Odeon – O Cinema Mais Antigo e Charmoso de Florença

Ir ao cinema Odeon é como fazer uma viagem no tempo. Ele é o mais antigo da cidade, inaugurado em 1922 e ainda preserva todo o charme nas poltronas em veludo e decorações em estuco, madeira policroma e vitrais. Mesmo sendo um cinema quase centenário, ele não perdeu o seu glamour e continua sendo palco de grandes estreias, festivais e premiações.
cinema-odeon-01

Já passaram por aqui grandes nomes da história do cinema italiano e internacional, como Alberto Sordi, Roberto Benigni, Bernardo Bertolucci, Gabriele Salvatores, Kate Winslet, Angelica Huston, entre tantos outros. Eu vi no Odeon a noite de estreia do seriado Da Vinci’s Demons com a presença do diretor e elenco. Mais recentemente, aconteceu no Odeon a premiere na Toscana de Star Wars, o que comprova que mesmo com a idade o cinema Odeon não perdeu seu espaço!
cinema-odeon-02
Ele é o único na cidade a transmitir filmes em língua original. Muito estranho para nós, mas os italianos dublam todos os filmes, não só os de criança! A programação é muito variada, dos sucessos do passado, às estreias internacionais e cinema cult. O Odeon costuma promover diversos festivais de cinema internacional. Agora mesmo, entre 18 e 21 de Fevereiro, está acontecendo a segunda edição do Seleção de Cinema, com filmes brasileiros!
selecao-de-cinema-ii

Embora o cinema tenha sido aberto em 1922, o edifício, que está no coração do centro histórico de Florença, é muito mais antigo! Ele foi projetado por Filippo Brunelleschi à pedido da família Strozzi, e construído à partir de 1457. No então Palazzo dello Strozzino (atual Odeon), vivia a família mais rica de Florença até ser construído o enorme palácio ao lado, o Palazzo Strozzi, hoje um museu.

cinema-odeon-firenze-01

O Palazzo dello Strozzino permaneceu propriedade dos Strozzi até o século 19, quando foi vendido para a família Ginori (famosa na produção de porcelana) em seguida passou à prefeitura e finalmente em 1904 vendido à família Chiari que pretendiam fazer do palácio um hotel 5 estrelas. Os planos mudam no meio do caminho e em 1914 começa a reforma para transformar o palácio em sala cinematográfica.
cinema-odeon-firenze-02

Assim, em 14 de Dezembro de 1922 abre as portas o grandioso Cinema Teatro Odeon, com sua sala helicoidal dividida em 2 andares, perfeita acústica e capacidade para 1.200 pessoas.

Endereço: Piazza Strozzi
Veja a programação no site: www.odeonfirenze.com

Deixe seu comentário