o comercio/restaurantes funcionam?
    E na Emilia Romagna? por Bolonha ser cidade universitaria, fica deserta nesse período? E os passeios às vinicolas?? 🙁

    Muito obrigada!
    Abraços! 🙂