Memórias de Viagem – Os Scrapbooks de Rebecca

Num mundo onde tudo é instantâneo, digital e compartilhado na rede, às vezes é bom encontrar saídas contra a maré. Conheci na feira de artesanato de Fiesole a Rebecca Fabbri que após uma longa experiência no exterior por vários países da América e Europa traz para Florença a técnica do scrapbooking. Fiquei encantada com seu trabalho que é muito diferente de tudo que já vi neste ramo. O scrapbook não é simplesmente um álbum de fotos, mas um modo de contar e preservar a história pessoal e familiar para os próximos que virão. 

scrapbook-rebecca-fabbri-02


Quando você ouve falar sobre scrapbook, provavelmente deve logo pensar nos Estados Unidos, mas saiba que esta técnica surgiu há muitos séculos atrás, em terras europeias, quando nem mesmo existiam as máquinas fotográficas! Este era um hobby comum entre as nobres inglesas já no século 16, que guardavam nesta espécie de diário, poemas, desenhos, flores, fitas e até mesmo cabelo para lembrar de um momento, de um lugar ou mesmo uma sensação vivida.

scrapbook-rebecca-fabbri-04

E que tal nós mulheres do século 21 começarmos a contar a nossa história, as nossas viagens com um scrapbook? Quantas de nós gostamos de guardar o ingresso do museu, o recibo daquela cafeteria especial, ou uma folha de outono, na esperança de um dia fazer algo de legal com tudo isso? Ou mesmo reconstruir a história dos nossos antepassados?! A Rebecca me mostrou o álbum que fez especialmente para as fotos antigas de família, com documentos de identidade dos “nonnos” (avós) dela e até mesmo cartas de amor! Logo me veio em mente a caixa cheia de fotos preto e branco da minha família!

scrapbook-rebecca-fabbri-05
Para realizar os seus scrapbooks, a Rebecca utiliza somente materiais nobres, papéis importados, madeira envelhecida, detalhes em marchetaria, madrepérola e pele. Ao girar as páginas dos seus álbuns, sempre há uma surpresa, algo que se abre e se desdobra! Ela também realiza álbuns sob encomenda, com capa personalizada com sua letra do nome. Os preços variam de 10-15 euros para os fofíssimos mini scrapbooks de fotos 3×4 (quem aí não fez coleção das fotos dos amigos do colégio?), até 190 euros para os álbuns com o acabamento mais refinado, mas a média de preços é de 60 euros. Para realizar um álbum ela demora cerca de 4-5 dias.

scrapbook-rebecca-fabbri-01
A Rebecca não possui loja fixa, mas você pode encontrá-la todo segundo sábado do mês na Piazza Ognissanti em Florença e no terceiro domingo do mês na Piazza Mino de Fiesole. Se você como eu se encantou com o trabalho de Rebecca e não estará em Florença nestas datas, entre em contato por e-mail – rearnet@gmail.com – e peça para ela encontrar você no seu hotel!
Para conhecer mais do trabalho da Rebecca, siga sua página no Facebook:
www.facebook.com/scrapbookingFirenze

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. ACAPcomentou

    Os trabalhos de Rebeca são maravilhosos… Originais, criativos, e ela é uma simpatia. Comprei alguns itens para presentear minhas filhas. Sucesso, Rebeca. Vou olhar tua página no face.
    Adoro teu blog, Babi. Parabéns!