10 Curiosidades sobre o Festival de Sanremo

1- Primeira edição de Sanremo

A Sanremo é o maior festival de música italiana! Sua primeira edição aconteceu em 1951 via radio, sempre entre os meses de fevereiro e março. A audiência aumentou somente 4 anos depois, quando o festival foi pela primeira vez transmitido pela tv Rai.

2- Onde acontece Sanremo

Até 1977 o festival acontecia no Casino da cidade de Sanremo. A partir do ano seguinte se transferiu para o famoso Teatro Ariston da mesma cidade. Sanremo é uma cidade litorânea da Região Ligúria, a 30 Km da divisa com a França.

3- disputa de apresentadores

Nestes 70 anos de festival, foram 54 apresentadores de palco. Com algumas exceções, o apresentador muda todo ano. O record de condução é de Pippo Baudo com 13 edições, seguido do seu “inimigo” Mike Buongiorno com 11. Os dois apresentadores mais famosos da TV italiana tinham uma relação de competição e admiração recíproca.

4- revelação de talentos internacionais

Muitos artistas hoje famosos foram revelados durante as noites do festival: Eros Ramazzoti (1984), Laura Pausini (1993) e até mesmo Andrea Bocelli (1994)!

5- um hino não oficial

O record de vitória é de Domenico Modugno com 4 prêmios. Entre eles, um para a deliciosa música “Nel Blu Dipinto di Blu” (hoje conhecida como “Volare”). Empatado com Modugno, Claudio Villa.

6- carteirinha carimbada

O record de apresentações é de Peppino di Capri, Toto Cotugno e Al Bano com 15 presenças cada um no palco de Sanremo! Peppino ganhou dois prêmios: em 1973 com “Um grande Amore e Niente Più” e 1976 com “Non lo Faccio Più”. Toto ganhou em 1980 com “Solo Noi” e Al Bano junto de Romita ganhou o prêmio em 1984 com “Ci Sarà”.

https://youtu.be/8rXOw3VEK9k

7- Não posso acreditar

Toda competição tem perdedores e os mais “fracassados” do festival são três grandíssimos nomes da música italiana que, particularmente, adoro todos: Zucchero nas suas 4 apresentações sempre garantiu o penúltimo lugar. O maravilhoso Lucio Dalla nunca ganhou nas 5 participações. E Vasco Rossi garantiu o último lugar em 1982 e o penúltimo em 1983.

8- Brasil na Sanremo

Enquanto isso, Roberto Carlos – sim, o nosso RC – participou do festival em 1968 com “Canzone per Te”, cantada junto de Sergio Endrigo, e ganhou! Outros brasileiros que participaram na Sanremo como convidados foram Toquinho em 1983 e 1990 e Ana Carolina em um dueto com Mario Biondi e Daniel Jobim em 2018.

9- Toca ao vivo

Até 1985 os artistas se exibiam em playback. Foi a partir do solo com piano de Claudio Baglioni, em 1985, com a música “Questo Piccolo Grande Amore” que os cantores passaram a se exibir ao vivo. Presença marcante no festival é da orquestra completa que confere um ar melodico característico das músicas apresentadas.

10- Da Itália para o mundo

O vencedor da Sanremo participa ao festival europeu de música chamado Eurovision Song. Ele começou a ser organizado anualmente desde 1956 inspirado no festival italiano. Nestes anos a Itália ganhou o primeiro prêmio somente 2 vezes: em 1964 com “Non ho l’età” de Gigliolla Cinquetti e 1990 com “Insieme: 1992” de Toto Cotugno. A última edição do Eurovision aconteceu em 2019 (2020 anulado por causa do Covid) e o segundo lugar ficou para o rapper italiano de origem egípcia Mahmood com “Soldi”.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comentários

  1. Adelaidecomentou

    Qual artista qual ano qual canção suicidou se logo após o festival ??????

  2. FERNANDO GOMEScomentou

    Ciao, como stai… Sou apaixonado pela Italia, pela comida, pelos vinhos, pela moda, pela musica. Vou estar na Italia, de 12 de setembro a 12 de outubro. Desco em MIlao e nao tenho destino certo ainda… Sempre quis conhecer o festival de San Remo. Voce acha que vale a pena ir a San Remo em setembro ? O que eu faria la ? Que cidades voce me recomendaria ? (nao gostaria de ir a Roma, Florença, Veneza, Genova, Veneza – pois sao cidades que ja conheço)….. Grazzie mille…..

    1. Oi, Fernando! Toda a costa da Liguria é muito linda! De Sanremo você pode descer para o Golfo di Tigullio, onde fica Portofino, e depois para o Golfo dei Poeti (Cinque Terre). Tem artigo aqui no blog sobre Cinque Terre! 😉 Boa viagem!!!

  3. Patriciacomentou

    É ao contrário. Desde o começo do festival, os cantores se apresentavam ao vivo. Não lembro qual ano, Bobby Solo, mesmo partecipando com uma música linda, linda não ganhou. A causa foi por ele ter cantado por playback, ele estava com problemas nas cordas vogais. Ele ganhou no ano seguinte com uma outra música linda

  4. Este post foi muito bom para esclarecer tudo sobre o Festival que há tantos anos tenho conhecimento da sua realização mas não sabia dos bastidores. Obrigada Babi.