Por que a Torre de Pisa é Torta?

Ao lado do Coliseu, do Duomo di Firenze e da Basílica de San Marco em Veneza, a Torre de Pisa é um dos monumentos símbolos da Itália! Quem passa pela Toscana tem parada obrigatória na Piazza dei Miracoli de Pisa, o complexo religioso onde se encontra a famosa Torre junto do DuomoBatistério e Campossanto. Quem visita a praça não pode ir embora sem a famosa pose para a foto segurando a torre. Mas você sabe por quê a torre é inclinada? Essa é a curiosidade que conto pra vocês neste artigo! 😉

pisa-3

Em uma noite de maio de 1367, a poucos dias na inauguração da torre do sino do Duomo, a população de Pisa foi acordada com um grande estardalhaço. Todos correram em direção à Praça do Duomo de onde provinha o barulho e qual não foi a sua surpresa ao ver entre a névoa da madrugada a sua torre que na noite anterior adormeceu em pé e acordou inclinada. Após uma analise detalhada, constataram que a causa era uma pedra de sua base que havia sido roubada. Logo Pisa apontou o dedo para as suas eternas inimigas Lucca e Livorno. Entre calúnias e maledicências, Firenze aproveitava se fazendo ao mesmo tempo de espectadora e juíza. Essa foi a lenda por muitos séculos contada sobre a torre torta de Pisa… mas chega de historinha e vamos aos fatos!
fotos-criativas-com-torre-de-pisa

A verdade nua e crua é que a torre já nasceu torta (ponto). Devido à sua proximidade com o mar, o tipo de solo argiloso requer uma preparação especial da fundação que deve repousar por um ano inteiro. A construção da Torre seguiu as regras de engenharia da época mas logo se mostrou pouco profunda (somente 3 metros) e ao chegar no quarto andar o terreno cedeu e a construção foi interrompida.

Não se sabe com certeza o nome do arquiteto que iniciou a construção da Torre, mas um dos nomes que surgiu foi um tal de Diotisalvi, o mesmo a iniciar o batistério de Pisa. Traduzindo o nome dele ao pé da letra, seria “Deustesalve“, o que me faz pensar que talvez este seja um apelido que deram para o arquiteto desastroso da Torre, e não de fato o seu verdadeiro nome!* rs!

pisa-1
Cerca de 100 anos após o início de sua construção, Giovanni di Simone foi o corajoso arquiteto que aceitou o desafio de levar à diante a construção da Torre torta. No tentativo de resolver ou amenizar sua inclinação, Giovanni di Simone fez uso de uma solução de efeito ótico. Se você reparar bem, nos últimos 3 andares as colunas não possuem exatamente a mesma altura. No lado oposto à inclinação elas são mais baixas, de forma que visualmente em um todo ela dê a impressão de ser reta na parte superior.

Você Sabia? A Torre de Pisa não é a única torre torta da cidade. O mesmo fim levou o campanário da Igreja de San Nicola e San Michele degli Scalzi que possuem, correspondentemente de 2,5° e 5° de inclinação.

 Igreja de San Nicola e  de San Michele degli Scalzi                                           fonte: Wikipedia

A Torre de Pisa, ao contrário do que se possa imaginar, possui somente 3,97 graus de inclinação, mas já chegou a ter 4,5°!!! Durante os primeiros trabalhos de restauro da Torre, uma decisão precipitada acabou piorando a sua inclinação. A água encontrada na fundação, considerada a culpada do inclino da torre, foi bombeada na esperança de pausar o seu efeito, mas acabou por causar o efeito inverso ao esperado. O movimento da terra piorou a estabilidade da torre e a probabilidade de queda era grande. Trabalhos de restauro sucessivos fizeram com que a inclinação regredisse ao ponto inicial com uso de contrapesos, reforçamentos e com o deslocamento do topo da Torre de meio metro, garantindo a estabilidade da Torre pelo menos pelos próximos 300 anos! Assim sendo, fiquem tranquilos, pois nenhum de nós precisa sair correndo para ver a Torre de Pisa antes que ela caia! Ela estará ainda lá também para nossas gerações futuras! 🙂

*Tanto para que fique claro, esta afirmação não tem fundamento histórico, é só mesmo algo que passou pela minha cabeça quando li este nome engraçado!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.