Cantucci e Ricciarelli – Não volte sem provar!

Doces típicos da Toscana para degustar durante e depois a sua viagem! Cantucci e Ricciarelli são mais duas daquelas receitas clássicas, centenárias e deliciosas que você só encontra aqui e que não deve deixar de provar! 

Cantucci, os biscoitos de Prato
Os biscoitos cantucci são acompanhados de um copo de vin santo, um vinho doce, licoroso e muito perfumado que serve para amolecer os biscoitos. É uma sobremesa muito comum nos cardápios de restaurantes e uma boa pedida para ser dividida! Eu adoro compartilhar com minhas amigas uma “porção de cantucci” pós jantar! 🙂


São biscoitos típicos da Toscana, originários da cidade de Prato, feitos com farinha, açúcar, ovos e amêndoas. A particularidade desta sobremesa é o seu duplo cozimento em forno. A pasta crua, em forma de baguete é colocada inteira no forno. Após o primeiro cozimento, ainda quente, deve ser cortada diagonalmente e colocada de novo no forno para adquirir a consistência crocante característica desses biscoitos.


Você encontra os cantucci à venda em embalagem acompanhada de uma garrafa de vin santo nos empórios das diversas cidades da Toscana.


Ricciarelli de Siena

Doce típico de Siena que leva o selo IGT (Indicazione di Origine Controlata) é feito a base de amêndoas, açúcar, clara de ovo, fruta cristalizada e baunilha. A massa é trabalhada por muito tempo para criar uma aparência homogênea e deixada repousar por 2 dias. É estendida, cozida em forno, cortada em forma de losangolo e coberta com açúcar de confeiteiro.

fonte: Wikipedia

A receita tem origem nas cortes toscanas do século XIV. Diz a lenda que o cavaleiro Ricciardetto della Gherardesca trouxe esta receita após seu retorno das cruzadas.

Para provar um Ricciarelli não precisa estar necessariamente em Siena. Você encontra pacotes para vender nos empórios ou em unidade nas pasticerie (docerias) de toda a Toscana. 


Deixe seu comentário