Vamos fazer um aperitivo?

Descobri este maravilhoso costume dos italianos quando era ainda recém chegada em Florença. Se você vier morar na Itália ou visitar um amigo por aqui, com certeza um dia te convidarão para um aperitivo. Este é um costume local e que dificilmente um turista tem o conhecimento de como funciona.

O que é?

O aperitivo está para o nosso happy hour do Brasil, que no entanto tem todos os dias e não somente de sexta. É um encontro descontraído entre amigos, colegas de trabalho ou com o gatinho/gatinha que você quer conquistar!
aperitivo-kitsch

Como funciona?

Muitos bares de Firenze oferecem o aperitivo, sempre no fim de tarde, entre 19h00 e 21h00. Uma mesa cheia de comidinhas fica à disposição dos seus clientes que consomem uma bebida. Você pode se servir à vontade de crostines, bruschetas, pizzetas, vegetais, salgados, batatinha, fritatas e até mesmo algumas opções de primos e secondos! Por este motivo, muitas vezes as pessoas chamam o aperitivo de apericena (cena = jantar) pois a variedade e a quantidade é tanta que vale por um jantar!
 aperitivo-golden-view

Quanto custa?

Acaba sendo uma opção barata de refeição. De fato o costume do aperitivo cresceu conforme a crise aumentou. Os restaurantes com certeza saíram perdendo nessa. Em vez de gastar 25/30€ num jantar, gasta-se 10€ no máximo (o preço de uma bebida) para ter direito a variada mesa de aperitivo.
 aperitivo-tamero

Onde ir?

O preço e a qualidade do aperitivo variam razoavelmente na cidade. Existem aqueles simples e aqueles mais requintados. Veja aqui a lista dos meus Aperitivos preferidos de Florença.

Bebidas

Dentre as opções de coqueteis que acompanham o aperitivo estão todas as opções internacionais – mojito, cosmopolitan, marguerita, pina colada, e até mesmo caipirinha – mas sem duvida, o prêmio de mais consumido vai para o Spritz! Uma bebida muito leve e refrescante, criada na Região do Veneto, feita de Aperol, Proseco e Tonica. A apresentação do drink de cor alaranjado, em uma taça com gelo e uma fatia de laranja é muito convidativa! Outros dois coqueteis italianos mais consumidos são o Bellini (suco de pêssego com proseco) originário de Veneza e Negroni (gin, vermouth, campari) originário de Firenze.
aperol-spritz-2
Se você está viajando entre amigos, este é um programa perfeito de se fazer no fim do dia! Se está em dois, convide o casal simpático que vocês conheceram no trem ou no hotel! Sozinho? Bem, se jogue! Faça amigos ali mesmo! O aperitivo é pra todo mundo!

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Ótima dica, quanto eu retornar a Firenza com minha esposa vamos convidar um casal que mora lá para irmos fazer um aperitivo no final da tarde.
    Grato pela dica

  2. Liane Schneidercomentou

    Não vejo a hora de voltar a Firenze e ficar 1 mês inteirinho por aí!!!!!!

  3. Oi Babi!!! Adorei o seu blog!! Estou utilizando várias dicas para minha viagem agora em Março! Vi que este post é de 2011, as dicas para fazer o aperitivo permanecem? Ou há algo novo na cidade? Abraço, Fer

  4. Oi, Douglas! Que bom que o blog tem sido útil para sua viagem! Fico feliz! Sim, as dicas de aperitivo ainda permanecem!!! E posso acrescentar O Tamerò, lugar que eu já escrevi aqui no Blog na sessão Eu Recomedo > Restaurantes, e tmb o Rivalta, de frente para o Arno, tmb mto bom, ou o Kitch. Estou para escrever um novo artigo com estas dicas de aperitivo, acho que publico antes da sua viagem! Acompanhe tmb no Facebook para não perder! 😉 Abraços!