Dicas para Assistir ao Palio de Siena

Está chegando!!! Semana que vem tem o Palio de Siena, uma das manifestações históricas mais famosas da Itália! Ao ano são 2 Palios, o de Maria Santissima em Julho e da Assunta em Agosto. São ao todo 4 dias de festejamentos que terminam com a corrida de cavalos na Piazza del Campo. Neste artigo conto tudo que vocês precisam saber para assistir ao Palio de Siena.
Riders take part in a practice race a day before the Palio di Siena horse race in Siena on August 15, 2013. The Palio di Siena (known locally simply as Il Palio), is a horse race held twice a year in the Tuscan city of Siena, in which jockeys ride bareback around a makeshift race course set up in the city's central square. (Fabio Muzzi/Getty Images)
(Fabio Muzzi/Getty Images)


Quando e onde acontece o Palio?
Dia 2 de Julho às 19:30 e dia 16 de Agosto às 19:00 na Piazza del Campo de Siena.
Como se desenvolvem os 4 dias de festa?
Nos 3 dias que antecedem a corrida final acontecem as corridas de prova.
No dia #1 de manhã tem a escolha dos 10 cavalos que participarão à corrida e o sorteio que determina cada cavalo à uma “Contrada” (bairro). Às 19:30 do mesmo dia ocorre a primeira corrida de prova.
Nos dias #2 e #3 seguem mais 4 provas, 2 vezes ao dia, sempre às 9:00 da manhã e 19:30 da noite.
No dia #4, que é o dia do Palio de verdade, de manhã tem mais uma prova e a corrida final acontece no fim da tarde.
Bandeiras das 17 “Contradas” de Siena        –     fonte: www.wikipedia.org
Quanto custa ver o Palio?
É possível assistir ao Palio do centro da praça sem pagar nada. Porém, como esta parte da praça é mais baixa que a pista de corrida, pouco se consegue ver se você não se encontra na borda. A alternativa à pagamento são as arquibancadas montadas e administradas por cada um dos diversos bares e restaurantes ao redor da praça. Para comprar o ingresso, dirija-se diretamente à eles.

Que horas devo chegar na Praça?
No Palio de Julho no máximo às 16:30 e no de Agosto no máximo às 16 horas, pois os portões se fecham cerca de meia hora antes da entrada do Corteo Storico que em Julho chega à Piazza del Campo por volta de 17 horas e em agosto por volta de 16:30.
Caso queira acompanhar o Corteo Storico também é possível entrar depois da chegada do Corteo à Piazza del Campo. Neste caso o acesso é feito somente pela passagem de Via Dupré. A confusão é muita, então não aconselhável para quem tem criança, problemas de locomoção ou cardíacos.
A praça começa a ser ocupada já na parte da manhã e os lugares mais concorridos são no ponto da “mossa” e na proximidade da Fonte Gaia.

Momento da “mossa”      –     fonte: www.blogsiena.it

Como acontece o Corteo Storico?
Depois da bênção dos cavalos na igreja correspondente de cada “Contrada” (bairro), todos os “contraiolos”, alguns deles vestidos à moda antiga, se dirigem à Prefeitura, perto do Duomo, onde ocorre a apresentação dos carabinieri à cavalo. Em seguida, por volta de 16 horas, o Corteo de cerca 600 participantes segue em direção à Piazza del Campo.
Para assistir ao Corteo, é necessário ficar la lateral das ruas que não são muito largas e não obstruir em algum modo a passagem do Corteo.


Conselhos Dentro da Piazza del Campo
Na área central gratuita da Piazza del Campo, não existem banhos públicos. Não é permitido levar cadeira, bancos, bandeiras, cartazes, tablets, ou qualquer outra coisa que não permita a visão do Palio. Não é conselhável levar crianças.
Normalmente tem 3 barraquinhas onde comprar bebida e snack, mas o ideal é levar com você tudo que precisar, principalmente muita água e um chapéu, pois o calor é muito neste período do ano.
Na Fonte Gaia e na Cappella di Piazza, médicos e enfermeiros estão a disposição, além de voluntários espalhados em 4 pontos da praça que ajudam a socorrer caso alguém passe mal.

fonte: Wikipedia

Como funciona o Palio?
A organização do Palio é muito complexa, cheia de tradição e cerimônias. Tento resumir o essencial que você precisa saber para assistir ao Palio.

Participam à corrida 10 Contradas (bairros) das 17 que existem em Siena. A decisão é por sorteio, onde 7 que não correram no ano anterior participam por direito e as outras 3 são sorteadas entre as 10 que participaram o ano anterior.

Os cavalos e cavaleiros são dispostos em linha, por ordem de sorteio. O décimo sorteado fica mais atrás da linha de partida e é ele que determina a largada, quando já “em corrida” ultrapassar a linha de partida. Esta fase é chamada de “mossa” e pode durar muito tempo, caso seja anulada por motivos vários.

fonte: www.lettera43.it

Ganha o Palio o cavalo que primeiro der 3 voltas completas na Piazza del Campo, cerca de 1.000 metros.  Os cavalos são montados sem sela, e se o cavaleiro cair e o cavalo continuar a correr, o que conta é o cavalo, mesmo sozinho. O ponto mais perigoso do percurso é a curva de San Martino, onde costuma ter acidentes, um dos motivos pelos quais os protetores dos animais são contra o Palio. O prêmio é um “drappellone”, ou seja, uma tela de seda desenhada por um artista diferente a cada ano.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Esse ano tive o imenso prazer de conhecer Siena… Um lugar lindo… em breve voltarei … AMO a Itália.