6 Motivos para Visitar o Uffizi

O Uffizi é o maior e mais antigo museu italiano, aberto em 1765. Recentemente o Uffizi passou por uma grande reorganização das salas e teve sua área expositiva praticamente duplicada! A coleção é organizada por estilo e cronologicamente, do século XII, arte bizantina, ao século XVII, arte Barroca.

Galleria_degli_uffizi
Galleria degli Uffizi

 

1. O mais visitado da Itália

Ano passado o Uffizi se confirmou mais uma vez como o museu italiano mais frequentado do país, com quase 2 milhões de visitantes!

2. Principais artistas do Renascimento

Onde mais encontrar os artistas que deram origem à fama de Florença como cidade berço do Renascimento? Durante a visita ao Uffizi encontraremos quadros dos principais artistas como Filippo Lippi, Botticelli, Piero della Francesca, Leonardo da Vinci, Perugino, Michelangelo, Rafael, Tiziano, sem falar num dos maiores artistas do início do barroco, Caravaggio!
obras-primas-uffizi
algumas obras primas do Uffizi

3. Expõe o único quadro de Michelangelo

Michelangelo sempre preferiu ser conhecido e trabalhar como escultor, mas quando largou o martelo e cinzel e empunhou o pincel nos deixou outras tantas obras primas! Porém todas são afrescos e a única obra sobre suporte móvel (um quadro), é o Tondo Doni que se encontra na sala 25 do Uffizi!
Tondo Doni de Michelangelo
Tondo Doni de Michelangelo

4. Maior coleção de Botticelli

Na grande sala 10-14 encontramos oito quadros de Sandro Botticelli (1445-1510), incluindo a sua obra-prima “A Primavera” e o famosíssimo “Nascimento de Vênus”, símbolos do Renascimento.
galeria-uffizi-boticelli
Sala de Boticelli

5. Uma das maiores coleções de artes gráficas do mundo

São cerca de 150 mil obras de estampas e desenhos do século XIV ao século XX que se alternam em exposição no primeiro andar na galeria. Entre elas, desenhos de mestres da arte italiana como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael, mas também estrangeiros, como Durer, Rembrandt e Van Dyck.
gabinetto-di-stanpe-e-disegni

6. Vista panorâmica

Visitando a Galleria degli Uffizi, são dois os pontos de vista panorâmica privilegiados. O primeiro deles no corredor chamado de “Mezzogiorno”, com vista para o Rio Arno, Ponte Vecchio, Corredor Vasariano e Forte del Belvedere. Ótimo para fazer fotos! O segundo é no fim do primeiro andar, onde encontramos a cafeteria com mesinhas na Terrazza degli Uffizi, sobre a Loggia dei Lanzi, com vista incrível para o Palazzo Vechio e a cúpula de Brunellescchi!
Florença

Informações Úteis

Dias de abertura: terça à domingo (fechado no ano novo, 1 de maio, Natal)
Horário: das 8:15 às 18:50
Duração da visita: de 2 à 4 horas
Ticket: 12-20€
O Viva Toscana oferece entre os seus serviços a visita guiada ao Uffizi

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Anônimocomentou

    Que legal! Você podia falar de seus estudos aí né… bjs

  2. letcomentou

    Olá!! Como faz para ter acesso a essa vista panoramica? É aberto sempre? E para visitar o corredor Vasari, é dificil? Obrigada pelas dicas, ótimo blog!! Abraços Leticia

  3. Oi, Letícia!!! Sim, esta vista panorâmica da foto fica no corredor curto que passa paralelo ao Rio Arno e todo mundo obrigatoriamente passa por ali. Da última vez que estive no Uffizi justamente aquela parte estava em restauro, toda coberta… 😛 Mas esse tapume tem rodinhas dentro do Uffizi e cada vez que vou está num lugar diferente! hehe… Daqui ha pouco já libera a vista de novo!!! 😉 Bjos!

  4. letcomentou

    Vamos no dia 12 de Janeiro as 10h, já comprei o ingresso on line! Tomara que esteja com sol para tirarmos uma foto bonita como a sua! Beijos!