Almoço Típico de Páscoa na Itália

Qual é o típico almoço de Páscoa dos italianos? Conto para vocês neste artigo quais são os pratos e os ingredientes que não podem faltar na casa das famílias italianas!

A refeição de Páscoa principal feita em família acontece no domingo. Na sexta-feira Santa não há o costume de se reunir em família.

A Páscoa é uma festa cristã que comemora a Ressurreição de Cristo. ? Muitos dos símbolos ligados à esta data se encontram na mesa italiana no Domingo de Páscoa:

? OVO – de chocolate ou de galinha, representa o nascimento de uma nova vida ou do renascimento.

? COELHO – como a lebre que troca de cor de pelo seguindo a estação, Jesus morre e renasce, de homem à Deus.

? POMBA – simbolo de paz entre os homens.

? OLIVEIRA – Simbolo de paz e festa.

? CORDEIRO – Símbolo de pureza e sacrifício

Ovo abençoado

Os ovos cozidos (e muitas vezes coloridos e decorados) são levados na missa de domingo de manhã em uma cestinha para serem benzidos pelo padre. O ovo é simbolo da ressurreição.

Torta Pasqualina

Torta salgada de massa folhada, recheada com espinafre, ricota, parmesão e ovos inteiros para um efeito cenográfico na hora do corte para servir! A receita originaria da Liguria se popularizou em toda a Itália para o período de Páscoa! A verdadeira torta pasqualina tem que ter 33 estratos de folhas, como a idade de Cristo!

Torta Pasqualina

Cordeiro

Este é o prato mais tradicional da Páscoa na Itália. O cordeiro é um simbolo cristão ligado ao sacrifício de Jesus. Ele pode ser preparado de várias maneiras, seguindo as tradições regionais: assado, grelhado, ensopado ou como molho para massa.

Cordeiro

Pastiera Napoletana

Torta doce de massa quebrada recheada de ricotta, frutas cristalizadas (cidra, laranja…), e trigo cozido. Outro ingrediente cheio de simbolismo ligado à morte e ressurreição. Este é um doce típico de Napoli, criado no século 16 por uma madre. Era o doce preferido da Rainha Maria Teresa d’Austria.

Pastiera Napoletana

Colomba Pasquale

Segundo a lenda, este doce teria sido inventado pelos Longobardos na Idade Média. A história comprovada é mais recente, de 1930. Esta é uma criação da marca Motta de Milão que criou um doce inspirado na tradição de outro doce milanês, o Panettone. Curiosidade: “colomba” em italiano significa “pomba”.

Colomba Pasquale

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.