O que Faz a Loba Romana em Siena?

Nas proximidades de edifícios públicos e religiosos de Siena sempre há a estátua de uma loba que amamenta dois meninos: Rômulo e Remo. Se você já passeou por Siena e viu estas estátuas, deve ter se perguntado… O que têm a ver Siena com Roma? Tudo! 😉
 
duomo-di-siena-12

A fundação de Siena tem tudo à ver com Roma, pois é a continuação da lenda de Rômulo e Remo! Após a morte de Remo por parte do irmão Rômulo, os filhos de Remo, Senio e Ascanio fogem em direção à Etruria (atual Toscana). Aqui eles fundaram a cidade de Siena, nome em homenagem ao irmão mais velho Senio, que com o tempo foi mudado para Sena e enfim Siena!

Estátua em frente ao Duomo de Siena. Cópia feita por Arnoldo Prunai (1905), para substituir a original que se encontra dentro do museu do Duomo de Siena feita por Dionisio Mazzuoli (1655).
Diz a lenda que os irmãos fugiram de Roma no dorso de dois cavalos, um branco e outro preto, que lhes foram dados de presente pelos deuses Apolo e Diana. Branco e preto são as cores da Balzana, o brasão bicolor de Siena! Essas cores também aparecem no Duomo de Siena tem como revestimento interno e externo mármore branco e preto.
Diferença entre a loba senese e loba romana.
Porém, se você lembra direitinho de como é a “Lupa Romana” (loba romana), vai perceber uma pequena diferença entre ela e a “Lupa Senese” (loba de Siena)… A loba romana olha para o lado, enquanto que a loba senese olha à diante!

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Carolinacomentou

    Super obrigada!!!Essas lobas por toda a cidade estavam me deixando muito inquieta e seu blog sanou minha curiosidade!!!!!!!

  2. vera santa mariacomentou

    Amei conhecer este ” sito “, nos dá maior conhecimento da historia italiana!
    Parabéns

    1. Oi, Vera! Que bom que gostou do Viva Toscana! Bem vinda! 😉 Bjos e obrigada pelo comentário!