Dicas para Assistir ao Palio de Siena

O Palio de Siena é uma das festas históricas mais famosas e tradicionais da Itália! Ao ano são 2 Palios, o de Maria Santissima em Julho e da Assunta em Agosto. São ao todo 4 dias de festejamentos que terminam com a corrida de cavalos na Piazza del Campo. Neste artigo conto tudo que vocês precisam saber para assistir ao Palio de Siena.

 
Riders take part in a practice race a day before the Palio di Siena horse race in Siena on August 15, 2013. The Palio di Siena (known locally simply as Il Palio), is a horse race held twice a year in the Tuscan city of Siena, in which jockeys ride bareback around a makeshift race course set up in the city's central square. (Fabio Muzzi/Getty Images)
(Fabio Muzzi/Getty Images)


Quando e onde acontece o Palio?

 
Dia 2 de Julho às 19:30 e dia 16 de Agosto às 19:00 na Piazza del Campo de Siena.

Como se desenvolvem os 4 dias de festa?

 
Nos 3 dias que antecedem a corrida final acontecem as corridas de prova.
No dia #1 de manhã tem a escolha dos 10 cavalos que participarão à corrida e o sorteio que determina cada cavalo à uma “Contrada” (bairro). Às 19:30 do mesmo dia ocorre a primeira corrida de prova.
 
Nos dias #2 e #3 seguem mais 4 provas, 2 vezes ao dia, sempre às 9:00 da manhã e 19:30 da noite.
 
No dia #4, que é o dia do Palio de verdade, de manhã tem mais uma prova e a corrida final acontece no fim da tarde.
 
Bandeiras das 17 “Contradas” de Siena        –     fonte: www.wikipedia.org
 
 

Quanto custa ver o Palio?


É possível assistir ao Palio do centro da praça sem pagar nada. Porém, como esta parte da praça é mais baixa que a pista de corrida, pouco se consegue ver se você não se encontra na borda. A alternativa à pagamento são as arquibancadas montadas e administradas por cada um dos diversos bares e restaurantes ao redor da praça. Para comprar o ingresso, dirija-se diretamente à eles.
 

Que horas devo chegar na Praça?


No Palio de Julho no máximo às 16:30 e no de Agosto no máximo às 16 horas, pois os portões se fecham cerca de meia hora antes da entrada do Corteo Storico que em Julho chega à Piazza del Campo por volta de 17 horas e em agosto por volta de 16:30.

Caso queira acompanhar o Corteo Storico também é possível entrar depois da chegada do Corteo à Piazza del Campo. Neste caso o acesso é feito somente pela passagem de Via Dupré. A confusão é muita, então não aconselhável para quem tem criança, problemas de locomoção ou cardíacos.

A praça começa a ser ocupada já na parte da manhã e os lugares mais concorridos são no ponto da “mossa” e na proximidade da Fonte Gaia.

 

Momento da “mossa”      –     fonte: www.blogsiena.it

Como acontece o Corteo Storico?

Depois da bênção dos cavalos na igreja correspondente de cada “Contrada” (bairro), todos os “contraiolos”, alguns deles vestidos à moda antiga, se dirigem à Prefeitura, perto do Duomo, onde ocorre a apresentação dos carabinieri à cavalo. Em seguida, por volta de 16 horas, o Corteo de cerca 600 participantes segue em direção à Piazza del Campo.


Para assistir ao Corteo, é necessário ficar la lateral das ruas que não são muito largas e não obstruir em algum modo a passagem do Corteo.


Conselhos Dentro da Piazza del Campo

Na área central gratuita da Piazza del Campo, não existem banhos públicos. Não é permitido levar cadeira, bancos, bandeiras, cartazes, tablets, ou qualquer outra coisa que não permita a visão do Palio. Não é conselhável levar crianças.


Normalmente tem 3 barraquinhas onde comprar bebida e snack, mas o ideal é levar com você tudo que precisar, principalmente muita água e um chapéu, pois o calor é muito neste período do ano.


Na Fonte Gaia e na Cappella di Piazza, médicos e enfermeiros estão a disposição, além de voluntários espalhados em 4 pontos da praça que ajudam a socorrer caso alguém passe mal.

Veja mais dicas de comportamento durante o Palio em “6 Gafes a se evitar no Palio de Siena”

fonte: Wikipedia

Como funciona o Palio?


A organização do Palio é muito complexa, cheia de tradição e cerimônias. Tento resumir o essencial que você precisa saber para assistir ao Palio.

Participam à corrida 10 Contradas (bairros) das 17 que existem em Siena. A decisão é por sorteio, onde 7 que não correram no ano anterior participam por direito e as outras 3 são sorteadas entre as 10 que participaram o ano anterior.

Os cavalos e cavaleiros são dispostos em linha, por ordem de sorteio. O décimo sorteado fica mais atrás da linha de partida e é ele que determina a largada, quando já “em corrida” ultrapassar a linha de partida. Esta fase é chamada de “mossa” e pode durar muito tempo, caso seja anulada por motivos vários.

fonte: www.lettera43.it

Ganha o Palio o cavalo que primeiro der 3 voltas completas na Piazza del Campo, cerca de 1.000 metros.  Os cavalos são montados sem sela, e se o cavaleiro cair e o cavalo continuar a correr, o que conta é o cavalo, mesmo sozinho. O ponto mais perigoso do percurso é a curva de San Martino, onde costuma ter acidentes, um dos motivos pelos quais os protetores dos animais são contra o Palio. O prêmio é um “drappellone”, ou seja, uma tela de seda desenhada por um artista diferente a cada ano.

Onde se Hospedar em Siena

O Palio de Siena se desenvolve ao longo de 4 dias, onde no último acontece de fato a corrida. Vale a pena se hospedar na cidade durante estes dias para acompanhar as diversas manifestações históricas! O primeiro dia é tão emocionante quanto o último e os dois dias entre eles pode ser uma boa alternativa para ver os cavalos das Contradas sem muita confusão.

Veja no mapa abaixo as principais estruturas albergueiras em Siena arredores.

Meu conselho: Hotel La Certosa di Maggiano

Você pode fazer sua pesquisa diretamente daqui, selecionando as datas de chegada e partida. Os valores apresentados em seguida se referem à um quarto para 2 adultos. Para modificar este dado e aplicar outros tipos de filtros de pesquisa, clique em “Procurar”. O Booking.com é um dos maiores e mais confiáveis sites de reservas de hospedagem! Eu uso sempre! 🙂

Booking.com

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários

  1. AvatarWellington Santancomentou

    Obrigado pelo esclarecimento! Boa dicas 🙏🏽

  2. AvatarAna Cristina de Oliveira Luzcomentou

    Ola Babi!

    Recebi seu retorno via meu emai.Com certeza faremos passeio contigo em setembro. Ja fomos algumas vezes a Italia mas nao a Toscana. Meu marido descende de italianos e fala a lingua
    mas gostariamos de ficar em San Giminiano ou Prato.. Agradeco e fico aguardando o contato p hospedagem. . Pode ser um ap numa casa de proprietario com suite e cafe da manha. Se possivel de tres estrelas. Estamos em busca de um curso para reforcar nosso italiano . Teria uma ref. p

  3. Esse ano tive o imenso prazer de conhecer Siena… Um lugar lindo… em breve voltarei … AMO a Itália.