Il Vescovino – Restaurante Novo, Vida Nova

Sabe quando parece que tudo conspira para que algo dê certo? Este artigo não é somente a indicação de um ótimo restaurante do Chianti que você deve provar, mas também a história dos brasileiros Sergio e Renata que conseguiram realizar o seu sonho. Uma série de coincidências me trouxe à conhecer este lugar!


Tudo começou há cerca de 2 anos atrás. Sérgio e Renata eram proprietários de dois restaurantes em Barretos (SP) com mais de 30 funcionários e uma vida de contínuo corre-corre. Cansado e em busca de inspiração, Sérgio colocou em prática um antigo projeto: ir à Itália, país de origem da sua família, para fazer um curso de gastronomia! O destino o trouxe à Panzano in Chianti, onde conheceu o açougueiro italiano mais famoso do mundo: Dario Cecchini.

Entrada: Crostini Tapenate, 4 euros

Os meses de trabalho e aprendizagem ao lado do mestre só aumentou a vontade de abandonar tudo no Brasil, se mudar para a Toscana e abrir seu próprio restaurante! Renata, lá do Brasil, no início não levou a história muito a sério, mas conhecendo o antigo sonho de Sérgio, abraçou o seu projeto! Com a sorte de encontrar os compradores certos, tudo no Brasil foi vendido em poucos meses. Com a sorte de ter como “padrinho” o grande Dario, o local do novo restaurante da família Roncaratti já havia sido encontrado!

Entrada: Melanzane con vinagrette di lamponi, miele e menta, 5 euros
 Berinjela ao vinagrete de framboesa, mel e menta

Il Vescovino é um daqueles restaurantes da Toscana que sonhamos em encontrar por acaso, durante um passeio pelas suas estradinhas curvas rodeadas de ciprestes… Uma casinha em pedra, mesas sobre a sombra das árvores, vasos floridos, paisagem para os vinhedos à perder de vista! Renata e seu filho são os responsáveis por acolher os clientes, enquanto que Sergio está no comando da cozinha. Uma estrutura pequena, com poucos funcionários, porque visa um atendimento diferencial, mas também por uma escolha de melhor qualidade de vida.

A primeira vez que conheci Sergio foi durante um almoço no restaurante do Dario. Um tempo depois, através do Viva Toscana, recebi o e-mail da Renata me convidando para conhecer seu restaurante. Na semana seguinte, uma leitora do blog me escreve contando que seu irmão abriu um restaurante em Panzano e que eles são primos de um grande amigo da minha família! Quanta coincidência! Eu preciso conhecer o Il Vescovino!!!

Raviollone con pecorino e pera, 8 euros

Sergio e Renata nos fizeram provar as suas especialidades! No menu, pratos de tradição italiana com ingredientes frescos de fornecedores da região e uma bela surpresa para minhas papilas gustativas! Muqueca de camarão e peixe!!! Nham! O prato “exótico” começa a chamar a atenção de italianos curiosos pela especialidade brasileira. Entre as opções de carne, o sushi del Chianti (carne crua picada na faca), a bistecca alla Fiorentina e a bistecca Panzanese que vêm do açougue do Dario Cecchini.

Muqueca de Peixe, 18 euros

Como é bom encontrar brasileiros que conseguiram realizar o sonho de morar na Toscana! O Restaurante il Vescovino já é um sucesso! Obrigada Sérgio e Renata pela calorosa recepção e por me contar a sua história inspiradora!

Conheça, Sergio e Renata!

Informações gerais

Aberto de terça à domingo, almoço (12:00 às 15:00) e jantar (19:00 às 22:00)
Fechado em janeiro
telefone: +39 055 852557
celular: +39 338 3648446
e-mail: roncaratti70@gmail.com

Como chegar:
Em carro de Florença, 35 Km, pela estrada Chiantigiana, em 1 hora.
Em carro de Siena, 40 Km, pela estrada Chiantigiana, em 55 minutos

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Carla Pertilecomentou

    Conhecemos este lugar maravilhoso na companha da Babi como guia, a localização é mágica, a comida é maravilhosa e o atendimento melhor ainda!
    Não fosse a Babi, muito querida e que conhece tudo na região, não teríamos chegado a ele, muito exclusivo!
    Estou recomendando para colegas que irão à Toscana em outubro. Abraços!

  2. Oi, Carla! 🙂 Obrigada por passar aqui e deixar o seu comentário sobre o Il Vescovino!!! Fico feliz que tenham boas lembranças do nosso passeio pelo Chianti! Espero revê-los em breve por aqui! Bjos!

  3. Beatrizcomentou

    Oi, o local é acessível de carro? Minha mãe usa muletas e queria saber se consigo deixa-la de carro na porta. Obrigada!
    Ah, preciso reservar?

    1. Oi, Beatriz! O Il Vescovino tem 2 portas de entrada, pela varanda panorâmica e pela rua do vilarejo. É melhor vocês chegarem por esta segunda porta, onde podem parar o carro em frente e depois ir estacionar. Esta porta possui 1 ou 2 degraus para entrar. Ligue para reservar e peça indicação para a Renata! Abraços e boa viagem!

  4. Michellecomentou

    Precisa fazer reserva para este restaurante?