Resposta QUIZ Janeiro 2011 – O Alabastro

Para responder o Quiz deste mês, pedimos que você leitor usasse a sua imaginação e tentasse descobrir intuitivamente o que era um Alabastro. Entre as opções a) tipo de artesanato, b) ornamento arquitetônico, c) prato típico e d) árvore típica do Chianti, a resposta mais votada foi a “b”. Acho que muitos de vocês votaram em elemento arquitetonico pois a sonoridade de alabastro lembra muito balaústre, que é um elemento decorativo usado em terraços. Somente uma pessoa acertou a resposta correta: o alabastro é um tipo de artesanato típico de Volterra!
A origem do seu nome é grega e tanto em grego como em latim é sinônimo de vaso. É um material conhecido e utilizado pelo homem desde a antiguidade: etruscos, egípcios, gregos e romanos o usavam para a confecção de urnas funerárias. Quando com o cristianismo a cremação deixou de ser pratica e costume, esta pedra deixou de ser utilizada pelos séculos seguintes. Seu renascimento veio somente em meados de 1500, quando a produção artística italiana atingia o seu ápice. Seu maior utilizo era para a produção de peças de caráter religioso: relicários, decorações para o altar, vasos e candelabros.

Atualmente, o Alabastro de Volterra é considerado o mais prestigiado da Europa pelas suas característica aveludada, dura e transparente. É um material interessante, levemente transparente, que ao primeiro olhar pode parecer um vidro, mas também lembra gesso e de alguma forma sal. Por ser um material muito “macio” ele é muito fácil de trabalhar e criar peças com finas decorações em alto e baixo relevo. Pode-se criar objetos de decoração, vasos, esculturas, caixinhas, porta-jóias, mas nos últimos anos seu principal emprego é na produção de peças de iluminação. O efeito de luz quente e suave é muito agradável.

Para saber mais, visite o site oficial do Alabastro na cidade de Volterra, com versão em italiano e inglês: Alabastro in Volterra

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.