10 Mandamentos da Cozinha Italiana

Por que a cozinha italiana é tão gostosa? Quem visita a Itália, sempre fica impressionado como aqui se come bem até mesmo sem precisar ir à nenhum super-restaurante caro. Outro questionamento comum é: como os italianos não engordam? O segredo está aqui:
1. Alimentos da Estação
Ao longo do ano a alimentação é muito variada. Não vemos as mesmas frutas e verduras o ano inteiro disponíveis nos supermercados e feiras, e até mesmo o menu dos restaurantes mudam de acordo com a estação. Alimentos consumidos na sua época certa são muito mais saborosos.

frutas

2. Produtos frescos

Na Itália usa-se muitos temperos frescos – manjericão, salsinha, alecrim… – e muitas vezes colhidos diretamente do pé. Cada bairro tem a sua feira diária e muitos preferem comprar frutas e verduras ali, em vez do supermercado, pois são mais frescas. Dificilmente se vê uso de produtos congelados.

banca-de-frutas

3. Azeite extravirgem de oliva

Arriscaria dizer que os italianos usam azeite em todos os pratos, seja no preparo que no toque final! Para fazer o “sofrito” (refogado), frituras, assados e cozidos ou mesmo para enfeitar o prato!


olio-nuovo-2

4. Km zero

Os italianos valorizam e privilegiam o produto local. E não digo à nível nacional, mas sim regional e até mesmo provincial. Existe um queijo, salame, vinho específico do local que é utilizado tanto nas receitas tradicionais da nonna quanto nos pratos contemporâneos do chef estrelado.


salame-toscano

5. Tradição

Junto dos produtos da estação aparecem as receitas típicas de cada período do ano: inverno, verão, primavera e outono, mas também ligados à festas religiosas, como Natal e Páscoa! O Panetone e a Colomba Pasquale atravessou até o oceano e se tornou nossa tradição também!


necci_03
Necci – crepe doce feito com farinha de castanha. Encontramos somente no outono

6. Forno a lenha

Quando uma pizza ou um pão são feitos no forno à lenha, a diferença é perceptível até mesmo aos paladares menos apurados!


caffe-italiano-01

7. Cozinha lenta

Quando uma receita é preparada à baixa temperatura, leva muito mais tempo para ficar pronta, mas com isto ganhamos muito mais sabor! Os alimentos não perdem a umidade e os princípios nutritivos, a carne fica mais macia e tudo se cozinha por igual. É o caso por exemplo do molho à Bolognesa e do Peposo all’Impruneta.


Tagliatelle alla bolognese
Tagliatelle alla bolognese

8. Vinho

Quem já preparou um risotto, sabe que uma passagem importante é esfumar o arroz com vinho branco. Os italianos usam vinho não somente no risotto, mas em tantos outros pratos: vinho branco para peixes, vinho tinto para carne vermelha, por exemplo.

pipe-rigate-con-polpetine-03

9. Simplicidade
Poucos mais bons ingredientes bastam para criar pratos saborosos, sem excessos que mascaram o sabor original. Quando passo um tempo longe da Itália, volto morrendo de saudade de um simples spaghetti al pomodoro e basilico (tomate e manjericão), do que mais é preciso?!


cipolla-di-certaldo
Cipolla di Certaldo

10. Paixão pela cozinha 
A cozinha faz parte da sabedoria popular. Homens e mulheres sabem cozinhar e apreciar a boa comida. Desenvolvem um paladar apurado e exigente! Uma paixão transmitida por gerações! Este artigo foi inspirado no chef fiorentino Fabio Picchi e seu livro “I 10 Comandamenti per non Fare Peccato in Cucina”. Confiram o filme:

.

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Liliancomentou

    Ei Babi! Em cada post seu sinto falas, aromas, saberes e sabores de minhas antepassadas que nasceram aí na Itália! Gratidão por propiciar esse re-lembrar a minha alma! Um beijo no seu coração…

    1. Oi, Lilian! Que bom! Fico feliz que consiga te trazer todos estes sentimentos e lembranças no texto! Obrigada por deixar seu comentário! 😉 Bjos <3

  2. Felipecomentou

    Parabéns pelo blog, excelente, acompanho sempre. Nos passa um pouco de como são os costumes e a vida na Itália, fazendo relembrar um pouco de minha família, que é toda de origem Italiana. Impressiona realmente como a simplicidade dos pratos Italianos os torna tão bem aceitos, gostosos e famosos no mundo. A melhor culinária que existe,
    Grande abraço, e viva a ITÁLIA!!!

    1. Oi, Felipe! Isso mesmo, simplicidade é tudo! Obrigada pela visita e comentário! 🙂 Abçs

  3. Vitoria Andradecomentou

    estive ai em setembro/2016, gostei da culinária das paisagem e ambiente do restaurante. recomendo varios restaurantes entre eles o Viscovino.

    1. O Il Vescovino é ótimo! Vou sempre! Pena que agora durante o inverno eles estão fechados…