A Melhor Época para Viajar à Toscana

A melhor época para viajar à Toscana chegou! O outono é a minha estação do ano preferida, quando o abafado e quente verão dá lugar ao ventinho fresco que antecipa a chegada do inverno… Os dias devagarinho tornam-se mais curtos e mais frios. É hora de se recolher em casa sobre as cobertas, beber vinho tinto e comer chocolate!

Outono em San Gimignano

Se você chegou até aqui porque está planejando sua viagem para a Itália e quer saber qual é a melhor época do ano para marcar a sua passagem aérea, conheça os principais motivos para vir durante o outono:
Temperaturas Amenas
Muito frio ou muito calor podem atrapalhar o roteiro do turista ansioso por conhecer as atrações de Firenze, ou as maravilhosas paisagens da Toscana. Não é comum nevar muito durante o inverno, mas pode acontecer e te impedir de chegar em algumas cidades. Enquanto o verão castiga com altas temperaturas que beiram os 40°C a umidade elevada. Durante o outono e a primavera as temperaturas são amenas, por volta dos 20°C.
Fiesole, inverno de 2010
Lindas Paisagens
As estações do ano na Itália são muito bem definidas. Durante a Primavera, você verá a cidade florida, com canteiros de tulipas vermelhas, glicínias que pendem sobre os portões das casas, campos de girassóis no interior da Toscana! Enquanto isso no Outono a diversidade de tonalidades das folhas que devagarinho caem das árvores são de uma beleza infinita! A paisagem muda a cada dia que passa. A variedade dos tons verdes, amarelos, vermelhos e rosas nos campos de videiras parecem formar uma pintura em meio às colinas!
Primavera
Outono
Gastronomia
Neste aspecto o Outono prevalece sobre a Primavera. Durante os meses de setembro, outubro e novembro, as terras da Toscana são presenteadas pela mãe Natureza com os seus principais produtos: vinho, azeite, o tartufo, zafferano (açafrão) e a castanha.
Vendemmia – O período da colheita de uva, chamada de vendemmia na Itália, ocorre entre os meses de Julho e Outubro. O que irá determinar o momento exato é o grau de maturação desejado da uva, ou seja, quando o equilíbrio entre ácidos e açúcares atingir o valor ideal para o vinho que se deseja produzir. São muitas as festas e feiras ligadas ao período da vendemmia, ótima ocasião para degustar vinhos, visitar as vinícolas e provar o doce schiacciata di uva feito somente nesta época.
Olio Nuovo – A colheita de azeitonas ocorre entre os meses de outubro e novembro, quando é produzido o olio nuovo, ou seja, o azeite novo. Quanto mais fresco for o azeite, melhor. Você pode reconhecer facilmente se um azeite é novo observando a sua cor esverdeada. Esta é a época certa de adquirir sua garrafa de azeite extra virgem de oliva 100% italiano.
O Ouro da Terra – Pouco menos conhecido, o tartufo nero e tartufo bianco são recolhido entre Outubro e Novembro. Chamado de “ouro da terra” pelos italianos, pois é um dos alimentos mais caros do mundo! A sua versão mais rara, o branco, pode chegar à custar 400€/grama! O tartufo é um fungo que cresce espontaneamente em baixo da terra próximo à raízes das árvores. Deve ser recolhido com as mãos, sem maquinário, com a ajuda de cães farejadores que indicam a sua localização. Nesta época os restaurantes toscanos oferecem opções de pratos com tartufo. O cheiro e o sabor são fortes e muito característicos. Ame ou odeie.

A Especiaria dos Deuses – O zafferano (açafrão) é uma especiaria conhecida desde a antiguidade. Foi citada em poemas e livros das civilizações antigas: gregos, egípcios, indianos. Originário da Índia, foi trazido na Itália somente no século XII, cultivado, entre outras zonas, nas proximidades de San Gimignano. O zafferano nada mais é do que o bulbo de uma flor, recolhido exclusivamente com as mão durante a segunda metade de outubro. Também está na lista dos alimentos mais caros no mundo. Imagine que para conseguir 1 Kg desta especiaria são necessárias cerca 200 mil flores (dois campos de futebol) que oferecem cerca de 400 mil bulbos. Por isso, os valores chegam a 10 mil euros por Kg!
Castanha – As ruas do centro histórico de Firenze são tomadas pelo aroma de lenha queimada, o cheiro do outono! É a castanha tostada vendida em saquinhos! Também é principal matéria prima de um doce típico do outono dos alpes da Toscana, o castagnaccio.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

30 comentários

  1. AvatarMaria Paula Junqueira Gallocomentou

    Foi muito bem explicado o outono na Toscana,é quando pretendo ir

  2. AvatarHariete Berton Garbuiocomentou

    Adorei.

  3. AvatarEliana Fantinicomentou

    Estamos indo para Toscana, agora em Novembro. Como posso tear seu trabalho???

    1. Oi, Eliana! Você pode ver as opções de serviços turísticos na seção “Serviços Turísticos” do menu. Em cada ficha descritiva tem um formulário de contato. 😉 Fico no aguardo! Abraços!

  4. AvatarAnônimocomentou

    Fiz a Toscana no verão, amei cada cidade e mesmo no calor o passeio foi incrível!

  5. Boa Tarde, vamos a Toscana em janeiro; lendo os comentários vi que tu não indicas as cidades menores por causa do frio . estarias te referindo a Coole, Monteriggioni , Pienza, Montalcino …? Qual o critério para que eu possa definir quais estarão desertas ? Muito Obrigada.

  6. AvatarAnônimocomentou

    Olá Babi,
    Parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar essas informações.
    Vou para a Italia 25.09 com meu marido e passarei 27,28,e 29 na Toscana. 27 em Verona, vindo de Venezae os outros dois dias em Florença. 28 será uma segunda-feira,
    Os museus não abrem na segunda. O que você recomendaria que fizéssemos?
    Muito obrigada!

    Lilia fernandes

  7. Olá, Claudia! O outono na Toscana é realmente especial! 🙂 Linda de se ver e deliciosa para se degustar! hehe! Bjos!