10 Curiosidades sobre o Festival de Sanremo

1- Primeira edição de Sanremo

A Sanremo é o maior festival de música italiana! Sua primeira edição aconteceu em 1951 via radio, sempre entre os meses de fevereiro e março. A audiência aumentou somente 4 anos depois, quando o festival foi pela primeira vez transmitido pela tv Rai.

2- Onde acontece Sanremo

Até 1977 o festival acontecia no Casino da cidade de Sanremo. A partir do ano seguinte se transferiu para o famoso Teatro Ariston da mesma cidade. Sanremo é uma cidade litorânea da Região Ligúria, a 30 Km da divisa com a França.

3- disputa de apresentadores

Nestes 70 anos de festival, foram 54 apresentadores de palco. Com algumas exceções, o apresentador muda todo ano. O record de condução é de Pippo Baudo com 13 edições, seguido do seu “inimigo” Mike Buongiorno com 11. Os dois apresentadores mais famosos da TV italiana tinham uma relação de competição e admiração recíproca.

Mike Buongiorno e Pippo Baudo juntos no palco da Sanremo

4- revelação de talentos internacionais

Muitos artistas hoje famosos foram revelados durante as noites do festival: Eros Ramazzoti (1984), Laura Pausini (1993) e até mesmo Andrea Bocelli (1994)!

5- um hino não oficial

O record de vitória é de Domenico Modugno com 4 prêmios. Entre eles, um para a deliciosa música “Nel Blu Dipinto di Blu” (hoje conhecida como “Volare”). Empatado com Modugno, Claudio Villa.

6- carteirinha carimbada

O record de apresentações é de Peppino di Capri, Toto Cotugno e Al Bano com 15 presenças cada um no palco de Sanremo! Peppino ganhou dois prêmios: em 1973 com “Um grande Amore e Niente Più” e 1976 com “Non lo Faccio Più”. Toto ganhou em 1980 com “Solo Noi” e Al Bano junto de Romita ganhou o prêmio em 1984 com “Ci Sarà”.

7- Não posso acreditar

Toda competição tem perdedores e os mais “fracassados” do festival são três grandíssimos nomes da música italiana que, particularmente, adoro todos: Zucchero nas suas 4 apresentações sempre garantiu o penúltimo lugar. O maravilhoso Lucio Dalla nunca ganhou nas 5 participações. E Vasco Rossi garantiu o último lugar em 1982 e o penúltimo em 1983.

8- Brasil na Sanremo

Enquanto isso, Roberto Carlos – sim, o nosso RC – participou do festival em 1968 com “Canzone per Te”, cantada junto de Sergio Endrigo, e ganhou! Outros brasileiros que participaram na Sanremo como convidados foram Toquinho em 1983 e 1990 e Ana Carolina em um dueto com Mario Biondi e Daniel Jobim em 2018.

9- Toca ao vivo

Até 1985 os artistas se exibiam em playback. Foi a partir do solo com piano de Claudio Baglioni, em 1985, com a música “Questo Piccolo Grande Amore” que os cantores passaram a se exibir ao vivo. Presença marcante no festival é da orquestra completa que confere um ar melodico característico das músicas apresentadas.

10- Da Itália para o mundo

O vencedor da Sanremo participa ao festival europeu de música chamado Eurovision Song. Ele começou a ser organizado anualmente desde 1956 inspirado no festival italiano. Nestes anos a Itália ganhou o primeiro prêmio somente 2 vezes: em 1964 com “Non ho l’età” de Gigliolla Cinquetti e 1990 com “Insieme: 1992” de Toto Cotugno. A última edição do Eurovision aconteceu em 2019 (2020 anulado por causa do Covid) e o segundo lugar ficou para o rapper italiano de origem egípcia Mahmood com “Soldi”.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  1. Este post foi muito bom para esclarecer tudo sobre o Festival que há tantos anos tenho conhecimento da sua realização mas não sabia dos bastidores. Obrigada Babi.