5 Cocktails Italianos para seu Aperitivo

O Aperitivo ou Apericena é um costume muito comum dos italianos. Ele seria o nosso happy-hour, mas com uma dinâmica diferente. No fim de tarde, alguns bares montam uma mesa de buffet com várias “comidinhas”: salgados, mini pizza, vegetais, canapés e as vezes até mesmo massas e risotos para consumo à vontade de quem pedir uma bebida. Os cocktails custam entre 8 e 10 euros e muitas vezes o buffet é tão bom, que vale por um jantar (cena), daí o nome Apericena.

bellini-01

Aqui segue uma lista dos cocktails italianos mais consumidos no Aperitivo/Apericena como sugestão de pedido!

Spritzcocktail_spritz

Começo pelo meu favorito! E com certeza não é só o meu, me arriscaria a dizer que é o drink mais consumido em Firenze! Quando era recém chegada na Itália, me chamou atenção esse cocktail laranja que via por toda parte na mão dos italianos que “aperitivavam” na frente dos bares. Esse é o Spritz! Um cocktail muito leve e refrescante perfeito para o calorão europeu!A origem exata deste cocktail não é certa, mas sabe-se que ele vem da região do Veneto, onde se popularizou primeiramente. Além do mais, um de seus ingredientes, o prosecco, tem grande produção nesta região da Itália.
Outro ingrediente do Spritz é o Aperol ou Campari que dão a coloração alaranjada característica do cocktail! Mas a melhor versão é com Aperol que se encontra também no Brasil!
Então, anote aí:
Em um copo largo de vinho, coloque alguns cubos de gelo. A proporção de bebidas é de 40% Aperol, 40% Prosecco e 20% água tônica ou soda. Decore com uma fatia de laranja. Feito!

billini-02Bellini

Outro cocktail que eu adoro e que é ainda mais fácil de fazer e consumir no Brasil! Ingredientes: prosecco, suco de pêssego e uma cereja em calda. Serve-se em copo de prosecco: 1/3 de suco, 2/3 de processo e cereja para decorar.
O Bellini foi inventado em 1948 pelo barista de um famoso bar de Veneza, o Harry’s Bar. O nome escolhido por ele foi inspirado numa pintura de Giovanni Bellini que possuía as cores semelhantes ao do cocktail.
Rossini
Uma variante do Bellini. No lugar do suco de pêssego, suco de morango e prosecco, nas mesmas proporções de antes.
O nome é em homenagem ao compositor de óperas do século XVIII, Gioachino Rossini.

Negronicocktail_negroni

Este tem origem Toscana, inventado em Firenze no início século XX pelo Conde Camillo Negroni. Em homenagem às suas últimas viagens à Inglaterra, o Conde pediu ao barman do café que frequentava, o Caffè Casoni, para adicionar um pouco de Gin ao seu cocktail preferido: o Americano.
Resultado: 1/3 Gin, 1/3 Campari, 1/3 Martini e gelo. Um dos cocktails italianos mais conhecidos no mundo!
Uma variante deste drink, chamado pelos italianos de Negroni Sbagliatto (sbagliatto= errado), leva Prosecco no lugar do Gin. Uma versão mais leve da bebida…

 

Gcocktail_garibaldiaribaldi

O nome é em homenagem ao “herói dos dois mundos” Giuseppe Garibaldi. A cor avermelhada do cocktail faz referência à cor do uniforme de seus soldados. O cocktail é pouco alcoolico e muito simples de fazer: suco de laranja e Campari nas proporções de 2/3 e 1/3 com gelo e uma fatia de laranja para decorar.

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Níviacomentou

    Adoro todos.
    Aliás, adoro drinks!