Schiacciata con l’uva – O Doce do Vinho

Setembro chegou! Esta é sem dúvida a minha época preferida do ano! Quando o tórrido verão começa a ir embora, os dias começam a ser mais frescos com um ventinho que anuncia a chegada do outono. A luz do sol provoca reflexos mais quentes e avermelhados nas paredes das casas de pedra. Os vinhedos do Chianti estão carregados de uva e a vendemmia (colheita de uva) pode começar a qualquer momento! O cardápio dos restaurantes introduzem aos poucos no menu os pratos mais indicados para esta época e podemos finalmente voltar a apreciar um bom vinho tinto em companhia dos amigos!

schiacciata-all-uva
Schiacciata all’uva
É nesta particular época do ano que encontramos nas vitrines das docerias fiorentinas um doce que eu amo muito: a schiacciata con l’uva.

A schiacciata é um tipo de pão toscano salgado que encontramos ao longo de todo o ano. Ele pode ser simples (somente com azeite), ou coberto com azeitonas, tomate, linguiça, abobrinha ou berinjela. No entanto é somente no outono que é produzida a schiacciata doce de uva, tradição muito antiga e ligada diretamente à vendemmia.

schiacciata-all-uva
Schiaciata all’uva
Ao lado das videiras da uva Sangiovese (que produz o famoso Chianti), também encontramos a uva Canaiola. Pequena e de cor muito escura, é uma uva utilizada em baixa porcentagem para dar cor e maciez ao vinho do Chianti. É esta a uva correta a ser utilizada na produção da schiacciata con l’uva típica fiorentina. Naturalmente doce, ela confere maciez e suavidade ao pão que utiliza ingredientes muito simples!
schiacciata-all-uva
Fui eu que fiz!!!
Quer aprender como fazer a schiacciata con l’uva na sua casa? A receita que fiz foi dada pela Dona Ana Maria, uma senhorinha italiana muito simpática que encontrei no mercado e me ajudou a comprar os ingredientes explicando pacientemente à esta meia-italiana aqui, como se faz a vera schiacciata toscana!
Ingredientes para fazer a Schiacciata all’uva

Os ingredientes são:

– 1 Kg de uva canaiolo
– 8 col. de açúcar
– azeite extra virgem
– 350 g de farinha
– 20 g de fermento fresco
– 1 copo de água
– 1 pitada de sal
Dissolver o fermento no copo de água morna e em seguida misturar à farinha com 4 col. de açúcar, 4 col. de azeite extra virgem e uma pitada de sal. Deixar a massa repousar por 1 hora coberta com pano úmido. Dividir a pasta em duas partes não iguais. Estender a parte maior sobre uma forma retangular de alumínio com as borgas altas. Distribuir as uvas, 2 colheres de açúcar e 2 colheres de azeite sobre a primeira camada. Cobrir com a segunda camada de pasta mais fina. Criar furos verticais com as pontas dos dedos com cuidado para não furar o fundo. Distribuir por cima de tudo o resto das uvas com 2 col de azeite e 2 col. de açúcar. Cozinhar em forno a 180ºC por aproximadamente 1 hora. Espere que a massa esfrie para degustar!

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Delícia!!!! Deu até água na boca e adoraria experimentar, logicamente, apreciando a linda paisagem da Toscana.

  2. samicomentou

    vc é muito maldosa com os pbres brasilianos